INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 2.822

MIGALHAS nº 2.822

Terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 - Migalhas nº 2.822 - Fechamento às 9h45.

Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador :

  • Guerra Advogados Associados

(Clique aqui)

_________________
_____________

"Um dia de anos é sempre um dia de recordações ; poucas são as almas tão desprovidas de alegrias no passado que n'estes dias não se sintam dominadas pelo sentimento delicado e ao mesmo tempo delicioso e amargo que nós chamamos saudades."

Julio Diniz

Pique-pique

Amanhã é um dia de festa para alguns : por ser ano bissexto, os que nasceram a 29 de fevereiro terão a oportunidade, após quatro anos, de celebrar a data natalícia. Esta singularidade proporciona curiosidades, que são hoje gostosamente narradas pelos advogados Andrea Turgante, Juliana Rodrigues Figueiredo, Beatriz Macedo e Joél Domingues. Todos migalheiros. Todos bissextos. (Clique aqui)

Paulistano

O tradicional Club Athletico Paulistano foi condenado a aceitar como sócio quem não queria. Com efeito, o juiz de Direito Dimitrios Zarvos Varellis, da 11ª vara Cível, determinou que o cirurgião plástico Mario Warde Filho e sua filha sejam incluídos como dependentes do companheiro, Ricardo Tapajós, sócio do clube. O caso ganhou publicidade a partir de notícia deste rotativo, quando o clube negou o direito de sócio-dependente ao companheiro do sócio, à revelia de brilhante parecer do jurista Euclides Benedito de Oliveira. (Clique aqui)

Verbete politicamente correto

O MPF mineiro entrou com ação em Uberlândia para tirar de circulação o dicionário Houaiss. O léxico conteria, em uma das acepções da palavra cigano, expressões "pejorativas e preconceituosas". O parquet recebeu representação de um cigano afirmando que havia preconceito por parte dos dicionários. O etimológico MPF recomendou às editoras que mudassem o verbete, o que foi atendido pela Globo e Melhoramentos. A Editora Objetiva, no entanto, alegou que não poderia fazer a mudança porque o material é editado pelo Instituto Antônio Houaiss e que ela só detém os direitos da publicação. O referido "pai-dos-burros" anota uma acepção pejorativa para o verbete : "velhaco, burlador". O velho Aurélio também consigna que cigano é o "negociante esperto, vivo", além de definir o verbo aciganar como "tornar-se trapaceiro e/ou manhoso". (Clique aqui)

Dança das cadeiras

STF - No dia 19 de abril, dia do Índio, o ministro Ayres Britto assume a presidência do STF. Na vice-presidência, o ministro Joaquim Barbosa. Em novembro, por implemento de idade, Britto se aposenta. JB assumirá, então, a presidência.

CNJ - Em setembro, a ministra Eliana Calmon encerra seu mandato. Pelo critério de antiguidade, irá o ministro Francisco Falcão, do STJ. Como o presidente do STF é o presidente do CNJ, teremos este ano três presidentes em ambos os órgãos. Até abril, o ministro Peluso. Depois, o ministro Ayres Britto. Em novembro, o ministro Joaquim Barbosa.

STJ - Em setembro, o ministro Ary Pargendler encerra o mandato, quando assumirá o ministro Félix Fischer. Há previsão para que três novos ministros ocupem cadeiras. Um, reservado a integrante dos TRFs, quando a presidente Dilma se dignar a indicar alguém na lista que já está com ela desde setembro passado (clique aqui). Outro, reservado ao parquet, na vaga do ministro Hamilton Carvalhido, que se aposentou em maio do ano passado, mas inexplicavelmente o STJ não se dignou a votar os candidatos (da última vez, a escolha iria ser feita dia 13, p.p., mas foi adiada). A última vaga este ano será destinada a integrante dos TJs, em novembro, com a aposentadoria compulsória do ministro Massami Uyeda.

TSE - A ministra Cármen Lúcia, do STF, assumirá a presidência, com o fim do segundo biênio do ministro Ricardo Lewandowski. Sobe, do Supremo, Toffoli, que será efetivo. Em abril, encerra-se o segundo mandato do ministro Marcelo Ribeiro (classe dos advogados). Em setembro, sairá o ministro Gilson Dipp, para ser o vice-presidente do STJ, e a ministra Laurita Vaz passa a titular do TSE.

Quanto às vagas dos ministros do STF que serão pegos pela compulsória este ano (Peluso (setembro), e Ayres Britto (novembro)), o mundo jurídico espera a pronta indicação dos novos nomes, porque essas datas já são conhecidas desde 2003, quando foram nomeados no governo Lula, portanto, há nove anos. "Haja coração e nervoso para tanta mudança, e expectativas de promoção, além da natural indagação : como serão ?, como agirão ?, visto que, em quase todas as mudanças, as atuações serão administrativas, e nem sempre jurisdicionais."

Vampirismo

No fim do ano passado, ao negar HC do famigerado Misael Bispo de Souza (acusado da morte da advogada Mércia Nakashima) o ministro Peluso não poupou adjetivos para qualificar a imprensa (111.756). "Não se desconhece que programas jornalísticos sensacionalistas infestam o cotidiano, influenciando de maneira sórdida a percepção e o raciocínio do cidadão, substituindo o resguardo do direito constitucional à informação por deturpação de fatos e versões. O 'gosto de sangue' parece ser o mote principal desses veículos, que desconhecem respeito por vidas inocentes e honra alheia, em nome da necessidade de clientela e audiência, que, em substância, se reduzem a busca de mercado e, pois, de lucro sem compromisso ético."

Figadal

TJ/PR condena a Associação dos Procuradores a pagar 50 mil pilas em indenização por dano moral ao desembargador Abraham Lincoln Merheb Calixto por publicação no site da Associação. De acordo com o decisum, o conteúdo revelava "evidente escárnio" ao equiparar o trabalho do desembargador "ao resultado de mera crise biliar". (Clique aqui)

Novo Apoiador

Fundado no final dos anos 60, o escritório Guerra Advogados Associados surgiu por meio da associação entre Elias Marcos Guerra e Clovis Salles Pereira. Atuando na área do Direito Comercial, em meados da década seguinte iniciou os trabalhos na área de Propriedade Industrial, estendendo os serviços para o mundo todo. Com visão empreendedora e o crescimento da demanda por outras matérias, a banca de Porto Alegre ampliou sua participação no território nacional, com a criação de uma unidade no Rio de Janeiro. O escritório tem como objetivo ser uma referência no assessoramento ao mercado corporativo, com ênfase em composição acionária, fusões e incorporações. Clique aqui e conheça o novo Apoiador de Migalhas.

Precatórios bandeirantes

O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, afirmou à imprensa que a situação dos precatórios em SP é "caso de polícia" e que se está cometendo um atentado aos direitos humanos no Estado. Em resposta, o TJ/SP lamentou as declarações, considerando-as "levianas". (Clique aqui)

Novela

É vergonhoso o que se passa envolvendo duas listas sêxtuplas da OAB/SP destinadas ao preenchimento de vagas no TRT da 2a região. No último dia 13, a Corte trabalhista arquivou os processos que tratam da votação das listas sêxtuplas de número I e III enviadas pela Ordem. Os seis nomes da lista I foram votados, mas, segundo a assessoria do Tribunal, apenas um dos candidatos atingiu o número de votos suficiente. Quanto ao processo da lista III, ele teria sido arquivado porque a lista "não preenchia os requisitos legais". A novela mexicana, ou melhor, bandeirante, não é nova. Na macarrônica histórica já houve de tudo um pouco : lista devolvida, lista arquivada, lista votada. Com efeito, das quatro listas enviadas pela OAB/SP, há aproximadamente dois anos, apenas duas tiveram bom termo. No ano passado, as advogadas Regina Aparecida Duarte e Simone Fritschy Louro, provenientes das listas II e IV, foram nomeadas desembargadoras do TRT. Quanto às outras duas vagas, aguardemos os próximos capítulos. (Clique aqui)

Motivos

Superlotação e más condições de casa de albergue não justificam a concessão de prisão domiciliar a réu condenado que esteja cumprindo pena em regime aberto. O entendimento é da 5ª turma do STJ. (Clique aqui)

Aventura

O MP/SP recomendou à Justiça extinguir a ação civil pública em que um grupo de minoritários pede reparos por se sentir lesado na fracassada tentativa de fusão de Pão de Açúcar e Carrefour. Para o MP, a ação defende interesse de grupo específico.

