INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 3.000

MIGALHAS nº 3.000

Quarta-feira, 14 de novembro de 2012 - Migalhas nº 3.000 - Fechamento às 3h00.

"É o sonho que mostra o caminho."

Goffredo Telles Jr.
(Clique aqui)

Editorial Migalhas

Nasceu, despretensiosamente, a 13 de novembro de 2000, o informativo Migalhas.

Polvilhadas com amor, as migalhas se espalharam. E tantas foram, que hoje alcançamos a venturosa edição de número 3.000.

No início, de modo incipiente, alguns lobrigaram neste veículo o nascimento de uma ágora do meio jurídico. E, de fato, não titubearam em dar seu apoio.

Lembrar destes momentos iniciais é recordar quantas madrugadas, quantas, se foram para que pudéssemos levar aos migalheiros a informação da melhor maneira.

Tal dedicação granjeou leitores, de modo que as migalhas agora fazem parte do dia a dia de muitos profissionais.

E é a todos os migalheiros, companheiros diários, que vão nossos agradecimentos por estes 3.000 informativos.

Por tudo, e por todos, valeu e continua valendo cada migalha.

www.migalhas.com.br

Reflexões

Assim como todas as datas redondas, esta (3 mil edições e 12 anos de Migalhas) também merece reflexões.

Goffredo da Silva Telles Junior

Migalhas nasceu de um sonho, cuja realização só foi possível graças ao incentivo de muitas pessoas, entre elas o saudoso Mestre Goffredo da Silva Telles Junior. Em verdade, a concepção deste matutino se deu ao redor de sua mesa. Ao Mestre, com carinho, dedicamos estas três mil migalhas - e as próximas cinco, dez, quinze mil que estão por vir. (Clique aqui)

Há 12 anos

Em 13 de novembro de 2000, despretensiosamente, circulava - para alguns poucos amigos - o primeiro número do informativo Migalhas. Hoje, nosso poderoso rotativo continua sendo remetido para os amigos. Mas agora são milhares, centenas de milhares de queridos migalheiros. Obrigado a todos pela companhia diária. Nos próximos 12 anos, estaremos juntos !

1.000

O número 1.000 do nosso querido informativo circulou no dia 1º de setembro de 2004. (Clique aqui)

2.000

No dia 8 de outubro de 2008, circulava o informativo Migalhas 2.000. (Clique aqui)

3.000

Era madrugada, quando a rubra barra do céu empurrava para o outro canto o negrume da noite. Os pássaros cantavam no mesmo ritmo das rotativas de nosso imponente parque gráfico. Começava assim a manhã migalheira. Nascia esta edição, a de número 3.000. Assista, em vídeo, como foi. (Clique aqui)

_____________

3.000, 2.999, 2.998....

"Não há alma que possa viver sem saudades. Lembrar é viver e reviver. A certeza do hoje nasce da lembrança do ontem : um homem sem recordações seria uma pedra inerte..." Seguindo o ensinamento de Olavo Bilac, passamos, nas próximas notas, a recordar algumas passagens migalheiras. Com efeito, este informativo colecionou algumas curiosidades ao longo destes 12 anos de fecunda existência.

Aforismos fora de hora

Como bem sabem os migalheiros, nosso rotativo, desde seu primeiro número, inicia suas edições com pensamentos, máximas, aforismos ou coisas assim. É a regra que, como tal, prova-se pela exceção. Aliás, em duas ocasiões as frases não encimaram a edição : em 28 de fevereiro de 2005, Migalhas 1.116 (clique aqui) ; e em 7 de novembro de 2005, Migalhas 1.288 (clique aqui).

Lirismo

Não raro, nosso poderoso rotativo viu-se aberto com versos. É o inerente lirismo de nossa redação. Por exemplo, no dia dos namorados de 2002, os leitores se maravilharam com um encantador soneto de Camões. (Migalhas 451 - 12/6/02 - clique aqui)

Inspiração

E quem diria que seríamos também inspiradores de um dos maiores poetas brasileiros, o saudoso Olavo Drummond :

MIGALHAS

MIGALHAS,- retrato quente,
De corpo inteiro de uma classe,
Encanta o labor da gente
Esse presente que nasce

E, nascendo, veio à mesa
Do Direito, que a exalta,
Trouxe a todos certeza,
Do quanto fazia falta...

Advogados e juristas,
De consagradas conquistas,
Celebram forte união

Com a mestra do Céu, MIGALHAS,
Que, diariamente, sem falhas,
Nos moderniza a lição...

