MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
2.set.2011

Para especialista, STJ não demorará para por fim a exclusividade no consignado

Em 2003, por meio da lei Federal 10.820/09, o governo liberou a realização do empréstimo consignado em folha de pagamento para os servidores públicos. Alguns entes públicos concederam exclusividade para que apenas uma instituição financeira pudesse oferecer o empréstimo a seus servidores nesta modalidade. Para o advogado Ricardo Bianchini, do escritório Bianchini Advogados, é uma questão de tempo até o STJ decidir de vez a questão, o que atingirá todas as demandas em curso.

2.set.2011

Felsberg assessora Excelerate Energy em contrato com a Petrobras

O escritório Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais prestou assessoria jurídica à Excelerate Energy em recente negociação com a Petrobras. A empresa norte-americana acaba de assinar contrato para afretamento de um FSRU - Floating Storage and Regasification Unit, por um prazo de 15 anos, com previsão de início de operações em maio de 2014. Essa embarcação terá capacidade de armazenamento de 173.400 m3 de GNL (gás natural liquefeito), sendo o maior FSRU da indústria.

2.set.2011

As notícias do informativo do MDA - Movimento de Defesa da Advocacia

A MOROSIDADE DA JUSTIÇA E SUA CAUSA Por Marcelo Knopfelmacher - Já tivemos a oportunidade de nos manifestar institucionalmente sobre a Proposta de Emenda Constitucional 15/2011 (clique aqui), que visa, na versão apresentada perante o Senado Federal, extinguir os Recursos Extraordinário e Especial. Essa PEC, que recebeu a alcunha de "PEC dos Recursos", pretende apresentar solução ao problema da morosidade da Justiça, fundada na premissa de que há uma multiplicidade de recursos em nosso sistema, e que sua utilização (dos recursos) pelas partes estaria a causar a lentidão do Poder Judiciário. Então a solução proposta: que se acabem com os recursos.

1.set.2011

Mulher receberá indenização por ter sido ofendida no Orkut pelo ex-namorado

A Câmara Especial Regional de Chapecó condenou Carlos Alberto Pedrassani a pagar R$ 7 mil a título de danos morais à ex-namorada Leonice Perosa. A decisão confirmou a sentença da Comarca de São Miguel do Oeste, na ação ajuizada por Leonice. Ela afirmou que após o término de relacionamento com Carlos, este passou a ameaçá-la e a ofendê-la, pessoalmente, e por meio de e-mails e no Orkut, denegrindo a sua imagem perante amigos e conhecidos.

1.set.2011

Churrascaria indenizará cliente que teve bolsa furtada

A Churrascaria Baby Beff Barra foi condenada a pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 5 mil a cliente que teve a bolsa furtada no interior do restaurante. Mantendo na íntegra a sentença original, a 19ª câmara Cível entendeu ser aplicada na hipótese a teoria do risco do empreendimento, correndo por sua conta os riscos ligados a esse, cabendo-lhe arcar com os prejuízos decorrentes de qualquer falha na prestação do serviço, tratando-se a hipótese, portanto, de fortuito interno.

1.set.2011

Caducidade de marca registrada só tem efeitos para o futuro

A 2ª seção do STJ, ao dar provimento a embargos de divergência da empresa Lautrec Publicidade S/A e outros, entendeu que a caducidade de marca registrada, por falta de uso pelo titular, deve ter efeitos jurídicos a partir de sua declaração (ex nunc), em vez de efeitos retroativos (ex tunc). Ao definir a questão, a seção considerou que a fixação dos efeitos da caducidade para o futuro é a mais adequada à finalidade do registro de marcas, pois confere maior segurança jurídica aos agentes econômicos e desestimula a contrafação.