Concessões de choque

A previsão do vencimento das concessões de empresas de energia já impactam no mercado e o Ministério de Minas e Energia ainda não definiu de que forma elas serão renovadas, apontam os advogados Marcos Chaves Ladeira e José Roberto Oliva Júnior, do escritório Pinheiro Neto Advogados. "A decisão por licitar ou prorrogar as concessões vincendas não é simples e demandará por parte do Poder concedente uma avaliação sistêmica do mercado de energia elétrica". (Clique aqui)

Imperativos categóricos

Relembrando o preceito do imperativo categórico de Kant, o advogado Mauro Caramico, do escritório Mauro Caramico Advogados, rebate a opinião do desembargador Rizzato Nunes, publicada anteriormente neste rotativo, que sustenta que o corte do abastecimento de água de condômino inadimplente é ilegal. "Em que pesem as razões humanísticas que recomendam que não se corte o fornecimento de água de qualquer pessoa, o sistema legal hoje vigente tem em vista o 'consumo em massa' e privilegia o interesse coletivo sobre o individual : melhor cortar a água de uma pessoa que deixou de pagar por qualquer razão, do que correr o risco de que todos deixem de pagar e fiquem, todos, sem água." (Clique aqui)

"Filhos da mãe, até quando?"

Diante do dado de que somente o nome da mãe consta no registro de nascimento de quase cinco milhões de crianças e adolescentes matriculados nas escolas brasileiras, a advogada Maria Berenice Dias critica o Provimento 16 do CNJ (clique aqui), que faculta, tanto à mãe, como ao próprio filho maior de idade, comparecerem perante qualquer cartório apontando o suposto pai. "Mesmo que tenha sido notificado judicialmente, o indigitado pai deverá ser citado, podendo fazer uso de todas as manobras para procrastinar o fim da demanda. Enquanto isso o filho fica sem alimentos, sem nome e sem identidade. Sabe-se lá por quanto tempo! " (Clique aqui)

Um filho para salvar outro

Partindo do relato do nascimento do primeiro bebê brasileiro selecionado geneticamente em laboratório para não carregar gene doente e poder curar a irmã, Eudes Quintino de Oliveira Júnior, promotor de Justiça aposentado, explica que "o princípio da intocabilidade do embrião já não tem aplicação plena, em razão dos avanços científicos na seleção dos embriões". (Clique aqui)

Latinório

A coluna de hoje é bem oportuna. O desembargador carioca aposentado Silvio Teixeira explica o uso dos adjetivos na língua de Cícero. (Clique aqui)

Espanhol Jurídico

Os tipos de testemunha são classificados por Nuria Bertachini, na coluna de hoje. (Clique aqui)

____________

  • Migalhas mundo

Síria

ONU questiona credibilidade de referendo, realizado em meio a intensos confrontos, que aprovou nova Constituição por esmagadora maioria na Síria. (MI - clique aqui)

Na parede ?

Depois que vários jornais do mundo reeditaram o artigo 'No a las Mentiras", que motivou processo contra o jornal equatoriano "El Universo", o presidente Rafael Correa anunciou o perdão a três diretores e ao ex-editorialista do jornal. Os jornalistas tinham sido condenados a três anos de prisão por injúria, além de pagamento de indenização no valor de US$ 40 mi. (LA - clique aqui)

Malvinas

Azedou ainda mais a relação. Argentina proíbe atracar dois cruzeiros ingleses em Usuhaia. (LA - clique aqui)

Dano psicológico

Na Argentina também pululam ações contra danos... Veja o exemplo em que um tribunal condenou uma empresa a pagar indenização por dano psicológico a uma trabalhadora. (LA - clique aqui)

Negociações

Brasil e México reiniciam negociações sobre o mercado automotor. (LA - clique aqui)

Cooperação

Com o "arrependimento" das FARC na Colômbia, agências internacionais dizem que o Brasil se prepara para colaborar com a liberação dos sequestrados. (LA - clique aqui)

____________

Catálogo Jurídico

Na capital natureza, Rio Branco/AC, o escritório Cesar Carvalho Advogados marca presença no Catálogo Jurídico do portal Migalhas. (Clique aqui)

Julgamento virtual

Duas câmaras da seção de Direito Privado do TJ/SP já utilizam o julgamento virtual. (Clique aqui)

Sigilo

Os magistrados do ES já podem quebrar sigilo fiscal e bloquear on-line os bens de devedores com processos de qualquer natureza em tramitação no Judiciário capixaba. Na tarde de ontem, começou a funcionar o sistema Infojud, resultado de um convênio do TJ com a Receita Federal. (Clique aqui)

Penhora on-line

TJ/DF inicia, a partir quinta-feira, os testes preliminares para adoção de um sistema informatizado para consulta e penhora de imóveis on-line.

Publicação digital

Convênio firmado entre a OAB/RJ e a Editora Forense permite aos advogados terem acesso gratuito a mais de 800 publicações. Pelo convênio, o acesso dos causídicos em salas da Ordem será gratuito e permitirá a consulta on-line de grandes obras jurídicas, sempre em suas últimas edições.

Biblioteca

Teve início ontem a campanha "Nova Biblioteca da Faculdade de Direito da USP". O objetivo é arrecadar fundos para realizar um concurso nacional de arquitetura e selecionar um projeto para reformar o novo prédio da biblioteca da Faculdade de Direito. (Clique aqui)

Posse

A magistrada Miriam A. Fernandes tomou posse, ontem, como desembargadora do TJ/RS.

Doutor

O advogado Luiz Fernando do Vale de Almeida Guilherme, do escritório Almeida Guilherme Advogados Associados, tornou-se doutor pela PUC/SP, tendo defendido a tese de doutorado "O princípio da função social do contrato como garantidor do contrato social : uma análise da crise" orientado pela professora dra. Maria Helena Diniz.

____________

Nomes de peso do mundo jurídico

Migalhas contará a partir de amanhã com mais um Fomentador de peso.

Clique aqui.

____________

Lauda Legal

Não percam, leitores, a resenha da obra "Separação de Poderes e Medidas Provisórias" (99p.), em que o jovem e já respeitado jurista, ex-Secretário Nacional de Justiça Pedro Abramovay tenta reabilitar nada menos do que as famigeradas medidas provisórias, culpadas de plantão de muitas das mazelas de nosso "presidencialismo de coalizão". Essa é daquelas causas difíceis que aos bons advogados só fazem desafiar. Clique aqui para ler o texto de Roberta Resende e concorrer ao consistente exemplar, um presente da Editora Campus Elsevier - Campus Jurídico.

Fachadas

No movimentado centro de Ribeirão Preto/SP, em uma banca de advogados, o sol que fulmina o chão e faz famoso o chope, é impedido de entrar por meio de persianas na janela e na porta. Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção Fachadas. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. (Clique aqui)

Presente de aniversário

Depois de ler a migalha que abre este informativo, e conhecer as divertidas histórias e os infortúnios pelos quais passam os aniversariantes do dia 29 de fevereiro, nosso amado Diretor resolveu agraciá-los com um prêmio especial, escolhido a dedo na majestosa coleção desta Redação. Os dez primeiros migalheiros que enviarem uma cópia do RG, ou outro documento que prove que amanhã celebram nova primavera, receberão no conforto de casa um mimo migalheiro. (Clique aqui)

Há dez anos

Migalhas 385 - 28/2/2002 - "Mercado doce - A Nestlé comprou a Garoto e passou a ter mais de 50% do mercado de chocolate."

Baú migalheiro

Há 184 anos, no dia 28 de fevereiro de 1828, faleceu, na vila de Caeté, MG, o dr. José de Sá Bittencourt e Acioli, formado pela Universidade de Coimbra, implicado na Inconfidência Mineira ; conseguindo fugir para a Bahia, la foi preso, julgado e absolvido da acusação. Para as lutas da Independência concorreu com um batalhão, que fez organizar em MG. Deixou vários escritos de natureza econômica.

Sorteio

Na coletânea "A Supremacia da Constituição" (Arraes Editores - 156p.), organizada pelo professor José Luiz Quadros de Magalhães, foi realizado um estudo sobre a reforma e o controle de constitucionalidade no Direito Comparado. Concorra ao exemplar ofertado pela editora. (Clique aqui)

Lançamento

Acaba de ser lançado o livro "Comentários ao Código de Processo Civil" (GZ Editora), de autoria dos renomados professores Arruda Alvim, Eduardo Arruda Alvim e Araken de Assis. Com 1.718 páginas, a obra, é uma das mais completas sobre o atual CPC.

Migalhíssima

O advogado Coriolano Almeida Camargo, do escritório Almeida Camargo Advogados, palestrará, no dia 16/3, durante o III Seminário "Crimes nos Meios Eletrônicos e a Dignidade da Pessoa Humana", no auditório das Faculdades Integradas Rio Branco, em SP. (Clique aqui)

CP

No dia 2/3, a partir das 14h, o IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros fará um debate sobre propostas para a "Parte geral do Código Penal", com a presença dos membros da subcomissão do Senado, presidida pelo professor René Dotti. Serão discutidos, entre outros temas, a possibilidade de o réu atingido por grande repercussão nas mídias ter sua pena reduzida pela exposição pessoal e superlativa desonra pública ; a possibilidade de o preso em regime fechado realizar trabalho externo ; novos critérios de fixação da pena ; revisão do conceito de dolo eventual e de crimes de perigo abstrato (av. Marechal Câmara, 210 - 5º andar, Centro, RJ).

Novas turmas

Hoje, o Complexo de Ensino Andreucci Proordem inicia novas turmas de pós-graduação "Trabalho e Processo do Trabalho", unidade Tatuapé, e "Civil e Processo Civil", unidade Paulista, ambas semanal, além do curso de "Carreiras Jurídicas", semanal com pós-graduação em Direito Público iniciando em 29/2. (Clique aqui)

Especialização

Estão abertas as inscrições para aula inaugural dos cursos de pós-graduação da Escola de Direito do Brasil - EDB, com o professor Gilmar Ferreira Mendes, no dia 12/3. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. (Clique aqui)

Congresso

A OAB/SP promove, no dia 24/3, a partir das 8h30, no teatro Gazeta, um "Congresso Jurídico para comemorar o Dia Internacional da Mulher" (av. Paulista, 900). (Clique aqui)

Participe

O Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ oferece os cursos de pós-graduação lato sensu em "Perícias Criminais" (clique aqui) ; "Direito do Trabalho e Processo do Trabalho" (clique aqui) e "Direito Tributário e Processual Tributário" (clique aqui).

Seminários

A Central Prática Educação Corporativa realiza os seminários "Propriedade Intelectual e o Contrato de Trabalho" (clique aqui), no dia 6/3, e "Escrituração e procedimentos fiscais : evitando problemas com o fisco" (clique aqui), no dia 14/3, ambos em SP. Concorra a vagas-cortesia.

Cárcere

A Mesa de Estudos e Debates "Mulheres Encarceradas : Avanços e Retrocessos" acontece no dia 7/3. O evento é realizado pelo IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, em SP. (Clique aqui)

Arbitragem

No dia 8/3, a Coelho dos Santos Consultoria em Seguros promove o "VII Seminário Arbitragem e Mediação", em SP. (Clique aqui)

Previdenciário

O Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP promove, no dia 10/3, o "Seminário de Direito Previdenciário", em Ribeirão Preto/SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Acionistas

O seminário "Direitos dos Acionistas Minoritários e Preferencialistas", promovido pelo Forum Cebefi, acontece no dia 15/3, em SP. (Clique aqui)

Custeio

Nos dias 24/3 e 14/4, a EPDS - Escola Paulista de Direito Social promove o curso "Aspectos Teóricos e Práticos do Custeio Previdenciário - Custeio da Previdência Social", em SP. (Clique aqui)

Comemoração

A Ajufesp - Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul realizará, nos dias 1º e 2/3, um seminário em comemoração aos 10 anos de funcionamento do Juizado Especial Federal da 3ª região. (Clique aqui)

Eventos

Confira os eventos promovidos pela FISCOSoft Editora, em SP, e concorra a vagas-cortesia :

6/3 - "Nova Lei do Aviso-Prévio - Questões Polêmicas" (Clique aqui)
16/3 - "Temas Polêmicos de Processo Tributário"
(Clique aqui)
19/3 - "EFD Social"
(Clique aqui)

Cursos

Confira os cursos promovidos pela AASP e concorra a vagas-cortesia :

5/3 - "Direitos trabalhistas da mulher" (Clique aqui)
6 e 8/3 - "Direito médico e da saúde"
(Clique aqui)
12 a 15/3 - "Prática jurídica: petições iniciais no Direito de Família (módulo I)"
(Clique aqui)

Pós-graduação

A EPD - Escola Paulista de Direito promove os cursos de pós-graduação :

"Direito Municipal" (clique aqui)
"Direito Notarial e Registral Imobiliário"
(clique aqui)
"Direito Penal e Processual Penal"
(clique aqui)
"Direito Previdenciário"
(clique aqui)

Parabéns

Eventos : Os ganhadores das vagas-cortesia oferecidas pela Sodepe Brasil, no dia 1º/3, são :

Amadeo Machado de Campos - "Blindagem Sucessória, Tributária, Societária e Patrimonial" (clique aqui)
Anna Sylvia Castro Neves, do escritório D.B. Tesser Sociedade de Advogados - "Introdução à Área Fiscal - IPI - ISS - ICMS"
(clique aqui)

Evento : O advogado Raphael Cardoso dos Reis recebeu de presente a vaga-cortesia para o curso on-line "Advogado da União", oferecida pelo CEJ 11 de agosto. (Clique aqui)

Sorteio de obra : Diego Ribeiro, assistente jurídico da Secovi, de Guarulhos/SP, ganhou o título "Manual Prático do Simples Nacional - Supersimples" (FISCOSoft Editora - 4ª edição - 568p.), de Juliana M. O. Ono, Daniela Geovanini e Fabio Rodrigues de Oliveira. (Clique aqui)

____________

Migalhas também é cultura !

Olavo Bilac

Aluísio Azevedo

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

BA/Cipó
GO/Aruanã
GO/Minaçu
GO/São Miguel do Araguaia
MA/Bom Jardim
MA/Santa Luzia
MG/Ijaci
MG/Luz
MT/Barra do Bugres
PE/Tacaratu
PR/Nova Londrina
PR/Rebouças
TO/Babaçulândia
TO/Ponte Alta do Tocantins

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Cities Borrow from Pensions to Pay for Them"

The Washington Post - EUA

"64 men found dead in Syria"

Le Monde - França

"Triomphe français à Hollywood"

Corriere Della Sera - Itália

"Mille passeggeri alla deriva"

Le Figaro - França

"Sarkozy: ce que son entrée en campagne a changé"

Clarín - Argentina

"Dura crítica al Gobierno de la família de Lucas"

Público - Portugal

"Universidades públicas fundem-se para atingirem o top 100 mundial"

Die Welt - Alemanha

"Bundestag billigt zweites Hilfspaket für Athen"

The Guardian - Inglaterra

"Power, corruption and lies"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Brasil critica pressão sobre Assad e ação fora da ONU"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Depósito milionário para ex-vice do BB é investigado"

O Globo - Rio de Janeiro

"Rio vai criar força-tarefa contra policias do bicho"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Dupla infração"

Correio Braziliense - Brasília

"Teste da vergonha para os distritais"

Gazeta do Povo - Paraná

"Após boom imobiliário, chegou a hora da entrega"

Zero Hora - Porto Alegre

"Estado faz mutirão para manter Copa na Capital"

O Povo - Ceará

"Dilma reaproxima Cid e Luizianne"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Tragédia familiar"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Bradesco S/A
· Carrefour
· Telefônica

Escritórios :

· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Preto Advogados
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saad Gimenes Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Scarponi Advogados
· Schalch Sociedade de Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Sergio de Magalhães Filho & Associados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tostes & Coimbra Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Vanuza Sampaio, Luciano Volk e Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zeigler e Mendonça de Barros Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Randazzo
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Araújo Pinheiro Advocacia Criminal
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Advogados Associados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cassuli Advogados Associados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Cosso Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Luca e Advogados Associados
· De Paula Advogados Associados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias Carneiro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Ernesto Borges Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini, Amary e Zakka Advogados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaiofato Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gomes Altimari Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licks & Machado Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado, Maronna, Stein e Mendes Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Palhares Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins

_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Page Personnel
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· Salomon, Azzi Recrutamento Jurídico
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sodepe Brasil
· Tedesco Tecnologia
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vitor Kümpel Cursos Jurídicos
· 2PRÓ Comunicação
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· AMK Translation Services
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Arraes Editores
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software - Themis
· BHS Eventos Jurídicos e Consultoria
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEJ 11 de agosto
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro de Extensão Universitária (Instituto Internacional de Ciências Sociais - IICS)
· Centro Universitário UniSEB
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ
· Digital Lex
· Direito GV
· Editora Atlas
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· IBRAM - Instituto Brasileiro de Mineração
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· IGD - Instituto Geodireito
· IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Ling
· IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos Ltda.
· JEM Consultoria
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA

_____________

Clique aqui

para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR