“Bom juiz não é ser estrela”, diz André Mendonça em evento da OAB
Ministro do STF defendeu atuação com responsabilidade, equilíbrio e discrição na magistratura.
Da Redação
sexta-feira, 20 de março de 2026
Atualizado às 15:42
O ministro André Mendonça, do STF, afirmou que o papel do magistrado não é buscar protagonismo, mas decidir com responsabilidade e consciência de suas limitações.
A declaração foi feita durante evento na OAB/RJ, que debateu os desafios da advocacia no século XXI. Na ocasião, o ministro destacou que a função judicial deve ser exercida com equilíbrio e compromisso com o dever.
“O papel de um bom juiz não é ser estrela. É simplesmente assumir a responsabilidade e julgar”, afirmou.
Mendonça ressaltou que o principal desafio da magistratura é tomar decisões corretas pelos motivos adequados, sem pretensão de destaque pessoal. Segundo ele, a atuação deve ser pautada pela técnica e pela responsabilidade institucional.
Confira:
O ministro também abordou o papel da coragem no exercício da função pública, afirmando que ela não está associada à imposição ou elevação do tom, mas à capacidade de decidir com serenidade, mesmo diante de pressões.
“Coragem não é irracionalidade. É tomar decisões de forma racional, justificada e motivada”, disse.
Durante a fala, Mendonça destacou ainda a importância da humildade no exercício de cargos públicos, observando que a postura não deve ser confundida com fraqueza. Para ele, reconhecer limites e eventuais erros faz parte da atuação institucional.
O ministro afirmou que decisões difíceis são inerentes à função e que equívocos, quando identificados, devem ser corrigidos.
Ao tratar de sua atuação no STF, ressaltou não ter pretensões pessoais e destacou que todos os ministros compartilham igual responsabilidade na condução da Corte. Segundo ele, o desafio do cargo está em agir, a cada decisão, com responsabilidade perante a Constituição, o país e a sociedade.





