MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
26.out.2010

Ministro Celso Peluso faz visita ao Atendimento do STF

Em visita às instalações da Central do Cidadão e Atendimento do STF, no dia 22/10, o presidente da Corte percorreu as salas exclusivas para advogados e defensores públicos, e os balcões de autoatendimento. Ele falou sobre a função da Central, que é a de "permitir o acesso de todos os interessados, seja na parte de recursos ou de informações" e elogiou o modelo atual : "antes era complicado, as repartições eram muito fragmentadas".

26.out.2010

TRT da 15ª região mantém rescisão indireta em caso de trabalhadora obrigada a emagrecer

Com ganho de peso acima do aceitável, de acordo com os padrões da empresa, a funcionária foi advertida pela empregadora cinco vezes, por meio de cartas de advertência, inclusive com metas estabelecidas para a perda de um quilo por mês. A trabalhadora achou abusivo e a 1ª vara do Trabalho de São José do Rio Preto também. A sentença de primeiro grau reconheceu que a reclamada agiu com rigor excessivo, motivo que ensejou a rescisão indireta.

26.out.2010

Juiz potiguar decide que faculdade deve regularizar situação de aluna de Direito

Uma aluna do Curso de Direito da FARN - Faculdade Natalense Para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte conseguiu uma liminar judicial que determina à Faculdade que, no prazo de 15 dias, a contar da intimação da decisão, regularize o histórico acadêmico da autora fazendo a rematrícula correspondente aos períodos 8º, 9ª e 10ª do curso de graduação em direito e registrando as notas auferidas pela aluna nos dois últimos semestres (2009.2 e 2010.1), bem como as notas parciais auferidas no semestre em andamento (2010.2), sob pena de multa diária no valor de R$ 300,00, a ser revertida em favor da autora.

26.out.2010

STJ - Proprietário com registro mais antigo garante posse do imóvel em caso de duplicidade

O proprietário que detém o registro há mais tempo do imóvel, com duplicidade, tem preferência sobre este. A 4ª turma do STJ decidiu que, havendo duplicidade de registro de um mesmo imóvel, a demanda se resolve com base no princípio da prioridade, no qual tem precedência o registro anterior. A decisão foi tomada durante julgamento de recurso especial interposto pela compradora de um terreno de 4.000m² na região da Pampulha, em Belo Horizonte.

26.out.2010

STJ - Seguradora terá que indenizar por não cumprir contrato de seguro de vida e acidentes pessoais a portador de glaucoma

A 3ª turma do STJ manteve ação de execução contra a Unibanco AIG Seguros em que o autor, portador de glaucoma, busca executar um contrato de seguro de vida e acidentes pessoais. Seguindo o voto do relator, ministro Sidnei Beneti, os ministros rejeitaram o recurso da seguradora, que foi multada devido à apresentação de recursos que teriam o objetivo de retardar o pagamento.