MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
2.jun.2009

TRF da 2ª região eliminará precatórios arquivados há mais de cinco anos

O TRF da 2ª região determinou a eliminação de precatórios já quitados e que estão arquivados na Corte há mais de cinco anos. A ordem consta do III Edital de Eliminação de Precatórios do Tribunal, publicado no Diário da Justiça da União (página 13), no dia 20/5/09. A partir daí, os interessados terão 45 dias, ou seja, até o dia 6/7/09, para fazer um requerimento para retirada desses documentos, após o que, os processos constantes dos Anexos I e II serão eliminados.

2.jun.2009

STJ mantém decisão que retirou dano moral de condenação da Mercedes-Benz

A interposição de dois embargos de declaração pela mesma parte infringe os princípios da unirrecorribilidade e da eventualidade recursal, afrontando o artigo do Código de Processo Civil que prevê uma única oportunidade para o oferecimento de um único recurso. Com esse entendimento, a 3ª Turma do STJ manteve a decisão que retirou da condenação da Mercedes-Benz o pagamento de indenização por dano moral.

2.jun.2009

Núcleo de Advocacia voluntária será implantado em Manaus/AM

A partir do próximo mês, Manaus/AM contará com um Núcleo de Advocacia voluntária que prestará assessoria jurídica gratuita aos detentos da capital amazonense com o apoio do CNJ. Está prevista para o dia 3/7 a instalação do núcleo na cidade, marcando o encerramento das atividades do mutirão carcerário no Estado que começou no dia 13/4. A idéia é prestar assessoria jurídica gratuita a presos carentes, e familiares, que não têm condições financeiras de arcar com a contratação de um advogado.

2.jun.2009

CNJ - Justiça brasileira tem 70 milhões de processos em tramitação

O Judiciário brasileiro possuía um estoque de 70.128.605 processos em tramitação no ano de 2008 - dois milhões a mais que em 2007, quando havia 67,7 milhões. Os dados foram revelados hoje, 2/6, com a divulgação da pesquisa "Justiça em Números" 2008 elaborada pelo Departamento de Pesquisa Judiciária do CNJ. Ao todo, 15.731 juízes das justiças federal, estadual e do trabalho possuem uma carga de trabalho que varia de 1,9 mil (federal) processos a 9 mil (estadual) por magistrado.