MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
4.fev.2011

PEC fixa prazo para que presidente indique ministros do Judiciário

É o presidente da República quem indica os ministros do STF e os dos tribunais superiores, além de outras autoridades do Judiciário. O trecho da Constituição que determina essa competência (art. 84), no entanto, não fixa um prazo para que a vaga seja preenchida, e na prática essa substituição pode levar meses. A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) pretende delimitar esse prazo em 20 dias. Ela anunciou que apresentará uma PEC nesse sentido e já busca as assinaturas necessárias (de pelo menos 27 senadores).

4.fev.2011

TST - Trabalhador tachado de bêbado será indenizado

A boa fama profissional é um bem protegida por lei e a reparação por dano moral está prevista na CF/88. Sabendo disso, um auxiliar de depósito e separador de um supermercado pediu na Justiça do Trabalho ressarcimento pela humilhação de ser chamado de bêbado e ter sido suspenso por três dias, devido à denúncia de um colega de consumo de bebida alcoólica em serviço, acusação que, após apurações, não foi comprovada. Condenada a pagar indenização ao empregado, a WMS Supermercados do Brasil Ltda. apelou ao TST com o argumento de não haver provas contundentes a respeito do dano moral, mas o recurso foi rejeitado pela 8ª turma.

4.fev.2011

Alunos de Direito da USP terão aula de conciliação

A USP pretende incluir este ano na grade de disciplinas eletivas da Faculdade de Direito a matéria conciliação. Meio alternativo de resolver conflitos, a conciliação facilita o acordo entre os envolvidos e, mais do que resolver os litígios, busca pacificar as relações humanas em choque de interesse. "No litígio é preto no branco; alguém ganha, alguém perde. Na conciliação, ambos podem ganhar", defende Kazuo Watanabe, membro do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ e professor da universidade paulista.