MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
5.out.2010

Justiça Itinerante completa um ano no Jardim Catarina, em São Gonçalo/RJ

O TJ/RJ comemorou, no último dia 29/9, o primeiro ano de funcionamento do programa Justiça Itinerante no bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo. Na oportunidade, a desembargadora Cristina Tereza Gaulia, coordenadora do projeto, falou aos moradores que a iniciativa - exclusiva do TJ/RJ - tem por objetivo levar o Poder Judiciário às áreas mais carentes da sociedade, como uma das formas de distribuir melhor a Justiça no Estado.

5.out.2010

Apamagis comenta recentes declarações da ministra Eliana Calmon

Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, presidente da APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados, comenta recentes declarações dadas pela ministra Eliana Calmon ao Estadão e à Veja. Segundo Mascaretti, "a afirmação de que ´teme precisar da Justiça´ já seria extremamente grave se proveniente de um juiz ; ganha ainda mais impacto quando é proferida por magistrada responsável pela fiscalização do Judiciário em todo o território nacional". E ainda, Eliana fez afirmações a respeito de corrupção no Judiciário Paulista.

5.out.2010

STJ - Registro no Sistema de Informações do Banco Central tem caráter restritivo de crédito

Registros no Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen) e no respectivo subsistema - Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR) - têm caráter de restrição de crédito ao consumidor. Baseada neste entendimento, a 3ª turma do STJ considerou descumprida ordem judicial para que uma instituição financeira se abstivesse de negativar o nome de uma consumidora "em qualquer banco de dados de proteção ao crédito", enquanto a questão estivesse sub judice.

5.out.2010

TJ/RN promove acordo para hospital retirar pacientes dos corredores

A juíza convocada, Sulamita Pacheco, realizou ontem, 4/10, uma audiência de conciliação em gabinete, envolvendo a promotora de Saúde, Iara Maria Pinheiro de Albuquerque ; o Secretário de Saúde do Estado, George Antunes de Oliveira ; o procurador do Estado Miguel Josino Neto e as diretoras do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. O objetivo da audiência foi tentar solucionar o problema de lotação dos corredores de hospitais públicos com pacientes em macas.