INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 2.843

MIGALHAS nº 2.843

Quarta-feira, 28 de março de 2012 - Migalhas nº 2.843 - Fechamento às 10h23.
 

"Deve-se beber moderadamente, isto é, um pouco todos os dias. Isso não sendo possível, beber muito, sempre que der. Mas o abuso, como a moderação, tem que ser aprendido. O amador que abusa tende a ficar desabusado."

Millôr Fernandes

Bafômetro

Julgamento sobre meios de prova para atestar embriaguez de motorista será novamente retomado hoje, no STJ. (Clique aqui)

Toma cá, dá lá

Noticia-se que os líderes partidários chegaram a um consenso (sabe-se lá o que há por trás disso) e decidiram votar hoje a lei da Copa (PL 2.330/11) e deixar o Código Florestal (PL 1.876/99) para o mês de abril.

Porandubas políticas

O Brasil sediará, em junho, a Conferência Rio+20. A essa altura, já se projeta a defasagem da estrutura receptivo-hoteleira do Rio de Janeiro e o país se borra com as tintas do despreparo e desorganização. O colunista Gaudêncio Torquato aconselha : autoridades, olho vivo e mãos à obra ! (Clique aqui)

Correção monetária - para mais, e para menos

Quando a sentença determina a aplicação do IGP-M para cálculo de correção monetária do valor devido, devem ser considerados eventuais índices de deflação que venham a ser verificados ao longo do período a ser corrigido. Este é o entendimento da Corte Especial do STJ. (Clique aqui)

Catálogo Jurídico

Ferramenta imprescindível de networking eletrônico, o Catálogo Jurídico do portal Migalhas reúne escritórios dos quatro cantos do país, e até fora dele. Na bela Blumenau/SC, está consolidada a banca Rebello e Associados Advogados. (Clique aqui)

Insistência

O MPF encaminhou recurso à JF persistindo no pedido de abertura de processo criminal contra o coronel Curió por crimes de sequestro contra militantes comunistas feitos prisioneiros durante a repressão à guerrilha do Araguaia. (Clique aqui)

Espontânea pressão

A Votorantim terá que pagar R$ 500 mil por dano moral coletivo por ter coagido empregados contra o sindicato da classe. O objetivo seria que o sindicato aceitasse acordo coletivo para a manutenção da jornada de oito horas em turnos ininterruptos de revezamento. A decisão é da 7ª turma do TST. (Clique aqui)

Comando

Fundadores da TFP perderam o comando da entidade. A 4ª turma do STJ reconheceu o direito de voto nas assembleias aos sócios não fundadores, fato que permitiu a uma ala dissidente (seriam liberais ?) tomar o controle da entidade. (Clique aqui)

Panamericano

O empresário Adalberto Salgado Júnior, mega-investidor que tinha vultosos CDBs no Panamericano, pediu, no início de março, abertura de inquérito para averiguar eventual prática de crimes pela atual diretoria do banco (clique aqui). Agora, representado pelo escritório Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia, ele envia petição à CVM para que apure possíveis irregularidades. (Clique aqui)

Longa manus

Um guarda municipal que foi desviado da sua atividade para exercer a função de oficial de Justiça avaliador ad hoc conseguiu o direito de receber as diferenças salariais respectivas que nunca lhe foram pagas. (Clique aqui)

Civilizalhas

É por interesse ? Na coluna de hoje, Adriano Ferriani debate sobre a obrigação de casar no regime da separação de bens por causa da idade. (Clique aqui)

Posse

Os novos membros da diretoria do CESA (2012/15) tomaram posse ontem. O advogado Carlos Roberto Fornes Mateucci é o novo presidente da importante entidade.

Desarquivamento

Ontem, divulgamos informações (taxas e prazos) quanto ao desarquivamento de processos nas capitais brasileiras (clique aqui). Eram dados oficiais que, não raro, estão muito distantes da realidade. E as migalhas dos leitores de várias partes do país comprovam isso :

"Ouso discordar, mas em MG o prazo para desarquivamento é muito maior. Estou com um processo para ser desarquivado desde dezembro de 2011 e até a presente data não obtive retorno do Juizado Especial de Contagem." Nayara Assunção

"Esse prazo para arquivamento apontado no Ceará é absolutamente falso. Aqui esse ato pode demorar até mais de um mês, pois depende de despacho do juiz onde tramitou o feito para autorizar o desarquivamento." Sérgio Silva Costa Sousa

"Com a devida vênia da matéria, pedi o desarquivamento de um processo no TJ/DF e me pediram um prazo de quatro dias úteis." Ronaldo Ferreira Tolentino

