2.jul.2025IA otimiza trabalho dos juízes, afirma conselheira Daniela MadeiraConselheira do CNJ destaca que a inteligência artificial auxilia em tarefas como a gerência de gabinetes e o resumo de peças processuais, mas reforça que a decisão judicial continuará a depender da inteligência humana.
2.jul.2025Luna Barroso: Dados não são neutros, algoritmos refletem subjetividadesSegundo a advogada, variáveis, exemplos e padrões são definidos por critérios subjetivos.
2.jul.2025Reforma tributária impõe novos desafios operacionais às empresasPainel na Filasa debate impacto além do jurídico; "Stress test" tributário passa a ser ferramenta essencial para negócios em ambientes de transição fiscal.
2.jul.2025P. Diddy é absolvido de tráfico sexual e condenado por crimes menoresJúri considerou rapper culpado por incentivar prostituição, mas negou tráfico.
2.jul.2025"Respeito à Justiça": Gonet elogia condução dos processos sobre 8 de janeiroO PGR destacou a atuação civilizada das partes e reforçou confiança no andamento das ações penais no STF.
2.jul.2025Judiciário tem o papel de garantir direitos de gênero, diz CuevaMinistro do STJ destacou avanço judicial diante da resistência dos parlamentos em adaptar leis às mudanças sociais.
2.jul.2025OAB/SP se manifesta sobre a lei do cadastro de condenados por estuproEntidade aponta inconstitucionalidade formal e material, desconformidade com o regime jurídico nacional e internacional de proteção de dados e comprovada ineficácia como política pública de segurança.
2.jul.2025Município indenizará por rotas ampliadas de transporte escolar não pagasSentença determinou o pagamento pelos serviços prestados mesmo sem aditivo contratual, com base na boa-fé e na vedação ao enriquecimento ilícito.
2.jul.2025STJ mantém pena de homem que furtou chocolate por não "saciar" fomePara 5ª turma, produto não justificava situação de urgência extrema.
2.jul.2025Salomão defende reforma do Código Civil e explica texto propostoMinistro afirmou que o projeto visa consolidar entendimentos jurídicos já pacificados nos tribunais, promovendo maior previsibilidade e estabilidade no ordenamento jurídico.