13.mai.2010

13.mai.2010
STJ - Raul Araújo Filho é empossado no cargo de ministro
As primeiras palavras ouvidas pelo cearense Raul Araújo Filho, tão logo assinou seu termo de posse como ministro do STJ, foram de boas-vindas. Apesar de a cerimônia não prever discursos, o presidente do tribunal, ministro Cesar Asfor Rocha, fez questão de saudar o colega. "Ao nosso abraço de boas-vindas, associamos o profundo desejo de que entre nós seja tão bem-sucedido e feliz quanto foi nas instituições em que trabalhou. Tenho a certeza que em muito contribuirá para que o Superior Tribunal de Justiça continue a cumprir satisfatoriamente a missão que lhe destinou a Constituição Federal", disse.

13.mai.2010
STF declara constitucionalidade de lei goiana que regula cobrança de taxas judiciais no estado
Por 7 votos a 1, o STF decidiu que a lei 14.376/02, que regula a cobrança de taxas judiciais, emolumentos e custas, no estado de Goiás, é constitucional. A norma foi contestada no Supremo por meio de uma ADIn 3826 ajuizada pelo Conselho Federal da OAB em 2006. Ontem, 12/5, a ação foi julgada improcedente.

13.mai.2010
STF - Leis estaduais que destinavam ao Judiciário o lucro das aplicações de depósitos judiciais são inconstitucionais
O Plenário do STF declarou a inconstitucionalidade de três leis estaduais que criaram contas únicas para depósitos judiciais e remetiam à própria justiça estadual o lucro das aplicações feitas com o dinheiro depositado em juízo pelas partes, após paga a correção, equivalente aos juros de poupança, ao vencedor do litígio.

13.mai.2010
Deu bode ! STF nega liminar para juíza acusada de envolvimento em esquema de desvio de verbas no MT
O ministro Celso de Mello, do STF, indeferiu pedido de liminar no MS 28743, impetrado na Corte em favor da juíza Maria Cristina Oliveira Simões, que foi aposentada compulsoriamente, a bem do serviço público, pelo CNJ. Ela é acusada de integrar o grupo de 10 juízes punidos em razão de suposto esquema de desvio de verbas públicas, no montante de mais de R$ 1,4 milhão, com o objetivo de socorrer a Loja Maçônica Grande Oriente do Estado de Mato Grosso.
13.mai.2010
TJ/MG reverte decisão de 1ª instância e afasta pretensão indenizatória de familiares de ex-fumante
A 12ª câmara cível do TJ/MG afastou ontem, 12/5, por unanimidade (3x0), a pretensão indenizatória dos familiares do ex-fumante Odair Pascolaini, cujos pedidos haviam sido acolhidos em 1ª instância. O TJ/MG já rejeitou outras 21 ações indenizatórias similares por danos atribuídos ao consumo de cigarros. Em âmbito nacional, existem mais de 570 pronunciamentos judiciais, de 1ª e 2ª instâncias, rejeitando esse tipo de demanda, totalizando 291 casos encerrados. A decisão do TJ/MG está em linha com recente decisão da 4ª turma do STJ que, em abril, avaliou pela primeira vez o mérito de uma ação indenizatória por danos atribuídos ao consumo de cigarros, afastando a pretensão indenizatória dos familiares de um ex-fumante gaúcho.

13.mai.2010
Lançameto das obras "Acordos de Acionistas e a Governança das Companhias" e "Contratos Mercantis e a Teoria Geral dos Contratos"
Acontece no próximo dia 25/5 o lançamento das obras "Acordos de Acionistas e a Governança das Companhias", de Carlos Eduardo Vergueiro, e "Contratos Mercantis e a Teoria Geral dos Contratos", do professor Haroldo Verçosa. O evento será na Livraria FNAC (av. Paulista, 901 - São Paulo/SP), a partir das 19h.
13.mai.2010
CNJ vai estabelecer regras para divulgar informações processuais na internet
Uma proposta de resolução para regulamentar a divulgação de informações sobre processos judiciais na internet deverá ser apresentada ao Plenário do CNJ, no início do próximo mês. Ontem, 12/5, o Grupo de Trabalho, GT, do CNJ responsável pela elaboração do documento se reuniu na sede do Conselho em Brasília para finalizar a proposta. O texto contempla as sugestões encaminhadas por tribunais, juízes, entidades de classe e pela população em geral ao CNJ. Após ser aprovada em Plenário, a proposta será novamente submetida à consulta pública no site do CNJ. A expectativa é que o texto final seja concluído no final de junho.

13.mai.2010
D'Urso quer a assembleia para votar PL dos servidores no Judiciário de São Paulo
O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, entrou ontem, 12/5, em contato com deputados estaduais e com o presidente da Frente Parlamentar dos Advogados no Legislativo Estadual, Campos Machado, apelando para que a Assembleia Legislativa examine e vote o PLC 43/05, que institui o Plano de Cargos e Carreiras dos servidores do TJ/SP e dá outras providências.

13.mai.2010

