MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
11.set.2009

TST - Atendente da Brasil Telecom não consegue indenização por tendinite

A 2ª turma do TST rejeitou agravo em que a defesa de uma atendente de telemarketing da Brasil Telecom em Santa Catarina buscava restabelecer sentença que lhe garantiu o direito a indenização por danos morais no valor de R$ 20 mil em virtude de lesão nos ombros (tendinite). De acordo com o relator do processo, ministro Renato de Lacerda Paiva, o TRT da 12ª região revelou não haver nexo causal entre a conduta da empresa e a doença, uma vez que foi colocado à disposição dos atendentes mobiliário razoável e tomadas as medidas necessárias à preservação da sua saúde.

11.set.2009

TRF da 1ª região - Suspensa exigibilidade da contribuição previdenciária incidente sobre o valor pago pelas empresas associadas à Febraban

A desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, do TRF da 1ª região, deu provimento ao recurso para suspender a exigibilidade da contribuição previdenciária incidente sobre o valor pago pelas empresas associadas à Federação Brasileira de Bancos - Febraban, "referente à incidência de juros e multa de mora sobre verbas trabalhistas que resulte no pagamento de direitos sujeitos à incidência de contribuição previdenciária, referentes a serviços prestados anteriormente a cinco anos pretéritos da decisão judicial ou acordo firmado em juntas de conciliação prévia no âmbito trabalhista, nos termos do art. 151, V, do Código Tributário Nacional."

11.set.2009

Desembargador Antonio Luiz Reis Kuntz é o novo Corregedor Geral da Justiça do TJ/SP

O desembargador Antonio Luiz Reis Kuntz foi eleito ontem, 10/9, o novo Corregedor Geral da Justiça. Em primeiro escrutínio o desembargador obteve 144 votos. Foram registrados ainda 23 votos em branco e 8 votos nulos Esses números justificariam a realização de um segundo escrutínio, já que os critérios aprovados pelo Órgão Especial prevêem a eleição em primeiro turno se o candidato obtiver a maioria dos votos dos membros efetivos do Tribunal, o que representaria 177 votos para o candidato.

11.set.2009

OAB/PR pede que deputados rejeitem proposta de aumento de custas

A OAB Paraná encaminhou ofício a todos os deputados estaduais pedindo que rejeitem a proposta de reajuste das custas judiciais e extrajudiciais contida no PL 862/07, que tramita na Assembleia Legislativa. No documento, assinado pelo presidente da Seccional, Alberto de Paula Machado, a OAB informa que discorda de qualquer aumento de custas sem que haja um amplo debate com a sociedade civil e um criterioso estudo sobre a arrecadação e as despesas dos cartórios. O ofício sugere que a Assembleia Legislativa convoque uma audiência pública para discutir o assunto.