______________

Devaneios

Era início de 2002, quando o TSE publicava resolução que determinou a verticalização das coligações partidárias para as eleições daquele ano. A questão suscitou muitas dúvidas. Para esclarecê-las, produzimos uma onírica entrevista com o baiano Rui Barbosa. (Migalhas 386 - 1/3/2002 - clique aqui)

Reciprocidade

Em 12 de janeiro de 2004 (Migalhas 840) fomos obrigados a incomodar o conselheiro Rui mais uma vez. Na ocasião, um juiz mato-grossense determinou que os norte-americanos fossem identificados ao entrar no Brasil, em resposta à idêntica determinação dos EUA. (Clique aqui)

Custas judiciais

Em abril de 2002, Migalhas realizou a primeira pesquisa (de uma série anual) sobre a disparidade das custas judiciais nos Estados brasileiros (Migalhas 424 - 26/4/02 - clique aqui). Verificou-se que o RN tinha as menores custas. No levantamento realizado este ano (Migalhas 2.951 - 3/9/12 - clique aqui), o DF ficou na honrosa lanterna. Em todas as análises, a PB ocupa do demeritório primeiro lugar, com as custas mais altas do país.

Novo Código

2003 foi cheio de mudanças. Dia 11 de janeiro começou a vigorar o novo compêndio civil.

"Rui Barbosa, oitenta anos depois"

Em 28 de fevereiro de 2003 (Migalhas 629), para relembrar os 80 anos da morte de Rui Barbosa, seu conterrâneo e também jurista Rubem Nogueira escreveu especialmente para os migalheiros um emocionante artigo sobre os últimos dias de nossa "Águia de Haia". (Clique aqui)

Velozes e furiosos

Um Ômega blindado rendeu um verdadeiro filme de ação, acompanhado cena a cena pelos migalheiros durante três anos. O protagonista da saga digna de Hollywood pertencia ao então ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, e foi roubado em 2003. O drama teve final feliz. A equipe de nosso amado Diretor localizou o possante e devolveu a res furtiva mais conhecida do país a seu verdadeiro dono. (Clique aqui)

Calendário causídico

As semanas do Onze de Agosto sempre foram motivo de celebração nestas páginas virtuais. De penduras a estudantadas, não faltaram saborosas histórias. (Clique aqui)

Em obras

2004 iniciou-se com o debate sobre a reforma do Judiciário. No dia 31 de dezembro do mesmo ano era sancionada a EC 45.

Recuperação

Em 9 de fevereiro de 2005, Lula sancionou o projeto da lei de falências.

2005

Lula presidente do Brasil - e investigado por corrupção ; Severino presidente da Câmara - explicando um "mensalinho" ; Ômega do ministro da Justiça roubado ; Maluf preso...

Um pouco de história

Do imponente projeto arquitetônico aos atuais números, o TJ/SP é um monumento jurídico. Em uma matéria especial, apresentamos um pouco da história do Tribunal bandeirante. (Migalhas 1.274 - 17/10/05 - clique aqui)

Honorários

Questão que sempre volta à pauta é a que trata do arbitramento dos honorários advocatícios. Por isso, em 2005, divulgávamos parecer de Noé Azevedo e Licinio Silva sobre a questão dos honorários. (Migalhas 1.197 - 28/6/05 - clique aqui)

"Miguel Reale tridimensional"

Para homenagear os 95 anos de Miguel Reale, produzimos em 4 de novembro de 2005 uma edição tridimensional. (Migalhas 1.287 - 4/11/05 - clique aqui)

Herança

Em 13 de dezembro de 2005, o informativo Migalhas era aberto com o poema "A estrela dos magos", de Fagundes Varella. E o citávamos para apresentar aos leitores um texto de um antigo aluno das Arcadas, assim como fora o poeta Varella, que narrava uma ingrata herança deixada pelo autor do "Cântico do Calvário". Veja, ao final do informativo Migalhas 1.312, do que se trata. (Clique aqui)

"Na floresta dos homens esquecida"

Falando em poeta das Arcadas, alguns acadêmicos do Largo de S. Francisco foram à praça da República, em SP, e - à sorrelfa - resgataram o que, segundo eles, pertencia por Direito às Arcadas (Migalhas 1.421 - 26/5/06 - clique aqui). O Centro Acadêmico XI de Agosto colocou um ponto final na campanha "Volta, Álvares!", lançada em 2005. Os alunos, alegando má conservação do busto do poeta Álvares de Azevedo, localizado desde 1907 na praça da República, resolveram resgatar a herma e "devolvê-la" ao largo. A propósito da herma, ainda há quem duvide : trata-se de Varella ou Azevedo ?

Para o alto, e avante

No verão de 2006 (Migalhas 1.346 - 1º/2/06), bateu asas e voou pela primeira vez nosso repórter alado : dr. Pintassilgo. Desde então, ele já visitou dezenas e dezenas de comarcas brasileiras. (Clique aqui)

"Histórias & Sebos"

Em junho de 2006 (Migalhas 1.429), Migalhas apresentou um documentário sobre o alfarrábio de Luiz de Oliveira Dias. (Clique aqui)

Maria da Penha

Entra em vigor no dia 22/9/06 a lei 11.340 que, entre as disposições, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

CPC

No dia 7 de dezembro de 2006 (Migalhas 1.552), veiculamos uma importante mudança legislativa do ano : a lei 11.382, que alterou o Processo de Execução no CPC.

48 horas com o Desembargador

Na madrugada de 18 de fevereiro de 2008, antes do sol pensar em surgir, um redator amanheceu na residência do desembargador paulista Ruy Coppola com a missão de acompanhá-lo por 48 horas. A equipe deste poderoso rotativo documentou e transmitiu a seus leitores todos os acontecimentos dos dois dias de incansável trabalho. (Clique aqui)

Maison d'Aarrêt

Em maio de 2008, enviamos um redator ao velho mundo para visitar as instalações onde estava "hospedado" monsieur Cacciola, em seu endereço na "Maison d'Aarrêt" de Mônaco. Clique aqui e reveja.

Imprensa

Depois de quatro lustros, o STF entendeu que a lei de imprensa é inconstitucional (Migalhas 2.133 - 4/5/09).

Auríferas badaladas

Num mineiro vilarejo setecentista, primeiro povoamento do triângulo mineiro, há uma antiquíssima capela (Migalhas 2.177 - 7/7/09 - clique aqui). Há alguns anos, correndo o boato de que o sino ali instalado era de ouro, jovens ambiciosos protagonizaram um cinematográfico roubo. Veja a inacreditável história, pelos autos do processo crime, envolvendo o vilarejo do Desemboque, terra natal do ator Lima Duarte. (Clique aqui)

"Os Sertões"

No dia 15 de agosto de 2009, completava-se os 100 anos da morte do genial autor de "Os Sertões", Euclides da Cunha. Em homenagem ao centenário de morte do escritor, iniciamos a uma série de matérias retratando as ligações do escritor com o meio jurídico. (Clique aqui)

O tempora, o mores !

Tiramos de nossos fabulosos arquivos um interessante discurso proferido pelo jurista Noé Azevedo com oportunas observações a respeito da crise no Judiciário. (Migalhas 2.197 - 4/8/09 - clique aqui)

Graça Aranha

Durante duas semanas, no findar de 2009, descotinvamos este vibrante matutino com frases de Graça Aranha (Migalhas 2.260 - 4/11/09). O autor de Canaã, formado em Direito, foi magistrado e diplomata. Cumprindo a literária missão migalheira de alumiar e relembrar nossos grandes juristas-literatos, trouxemos algumas matérias especiais. Elas mostram o universo jurídico catado dentro da obra do maranhense Graça Aranha. (Clique aqui)

Trajetória de um gênio

A redação deste poderoso rotativo fechou 2009 mergulhando na vida e na obra de um dos mais geniais escritores portugueses. Tudo isso com o objetivo de preparar uma série imperdível sobre Eça de Queirós. (Clique aqui)

"Meu Deus, mas que cidade linda"

Em 2010, nossa capital Federal completava 50 anos. Trouxemos aos leitores três artigos de migalheiros juristas contando curiosidades brasilienses : Roberto Rosas (clique aqui), Luiz Carlos Bettiol (clique aqui) e Pedro Gordilho (clique aqui).

Dr. Alencar

Em 2010, veiculamos as passagens jurídicas mais emocionantes da vasta obra de um dos maiores expoentes da literatura brasileira : José de Alencar. (Clique aqui)

Carpinteiro

Num emocionante documentário, os migalheiros puderam conhecer a alma de carpinteiro do advogado Luiz Carlos Bettiol (Migalhas 2.598 - 29/3/11- clique aqui)

Vale a pena ver de novo

Acompanhamos, em junho de 2011, a primeira novela em Migalhas. Adaptada do romance "Casa de Pensão", de Aluísio Azevedo, a trama atingiu recorde no ibope migalheiro. (Clique aqui)

Diga-me

Jornalista tarimbado, José Nêumanne Pinto lançou em agosto de 2011 o livro "O Que Sei de Lula". Em entrevista exclusiva concedida aos colunistas José Marcio Mendonça e Francisco Petros, o autor fala da vida do (ex ?) presidente, apresentando picantes fatos que pouca gente tem conhecimento. Para rever, clique aqui.

Estrelas

Em fins de 2011, fizemos uma série especial sobre a vida de Olavo Bilac. (Clique aqui)

Tributo ao grande tribuno

No início deste 2012, deu-se o centenário de Evandro Lins e Silva. Quem nos ajudou a homenageá-lo foi o criminalista Tales Castelo Branco (clique aqui).

Migalhas em cordel

"No dicionário está dito que 'migalhas' são apenas uns pedacinhos de nada, umas porções bem pequenas, de biscoito, bolo ou pão que às vezes caem no chão e até no prato da gente. Mas é bom não esquecer que a palavra pode ter sentido bem diferente". Para nos mostrar o mais importante significado da palavra "migalhas", o escritor, compositor e juiz Federal Marcos Mairton nos presenteia com um cordel de sua autoria e ilustrado por ninguém menos do que J. Borges. (Clique aqui)

J. Borges

Falando em J. Borges, veja o inédito documentário sobre o famoso xilogravurista pernambucano. (Clique aqui)

Trincheira bandeirante

Espingardas, capacetes, mísseis e a célebre "matraca" ; condecorações e selos comemorativos ; os anéis doados para o "bem de São Paulo" : esse era o cenário do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP, em julho deste ano. Eram os 80 anos da guerra dos paulistas, a revolução de 1932. (Clique aqui)

Mensalão

Em tempos de mensalão, não custa recordar texto de Manuel Alceu Affonso Ferreira falando da cordialidade forense. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

Do you speak english ?

Na primeira sexta-feira de agosto de 2003, circulava uma notícia auspiciosa para os leitores de dentro e fora de terras tupiniquins : a chegada do Migalhas International. A primeira edição do MI circulou em 6 de agosto de 2003 (Migalhas 735 - clique aqui). Editado por Michael Ghilissen, muitas foram as ocasiões, nestes anos, em que o Migalhas International se antecipou à mídia nacional, divulgando com pioneirismo fatos globais da mais alta relevância nos âmbitos judiciário, político e econômico.

Carta do editor

"It does not seem as if 3,000 editions of Migalhas have already elapsed. Migalhas ushered in the legal in formation in Latin America ten years ago and created a new genre that has attracted a considerable number of new readers in law, business and government worldwide. Not only the newsletters, but the TV shows, the books and the events made Migalhas a valuable and engaging place for the lively and accurate debate of the important issues. What a joyous occasion to celebrate a great achievement! I still remember the first time I met you in Sao Paulo to discuss how we could launch Migalhas International, and the very first team of editors and journalists at Migalhas. What a ride! Miguel Matos, for the power of your vision, and your continued success, you have my deepest appreciation and highest accolades." Michael Ghilissen, editor de Migalhas International

Hablas español ?

Em 12 de julho de 2007 (Migalhas 1.694 - clique aqui), o informativo trazia notícias dos países hermanos, a partir da edição do Migalhas Lationamérica.

_____________

Excentricidade

Receitas culinárias e de relacionamentos, aulas de computação e convite para um churrasco : nossos repórteres já encontraram de tudo um pouco nos processos mundo afora. Em uma matéria especial, algumas destas pérolas jurídicas. (Clique aqui)

Ela, sempre ela

O sol pode ser imponente, mas quem faz brilhar os olhos de nosso amado Diretor é a Lua, com toda sua exuberância. Muitos foram os informativos escritos sob seus aupícios. (Clique aqui)

Pique-pique

Os leitores cadastrados no site recebem, no dia de seus aniversários, uma edição extra, com um breve texto contando como nasceu, entre os estudantes das Arcadas, o tão cantado "é pique-pique, é pique-pique". Se você ainda sabe, clique aqui.

Mandinga

Muitas são as crendices migalheiras. O espiritual, o misterioso e o simbólico permearam diversas notas ao longo destes três mil informativos. Para quem acredita, ou é curioso o suficiente, confira as superstições - cruze os dedos e clique aqui.

Festa

Novembro de 2012 entra para a história de Migalhas com as celebrações dos doze anos do informativo e a edição de número 3.000. E os migalheiros já deram início às comemorações, com mensagens carinhosas que fazem parte da história deste nosso vibrante matutino. (Clique aqui)

Mesuras

Agradecemos aos leitores Claus Nogueira Aragão, José Carlos Madia de Souza e Elisabeth Lewandowski Libertuci, que já nos enviaram felicitações pelos 12 anos e 3.000 edições de Migalhas. Agradecemos ainda os leitores Eduardo Boccuzzi, Pedro Paulo Wendel Gasparini e Cesar Asfor Rocha, que nos felicitaram pessoalmente pela data. E, por fim, dedicamos esta edição à leitora Daniela Teixeira, cujos encantadores olhos verdes inspiraram estas migalhas.

Baú Migalheiro

Há 6 anos, 11 meses e 8 dias (6 de dezembro de 2005) veio à baila a primeira nota intitulada "baú migalheiro" (Migalhas 1.307). Na ocasião, contávamos que Clovis Bevilaqua, em carta dirigida ao presidente da República, Marechal Hermes da Fonseca, respondendo ao convite que recebera para fazer parte do STF - "a maior expressão da Justiça organizada do país, a representação superior de um dos três poderes em que a Constituição dividiu a soberania nacional" - (como se expressou), - reconhecendo que o feitio de seu espírito melhor se acomodava com as posições de menos relevo, declina do honroso convite, preferindo continuar como consultor jurídico do ministério das Relações Exteriores, onde, aliás, a consciência lhe dizia que sua atividade poderia não ser de todo inútil à Pátria.

Balanço

Alguns números migalheiros :

  • 197.891 migalhas nos informativos
  • 32.931 matérias produzidas
  • 43.077 cartas veiculadas
  • 8.397 artigos publicados
  • 9.456 eventos divulgados
  • 9.313 livros sorteados
  • 631 informativos Migalhas Latinoamérica
  • 1.248 informativos Migalhas International
  • Um punhado de leitores

Direto da Redação

Contabilizamos as chibatadas (todas merecidas) aplicadas aos faltosos redatores : 53.353 até o momento. Isto é, 53.354, 53.355, 53.356, 53.357, 53.358...

_____________

Bom feriado a todos !

_____________

Migalhas também é cultura !

Olavo Bilac

Aluísio Azevedo

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Carrefour
· Souza Cruz
· Telefônica
· Bradesco S/A

Escritórios :

· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Caiafa Advogados
· Cais, Doniak, Rangel Ribeiro & Matta Nepomuceno Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cassuli Advogados Associados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho, Costa, Alves e Zaclis Advogados
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· DDSA - De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Luca e Advogados Associados
· De Paula Advogados Associados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Ernesto Borges Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Espinela, Graça e Belmonte Advogados
· Fachin Advogados Associados
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini, Amary e Zakka Advogados
· Figueiredo & Ranña Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Galera Mari Advogados Associados
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Glézio Rocha Advogados Associados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Knopfelmacher Advogados
· Kufa Sociedade de Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Libertuci Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Leonardos & Cia.
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Mitico & Sigliano Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Palhares Advogados Associados
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pereira Neto | Macedo Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Portugal Ribeiro & Navarro Prado Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Preto Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· R. S. Valverde Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis & Lundgren Advogados
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
· Rocha, Calderon e Advogados Associados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Schalch Sociedade de Advogados
· Schreiber Domingues Cintra Tavares Lins e Silva Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Sica, Tangerino, Quito Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Valmir Pontes, Licurgo e Teles Advogados
· Vanuza Sampaio, Luciano Volk e Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Átila Machado & Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Advogados Associados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados

_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro Universitário UniSEB
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ
· CEU-IICS Escola de Direito
· Digital Lex
· Direito GV
· Editora Atlas
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· ER Officer Gestão e Assessoria Paralegal
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· Fence Consultoria Empresarial Ltda.
· FGV DIREITO RIO
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· IGD - Instituto Geodireito
· IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· IOB Informações Objetivas Publicações Jurídicas Ltda.
· JEM Consultoria
· Macdata Tecnologia
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Rede Juris
· Robert Half
· Salomon, Azzi Recrutamento Jurídico
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Target English
· Tedesco Tecnologia
· Thomson Reuters - FISCOSoft
· TOP PRIME
· TradJuris
· Tupi Consultoria
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VFK Cursos Jurídicos
· Winner Idiomas
· 2PRÓ Comunicação
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· AMK Translation Services
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Arraes Editores
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Jurimetria - ABJ
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEJ 11 de agosto
· Central Prática Educação Corporativa
· CEO Treinamentos

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR