MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
19.mai.2010

STJ - Falha na instrução do processo ocasiona a rejeição no recurso do autor Lauro César Muniz

Uma falha observada na instrução de recurso especial interposto pela defesa do autor de TV Lauro César Muniz ao STJ levou o Tribunal a rejeitar o pedido. Segundo afirmou o relator do caso, ministro Luis Felipe Salomão, em decisão monocrática, não há como o STJ conhecer do recurso, uma vez que não foi observado durante a sua instrução o recolhimento das custas judiciais e do porte de remessa dos autos mediante a GRU, conforme estabelece a Resolução nº1 do STJ.

19.mai.2010

Juíza Federal entende que intervenção do MP em ação declaratória de imunidade é impertinente

O Juízo da 6ª vara Federal da seção judiciária do Distrito Federal, em causa patrocinada pela Covac Sociedade de Advogados, reconheceu a impertinência da intervenção do MP em ação declaratória de imunidade que, se procedente, apenas traria reflexos patrimoniais à Fazenda Pública. Segundo o Juízo, mera verificação do interesse patrimonial da Administração é insuficiente para tornar obrigatória a intervenção do MP no feito, mormente considerando que a pessoa jurídica em questão dispõe de representantes judiciais para promover a sua defesa.

19.mai.2010

TJ/PB - Empréstimo consignado não será exclusividade do BB aos servidores do Estado

O Governo do Estado não pode impor aos servidores públicos estaduais a contratação de empréstimos consignados exclusivamente com o Banco do Brasil. Este é o entendimento dos membros da 3ª câmara cível do TJ/PB, ao desproverem, por unanimidade e em harmonia com Ministério Público estadual, Agravo de Instrumento interposto pelo Estado da Paraíba contra decisão do 1º grau que concedeu liminar nos autos do Mandado de Segurança impetrado pelo Banco BMG S/A.

19.mai.2010

CNJ anula resolução da 10ª câmara Cível do TJ/RJ sobre quinto constitucional

O CNJ decidiu, nesta terça-feira, 18/05, anular a resolução 001/2010 da 10ª câmara cível do TJ/RJ, que instituiu a realização de um exame de admissão aos candidatos ao quinto constitucional na Corte. A norma estabelecia que advogados e membros do MP indicados por lista sêxtupla para ocupar vagas de desembargador no TJ/RJ passassem por um exame de conhecimentos jurídicos gerais para serem admitidos. "A aplicação do exame aos candidatos é desnecessária e ineficaz, pois as instituições têm instrumentos hábeis para aferir o notório saber jurídico e a reputação ilibada dos indicados", destacou o conselheiro Felipe Locke Cavalcanti, relator do PCA que trata sobre o tema.

19.mai.2010

Lançamento das obras : "Controle Gerencial", "Oferta Pública de Aquisição do Controle de Companhias Abertas" e "A Constrição da Cota de Sociedade Empresária Limitada"

Amanhã, o Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, o Instituto de Direito Societário Aplicado - IDSA e os autores Rodrigo R. Monteiro de Castro, sócio do escritório Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados, Erik Frederico Oioli e Marcos Andrey de Sousa lançam os livros : "Controle Gerencial", "Oferta Pública de Aquisição do Controle de Companhias Abertas" e "A Constrição da Cota de Sociedade Empresária Limitada", respectivamente. O evento será no Insper (rua Uberabinha, s/n, Vila Olímpia - São Paulo/SP), a partir das 18h30.