"Sou advogada em Pernambuco e sempre que necessitei um processo desarquivado nunca foi imediatamente. O último processo que peticionei para desarquivar foi-me requerido o prazo mínimo de sete dias para o desarquivamento. Essa é minha experiência quanto a desarquivamento de processos em algumas comarcas de Pernambuco, prefiro acreditar que as comarcas que peticionei para desarquivamento sejam exceções à regra." Andresa Freita de Oliveira

"O prazo de cinco dias do RS é meramente estimativo. Na prática, os processos demoram pelos menos 20 dias para retornarem do arquivo centralizado ao cartório e, mais ainda, quando o processo precisa ser remetido ao interior. Dependendo da 'idade' do arquivamento, pode levar alguns meses ou até não ser encontrado." Marcos Souza

Migas

1 - STF - Efeitos previdenciários em concubinato de longa duração têm repercussão geral. (Clique aqui)

2 - STJ - Pedido de indenização de inválido laboral deve ser feito em até um ano. (Clique aqui)

3 - TJ/DF - Plano de saúde indenizará por não pagar tratamento de emergência a um dia do fim da carência. (Clique aqui)

4 - TJ/SC - Cliente que paga estacionamento deve ser ressarcido por furtos em veículo. (Clique aqui)

5 - TJ/SC - Extinção de ação não impede recebimento de honorários advocatícios. (Clique aqui)

6 - Lei de Sorocaba/SP proíbe som alto no interior dos ônibus coletivos. (Clique aqui)

Assessoria

O escritório Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados foi contratado pela Delta Engenharia para assessorar a empresa na licitação do Corredor Expresso Transolímpica, que vai ligar a Barra da Tijuca a Deodoro, no RJ. A equipe que assessora a empresa é formada pelos sócios Eduardo Nobre, Caroline Simionato e Mariana Nogueira. O projeto faz parte do compromisso da cidade do Rio para a Olimpíada de 2016. A obra será composta por um corredor rápido de ônibus articulados (BRT) e pistas para carros de passeio, que sem semáforos e cruzamentos prometem encurtar os deslocamentos no município.

Investigação

CNJ determinou retomada de investigação disciplinar contra o juiz de Direito Valério Andrade Porto. A decisão anula arquivamento determinado pelo TJ/PB no ano passado. O magistrado era investigado por suposto favorecimento a escritórios de advocacia com expedição de alvarás de valores significativos. (Clique aqui)

Anulada

CNJ anula pena de disponibilidade aplicada pelo TJ/RN ao juiz de Direito Eduardo Feld, da comarca de Santo Antônio/RN, em processo que analisava a saúde mental do magistrado. Os conselheiros entenderam que a penalidade não poderia ter sido aplicada pois se tratava de procedimento de avaliação de sanidade mental e não de processo disciplinar punitivo. (Clique aqui)

_____________

Gramatigalhas

O leitor Paulo Dawid envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Caro dr. José Maria da Costa, ocorre crase necessariamente na locução 'à vista' usada com o sentido oposto de 'a prazo'. Ou a acentuação é facultativa?"

E o leitor Romeu Agostinho Santomauro pergunta:

"Caro professor, qual a forma correta: 'Vendas à vista' (com crase) ou 'Vendas a vista' (sem crase)? Um grande abraço."

Se você também quer saber o que pensa a esse respeito o dr. José Maria da Costa, então clique aqui.

_____________

ISS de sociedades uniprofissionais

Uma recente mudança na legislação paulistana criou uma limitação ilegal para a adoção de regime especial de incidência do ISS, aponta o advogado Rogério Pires da Silva, do escritório Boccuzzi Advogados Associados. As sociedades uniprofissionais, que repassam a terceiros serviços relacionados à atividade da sociedade, passam a pagar o ISS à alíquota de 5% sobre o faturamento total, contrariamente ao regime previsto, que era calculado com base em um valor fixo por profissional habilitado. (Clique aqui)

Ponto comercial

Uma atividade comercial desenvolvida em um mesmo ponto ao longo de anos pode ser determinante para o valor de um imóvel, independentemente da valorização decorrente do mercado imobiliário local. E, para proteger o valor inerente ao ponto comercial, a legislação regula as locações de fins comerciais dentro de requisitos de tempo e forma que privilegiam o locatário, com dispositivos como a renovação compulsória e a indenização por prejuízos de mudança, explica a advogada Josiclér Vieira Beckert Marcondes, do escritório Katzwinkel & Advogados Associados. (Clique aqui)

Reforma do CDC

O advogado Leonardo Augusto P. Soares, do escritório Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados, mostra alguns dos dispositivos presentes no relatório produzido pela comissão de juristas encarregada de elaborar o anteprojeto de atualização do CDC, tais como superendividamento, mínimo existencial e comércio eletrônico. (Clique aqui)

EIRELI

As controvérsias e polêmicas da inovadora lei da EIRELI são tema de entrevista com o advogado Célio Celli, do escritório Gama Malcher Consultores Associados. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

iPad

Apple é acusada na Austrália de propaganda enganosa do novo iPad. (MI - clique aqui)

Voto popular

Irlanda realiza em 31 de maio referendo sobre tratado fiscal da UE. (MI - clique aqui)

DSK

Strauss-Kahn está envolvido em outro escândalo sexual. Advogados afirmam ser inexistente envolvimento dele em esquema de prostituição conhecido como hotel Carlton, mas o ex-diretor do FMI terá que provar sua inocência perante a Corte de Lille. (MI - clique aqui)

Estas e outras no Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

www.

Justiça argentina condenou o Google e o Yahoo! a pagar indenização a uma modelo que tinha sua imagem linkada a páginas de pornografia. (LA - clique aqui)

Energia

Uruguai assina acordo com Brasil para ampliar compra de energia. (LA - clique aqui)

_____________

Código Comercial

MJ realiza debate a respeito do PL 1.572/11, que institui um novo Código Comercial. Os interessados no tema podem participar da discussão até a metade do mês de maio. (Clique aqui)

TJ/AM

O desembargador Ari Moutinho foi eleito, por 11 votos a 8, o novo presidente do TJ/AM. O desembargador Luís Wilson Barroso tomará posse como vice-presidente do Tribunal e Yêdo Simões assumirá o cargo de corregedor-geral.

Lauda Legal

Se ao Judiciário cabe interpretar a Constituição para extrair de seu texto comandos para as situações concretas, quais as regras para essa interpretação ? Em "A Resposta Correta - Incursões Jurídicas e Filosóficas sobre as Teorias da Justiça" (254p.) o procurador da República em Minas Gerais Álvaro Ricardo de Souza Cruz oferece, a partir da História do pensamento jusfilosófico e de maneira brilhante, material para reflexão. Clique aqui para ler a resenha de Roberta Resende e ponha-se na torcida pelo exemplar. A cortesia da Arraes Editores premiará um filósofo migalheiro.

Semana Theotonio Negrão

Quer faturar um dos famosos clássicos do jurista Theotonio Negrão ? Migalhas premiará dois leitores, um com o "Código Civil 2012" (Saraiva - 31ª edição - 2.159.) ; e outro com o "Código de Processo Civil 2012" (Saraiva - 44ª edição - 2.177p.), atualizados por José Roberto F. Gouvêa, Luis Guilherme A. Bondioli e João Francisco N. da Fonseca. Concorra. (Clique aqui)

____________

Nomes de peso do mundo jurídico

Migalhas contará, a partir de amanhã, com mais um Fomentador de peso.

Clique aqui

____________

Fachadas

Na recepção do escritório de Monte Alegre de Minas/MG, as espadas-de-são-jorge protegem o ambiente. É o que diz a lenda acerca da herbácea. Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção Fachadas. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. (Clique aqui)

Ameaça de bomba

Um artefato foi encontrado na segunda-feira, p.p., no espaço destinado para o estacionamento de veículos oficiais em frente ao fórum da comarca de Suzano/SP. A eventual bomba foi examinada pelos policiais militares que constataram sua inocuidade.

Falecimento

Faleceu no último domingo, aos 79 anos, o desembargador do TJ/PI Antônio Almeida Gonçalves. Era formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí e foi promotor de Justiça antes de ingressar na magistratura.

Baú migalheiro

Há 177 anos, em 28 de março de 1835, por lei provincial desta data foi elevada à categoria de cidade a vila de São Salvador dos Campos. Pelo mesmo ato a vila da Ilha Grande foi elevada à categoria de cidade, com o nome de Angra dos Reis.

Sorteio

Fruto do trabalho de professores especializados, o "Vade Mecum Esquematizado - Analista Judiciário" (Rideel - 1.678p.), organizado por Gustavo Bregalda Neves e Kheyder Loyola, reúne as principais disciplinas do Direito para concursos de Analista Judiciário dos Tribunais Superiores, TJs, TRFs, TRTs, INSS e MPs. Concorra ao exemplar doado pela editora. (Clique aqui)

Lançamentos

Hoje, a Editora Atlas promove o lançamento de vários livros jurídicos. O evento será em Belo Horizonte, na Associação do Ministério Público de Minas Gerais (rua Timbiras, 2.928), às 19h.

A Editora Del Rey acaba de lançar a 18ª edição da obra "Direito Constitucional", do desembargador Kildare Gonçalves Carvalho. O livro inclui comentários sobre as recentes decisões do STF sobre o CNJ e a lei ficha limpa.

A Editora Campus Elsevier - Campus Jurídico acaba de lançar o livro "Imunidades Tributárias", de Elizabeth Nazar Carrazza e Daniel Moretti.

Migalhíssimas

Amanhã, em Campinas/SP, Werner Grau, do escritório Pinheiro Neto Advogados, participa do seminário "Política Nacional de Resíduos Sólidos", promovido pela iniciativa Pacto Global.

A FAAP de Ribeirão Preto/SP vai realizar amanhã, às 18h30, a palestra "A Importância do Planejamento Tributário no Brasil" com o advogado Rodrigo Forcenette, do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, e Ricardo Forcenette, da KND Consultoria e Treinamento. As inscrições podem ser feitas pelo site. As vagas são limitadas. (Clique aqui)

O escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados marca presença no "II Congresso Nacional de Gestão Pública", que acontece nos dias 3 e 4/4. O advogado da banca Floriano de Azevedo Marques Neto fará uma palestra no painel "PPPs como instrumento de flexibilização e eficiência da administração pública". O evento será realizado em Brasília/DF, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Os advogados Fernanda Vianna Stefanelo e Tasso Cipriano, do escritório Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais, participaram ontem do evento "Passivos Ambientais e os Contornos Legais das Responsabilidades da Empresa".

Administrativo

Estão abertas as inscrições para o "II Congresso Internacional de Direito Administrativo e Administração Pública", que será realizado de 23 a 25/4, em Brasília/DF. O evento promovido pelo Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP abordará o tema "Administração Pública, Estado de Direito e Efetividade da Constituição", sob a coordenação científica do ministro Gilmar Ferreira Mendes e do professor Jairo Schäfer. (Clique aqui)

Eventos

A Editora Lex promove o curso "Programa de Formação Interdisciplinar em Mediação Familiar" (clique aqui), de 30/3 a 15/12, em SP.

Eleitoral

De 2/4 a 28/5, às segundas-feiras, acontece o curso "Temas de Direito Eleitoral", oferecido pela sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público, em SP. (Clique aqui)

Auditoria

No dia 3/4, o Forum Cebefi realiza o curso "Auditoria Jurídica de Contratos", em SP. (Clique aqui)

Atualização

O curso "Gestão Fiscal e Tributária : Atualização" realizado pela EPD - Escola Paulista de Direito acontece de 4 a 25/4, em SP. (Clique aqui)

Cursos

A AASP realiza os cursos "Diálogos Entre o Direito de Família e o Processo Civil" (clique aqui), nos dias 9 e 10/4 e "Direito Coletivo do Trabalho Aplicado" (clique aqui), de 9 a 12/4, ambos em SP.

Vagas

Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela Central Prática Educação Corporativa para os seminários "Atuação do INSS nas ações regressivas" (clique aqui), no dia 10/4 e "Riscos acidentários na construção civil" (clique aqui), no dia 17/4, ambos em SP.

Contribuições

A FISCOSoft Editora oferece vaga-cortesia para o seminário "Contribuições destinadas à Seguridade Social (INSS), fiscalização e crimes previdenciários", no dia 11/4, em SP. (Clique aqui)

Direitos

"Os efeitos e direitos da morte no ambiente de trabalho" é o tema da palestra que será proferida às 18h do dia 3/4 pela professora Silvia Correia, no auditório da Caarj. Realizado pela Comissão de Justiça do Trabalho e pela ESA da OAB/RJ, o evento terá entrada franca.

Reunião

Nos dias 22 e 23/3, a ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial realizou sua primeira reunião de 2012, na Argentina. Além da discussão sobre o planejamento estratégico e outros assuntos internos, foi aprovado o ingresso de dois novos Aliados, Aczalaw - Abogados Centroamericanos Associados, da América Central, e André Xavier, Machado e Rímoli Advogados Associados, de Campo Grande/MS. Agora a ALAE soma 33 escritórios, presentes na maioria dos Estados brasileiros e dos países da América do Sul, além do México e em quase todos os países da América Central. Na mesma ocasião, no dia 22, foi promovido o simpósio "Oportunidades de Negócios no Brasil e América Latina".

Que sorte

Eventos : Os ganhadores das vagas-cortesia oferecidas pela Central Prática Educação Corporativa, no dia 3/4, são :

André Araújo e Alessandra Gutierro Navarro - "Riscos na Atividade Advocatícia" (Clique aqui)
Carlos Alberto Couto e Paulo Rabechini Amaral - "Direito Desportivo no Brasil"
(Clique aqui)

Lauda Legal : Lauro Soares de Souza Neto, advogado em Marília/SP, ganhou o título "Contratos" (2ª edição - 398p.), de Vera Helena de Mello Franco. (Clique aqui)

Sorteio de obra : A obra "Novos Estudos de Vitimologia" (Letra Capital - 151p.), organizada por Ester Kosovski, Heitor Piedade Junior e que tem a coautoria de Wanderley Rebello Filho, vai para Genaldo Pozzan da Silva, de Timbó/SC. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Olavo Bilac

Aluísio Azevedo

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

BA/Inhambupe
BA/Paripiranga
GO/Abadiânia
MA/Peri Mirim
MA/São João dos Patos
MG/Juvenília
MG/Miradouro
MG/Nova Resende
PA/São João do Araguaia
PE/Cedro
RN/Santo Antônio
SC/Santa Cecília
TO/Figueirópolis

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Sharp Questions In Court on Health Law Mandate"

The Washington Post - EUA

"Justices express doubts about health-care law"

Le Monde - França

"Découverte: l'aspirine serait un bon remède contre le cancer"

Corriere Della Sera - Itália

"Riforma elettorale, prima intesa"

Le Figaro - França

"Hollande-Sarkozy: lécart se resserre encore"

Clarín - Argentina

"Impulsan fuertes cambions en pareja, adopción y herencia"

Público - Portugal

"Governo estuda fim da cobrança de 50 euros nos atestados de deficiência"

Die Welt - Alemanha

"Euro-Krise: OECD fordert Billionen-Schutzwall"

The Guardian - Inglaterra

"Verdict on riots: people need 'a stake in society'"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"PT e Planalto se mobilizam para tentar ajudar Haddad"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Justiça de SP torna réus 14 acusados de fraudes no metrô"

O Globo - Rio de Janeiro

"PM começa a substituir o Exército no Alemão"

Estado de Minas - Minas Gerais

"O país do atraso"

Correio Braziliense - Brasília

"14º e 15º: Senado dá passo para acabar com o privlégio"

Gazeta do Povo - Paraná

"Lentidão da Justiça dificulta recuperação de dívidas no PR"

Zero Hora - Porto Alegre

"Multas cresceram 40% na Capital em 2011"

O Povo - Ceará

"Acusados de corrupção: De 11 secretários, 8 são presos por fraude em licitação"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Freio na tragédia das motos"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Carrefour
· Souza Cruz
· Telefônica
· Bradesco S/A

Escritórios :

· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado, Maronna, Stein e Mendes Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Palhares Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Preto Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saad Gimenes Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Scarponi Advogados
· Schalch Sociedade de Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Sergio de Magalhães Filho & Associados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Vanuza Sampaio, Luciano Volk e Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zeigler e Mendonça de Barros Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Randazzo
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Araújo Pinheiro Advocacia Criminal
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Advogados Associados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cassuli Advogados Associados
· Castellar Guimarães Advogados Associados 
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho, Costa, Alves e Zaclis Advogados
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Cosso Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Luca e Advogados Associados
· De Paula Advogados Associados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias Carneiro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Ernesto Borges Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini, Amary e Zakka Advogados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaiofato Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gomes Altimari Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licks & Machado Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Miguez de Mello Advogados

_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· IGD - Instituto Geodireito 
· IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Ling
· IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos Ltda.
· JEM Consultoria
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo 
· Page Personnel
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· Salomon, Azzi Recrutamento Jurídico
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sodepe Brasil
· Tedesco Tecnologia
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vitor Kümpel Cursos Jurídicos
· 2PRÓ Comunicação
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial 
· AMK Translation Services
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Arraes Editores
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software - Themis
· BHS Eventos Jurídicos e Consultoria
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEJ 11 de agosto
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro de Extensão Universitária (Instituto Internacional de Ciências Sociais - IICS)
· Centro Universitário UniSEB
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros 
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ
· Digital Lex
· Direito GV
· Editora Atlas
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Prudência
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· Eduk Brasil
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· IBRAM - Instituto Brasileiro de Mineração
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa

_____________

Clique aqui

para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR