7.dez.2009RepúblicaLembro com todos os detalhes o dia em que entrei para a faculdade. O nome no jornal. O telefonema dos amigos. A alegria da família... e a preocupação que sondava a cabeça de todos pela casa - como é que vai ser agora ?
6.dez.2009MPF tem até o final da vigência de concurso para nomear aprovados, decide STFA ministra Ellen Gracie, do STF, indeferiu liminar em MS ajuizado por candidatos aprovados dentro do número de vagas do 24º Concurso para o cargo de Procurador da República que pediam nomeação e posse pela Procuradoria Geral da República.
6.dez.2009STJ - Município deve pagar Ecad por sonorização do carnaval de ruaO STJ determinou que o município de Santo Ângelo/RS pague ao Ecad o valor de R$ 11.310,70, corrigidos monetariamente, pela utilização de obras artístico-musicais como sonorização ambiental quando da promoção de carnaval de rua.
6.dez.2009STF disponibiliza demonstrativo de cargos em seu siteCom o objetivo de conferir mais transparência às suas atividades, o STF passou a publicar em seu site quadros demonstrativos da estrutura remuneratória das carreiras dos servidores e dos quantitativos de pessoal.
5.dez.2009STJ - Mandado para mudar aposentadoria deve ser feito no prazo de 120 dias após concessão do benefícioMandado de segurança a ser impetrado para impugnar ou modificar ato de aposentadoria de servidor público precisa ser feito dentro de até 120 dias após a data do ato concessório dessa aposentadoria. Caso contrário, haverá decadência do pleito, conforme a interpretação da 5a turma do STJ sobre o tema. Os ministros deram provimento a recurso especial interposto pelo Estado do Amazonas, para mudar acórdão do TJ/AM que concedeu o pedido de um servidor do governo estadual sem levar em conta o prazo.
5.dez.2009PL prevê medidas para acelerar julgamento de ações judiciaisA Câmara analisa o Projeto de Lei 5475/09, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que prevê medidas para acelerar o julgamento de ações judiciais. Entre elas, a condenação em honorários de sucumbência entre 5% e 15% sobre o valor da causa ou da condenação em sede de recurso; e a revogação do princípio que proíbe a reformatio in pejus, segundo o qual a parte recorrente não pode ter a situação agravada no julgamento do recurso que ela própria interpôs.
5.dez.2009STJ - Agressão entre condôminos não é de responsabilidade do condomínioA 3a turma do STJ decidiu que o condomínio não responde pelos danos morais sofridos, em suas áreas comuns, por condômino, decorrente de lesão corporal provocada por outro condômino. A exceção acontece se o dever jurídico de agir e impedir a ocorrência do resultado estiver previsto na respectiva convenção condominial.
5.dez.2009Funcionamento dos Tribunais no Dia da JustiçaNa próxima terça-feira, 8, comemora-se o "Dia da Justiça". Por conta disso, os tribunais superiores (STF, STJ, TST, TSE e STM) suspenderão o expediente.