INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 3.340

MIGALHAS nº 3.340

Quarta-feira, 2 de abril de 2014 - Migalhas nº 3.340 - Fechamento às 9h13.

  

"A economia outra coisa não é que a acumulação e a aplicação inteligente dos rendimentos da nossa fazenda e do nosso trabalho. A economia nasce, pois, da renda, e tem por fim produzir renda."

Rui Barbosa

(Clique aqui)

FGTS

O STF vai decidir a constitucionalidade da correção dos depósitos do FGTS no período de 1999 a 2013 pelos índices estabelecidos para a correção da caderneta de poupança. A decisão do Supremo atingirá milhões de pessoas país afora e, reconhecendo a relevância da matéria e manifestando admiração com o "tamanho do prejuízo alegado pelo requerente", o relator, ministro Barroso, decidiu submeter o caso diretamente ao plenário. Entenda os fundamentos da ação e os valores que estão em jogo em tema tão caro aos trabalhadores. (Clique aqui)

Fim da festa

O ministro JB determinou que as autoridades do DF acabem com as alegadas regalias concedidas a condenados na AP 470 que estão presos em Brasília. Na decisão, JB afirma que o governador do DF, Agnelo Queiroz, "em atitude de claro desdém para com a autoridade judicial (...) deu indicação clara da sua falta de disposição para determinar a apuração dos fatos narrados e oferecer solução para o problema posto". Veja na íntegra. (Clique aqui)

Novo ministro

Ontem, enquanto as rotativas deste informativo estavam a todo vapor, a presidência do STJ se dignou a informar os nomes dos desembargadores Federais que concorrem à vaga da ministra Eliana Calmon. Veja quem são os candidatos. (Clique aqui)

Lei anticorrupção

Em vigor desde 29/1, a nova lei anticorrupção dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública. Na ágora migalheira, diversos especialistas abordaram a novel normatização, destacando diferentes aspectos. Confira. (Clique aqui)

Mais sobre o tema

Avizinha-se a realização do seminário "Nova lei anticorrupção : regulamentação, programas de compliance e cooperação". O evento, promovido por Migalhas, reunirá, no dia 7/4, renomados nomes. Como ouvintes, representantes das maiores empresas do país. Restam minguadas vagas. (Clique aqui)

Produtividade magistral

Os 17 mil magistrados brasileiros finalizam, em média, 1.628 processos por ano. Dados são resultado de estudo do CNJ. Veja em gráficos os índices de produtividade de Suas Excelências. (Clique aqui)

Júri

O plenário do STF irá analisar a possibilidade de interpretação do artigo 421 do CPP de modo a permitir que eventuais recursos ao STJ, e mesmo ao STF, não impeçam o julgamento do acusado pelo Tribunal de Júri. (HC 119.314)

Aposentadoria especial

Ministro Barroso indeferiu antecipação de tutela em ação na qual a Ajufe pleiteia o direito da categoria à aposentadoria especial. A entidade argumenta que o exercício da magistratura configura atividade de risco. (Clique aqui)

Equiparação salarial

Um biólogo que prestava serviço terceirizado na Companhia Riograndense de Saneamento teve reconhecido o direito de receber diferenças remuneratórias decorrentes da equiparação salarial com empregado público que desempenhava as mesmas atividades. Decisão é da 5ª turma do TST. O escritório Alino & Roberto e Advogados atuou na causa pelo trabalhador. (Clique aqui)

Transexual

Um transexual conseguiu alterar seu nome de "James" para "Nicole" antes de realizar a cirurgia de mudança de sexo. A decisão do TJ/SP, relatada pelo desembargador Ênio Zuliani, considerou que "o desajuste social persiste e incomoda o sujeito que se vê forçado a agir contra preconceitos e discriminações, com ou sem cirurgia, sendo que a mudança de nome é, entre todas as figuras terapêuticas não incisivas, aquela que mais coopera para a sua própria aceitação e interação no ambiente em que vive, porque constitui um reconhecimento oficial de sua especialidade". (Clique aqui)

Perigo vermelho

"Bombou" nas redes sociais vídeo de uma aula na Faculdade de Direito da USP em que alunos protestam durante discurso intitulado "Continência a 1964", escrito e lido por um lente da Academia. Veja o vídeo. (Clique aqui)

Estudantada

Na semana passada, alunos das Arcadas encenaram com o ministro Lewandowski a passagem da "chicana", famosa cena do julgamento do mensalão protagonizada pelo ministro JB. Espirituoso, o professor, ora ministro, embarcou na estudantada (clique aqui).

_____________

Gramatigalhas em vídeo

"Com as recentes alterações na ortografia, o acento agudo em pára (verbo) foi abolido, ou continua existindo?" O professor José Maria da Costa esclarece a dúvida da leitora na coluna Gramatigalhas em vídeo de hoje. (Clique aqui)

Manual de Redação Jurídica

Verdadeira bíblia para todos os que pretendem escrever e falar com correção, o colunista de Migalhas José Maria da Costa explica na 5ª edição do clássico "Manual de Redação Jurídica" centenas de dúvidas da língua pátria. (Clique aqui)

Apoio

A coluna Gramatigalhas conta com o apoio da Thomson Reuters - selo editorial Revista dos Tribunais. Conheça o livro "Jurisdição Constitucional e Decisão Jurídica", do grande autor Lênio Luiz Streck. (Clique aqui)

_____________

Condenação

A 6ª turma do STJ manteve decisão que condenou Luiz Estevão de Oliveira Neto à pena de quatro anos e dois meses de prisão, em regime inicial semiaberto, por crimes contra a ordem tributária. (Processo: REsp 1.378.555)

Porandubas políticas

Na política, segundo Gaudêncio Torquato, o ambiente está esfumaçado. O motivo é a avaliação da presidente Dilma, que caiu sete pontos. Para o colunista, se a inflação estourar e começar a faltar alimentos nas gôndolas de supermercados, Lula vai ter que entrar em ação. (Clique aqui)

MP 627

Câmara aprovou a exclusão de disposições consideradas "matérias estranhas" inseridas na MP 627. O primeiro trecho excluído previa a isenção da taxa de inscrição para o exame da OAB paga pelos bacharéis em Direito, e o outro trecho previa alteração em artigos do Código de Trânsito Brasileiro.

Catálogo de Escritórios

O Catálogo de Escritórios reúne bancas espalhadas Brasil afora. Conheça a seção e visite o escritório Amaral Rocha Sociedade de Advogados, na cidade de São Paulo/SP. (Clique aqui)

Migas

1 - TJ/SP mantém condenação de emissora de TV que veiculou imagens de duas mulheres identificadas como garotas de programa. (Clique aqui)

2 - TJ/RS - Farmácia pagará pensão vitalícia por vender medicamento errado. (Clique aqui)

PIS e Cofins

A advogada Valdirene Lopes Franhani, do escritório Braga & Moreno Consultores e Advogados, assinala que a MP 627/13, que aguarda votação e conversão em lei, promete inaugurar uma nova fase de discussão no Judiciário acerca da base de cálculo a ser observada para o PIS/Cofins. (Clique aqui)

Tributos

"Há um ponto de grande divergência entre o fisco e os contribuintes quando os juros sobre o capital próprio é pago à pessoa jurídica", salienta o advogado Fabio Di Carlo, do escritório Roncato Advogados. Veja a íntegra. (Clique aqui)

Atraso em obras

O efeito coletivo das decisões judiciais envolvendo atraso de obras é abordado pela advogada Priscilla Chater, do escritório Martorelli Advogados. Para ela é "de extrema importância que os tribunais, sensíveis ao cenário atual, facultem o pagamento de quaisquer indenizações somente após a entrega das chaves ou mesmo o abatimento de eventual saldo devedor" para evitar a dissolução do negócio jurídico. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas Mundo

Ucrânia

OTAN anuncia que vai suspender "toda cooperação prática militar e civil" com a Rússia devido à ocupação e anexação da região ucraniana da Crimeia. (MI - clique aqui)

Medo do apagão

Bolívia e Brasil instalam mesa de diálogo para definir novo contrato de gás para termoelétrica de Cuiabá. (LA - clique aqui)

Equador - Brasil

Legisladores brasileiros visitaram o Equador para elaborar uma agenda de trabalho conjunto sobre diversos assuntos bilaterais. (LA - clique aqui)

Empréstimos

Banco Interamericano de Desenvolvimento irá duplicar empréstimos a países emergentes como Brasil e China. (LA - clique aqui)

_____________

Nomes de peso

A partir de amanhã Migalhas contará com mais um Apoiador de peso !

Clique aqui.

_____________

Mural

Agora você também pode conferir diretamente no site da seção Correspondentes a lista de cidades nas quais precisamos imediatamente de profissional e ainda não há ninguém cadastrado. Por meio do site você ainda pode se candidatar a realizar diligências nestas comarcas. Basta clicar na cidade em que possui disponibilidade e preencher os seus dados. Confira esta novidade e cadastre-se. (Clique aqui)

Sorteio - Lauda Legal

Preparem-se, estudantes de todo o Brasil, que a resenha de hoje trata da obra "Curso de Direito Penal Brasileiro" (1.630p.), o consagrado manual de autoria do professor Luiz Regis Prado, Érika Mendes de Carvalho e Gisele Mendes de Carvalho, que nesta 13ª edição reúne parte geral e especial em um só volume. Torçam ! Ao final da resenha de Roberta Resende a Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais, oferece um exemplar para sorteio ! (Clique aqui)

Fachadas

O cenário urbano pode ser notado na fachada espelhada do escritório da capital gaúcha, Porto Alegre. Visite a seção Fachadas e conheça os frontispícios das bancas de advocacia do Brasil e do mundo. (Clique aqui)

Direito Florestal

O MDA - Movimento de Defesa da Advocacia vai criar a Comissão de Direito Florestal, que será presidida pelo advogado Aldo de Cresci Neto (Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados). De acordo com o órgão, a criação dessa comissão se justifica na medida em que há intensa produção legislativa em torno de um futuro Código Florestal.

Futebol

O escritório Dias Carneiro, Arystóbulo, Flores, Sanches e Thomaz Bastos Advogados, ao lado da banca espanhola de Uría Menéndez - Proença de Carvalho, assessorou o time chinês Shandong Luneng na formação da primeira academia de intercâmbio de futebol na América Latina. O centro está localizado em Porto Feliz/SP e conta com cinco campos de futebol, alojamento, fisioterapia, restaurante e ginásio. A academia já será utilizada na Copa do Mundo. A operação foi assinada no último dia 18 e deverá ser concluída na próxima semana. Atuaram no caso os advogados Thiago Flores, Gustavo Junqueira e Matheus Grande.

Mudança

O escritório Átila Machado & Advogados uniu-se aos experientes advogados Luiz Augusto Sartori de Castro e Leonardo Leal Peret Antunes, ambos oriundos de festejadas bancas paulistanas, para formar o MCP| advogados - Machado, Castro e Peret especializado em Direito Penal. A advogada Maria Carolina de Moraes Ferreira, que já era integrante do escritório, também foi elevada à condição de sócia. (Clique aqui)

Reforço

O advogado Mário Henrique de Barros Dorna passa a integrar a equipe de infraestrutura do escritório Edgard Leite Advogados Associados. Ele vai atuar em temas ligados a licitações, contratos administrativos, concessões e PPP.

Brasil-Japão

O professor Newton Silveira, do escritório Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados, foi eleito Presidente do IDCBJ - Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão.

Tributário

A partir de abril, o escritório Fleichman Sociedade de Advogados passa a atuar também na Área Tributária, sob a liderança de Marcelo Yugue, novo sócio da banca.

TJ/AM

A desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo foi eleita ontem presidente do TJ/AM. É a segunda mulher a ser eleita presidente da Corte. O desembargador Aristóteles Lima Thury foi eleito para vice-presidência e o desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes será o corregedor. A posse é no dia 4/7.

Missa

Serão realizadas duas missas de 7º dia em sufrágio da alma do advogado Newton Pessoa da Costa (OAB/MG 21.370). Em BH, a celebração ocorrerá amanhã, às 19h, na Paróquia Santa Efigênia dos Militares (rua Álvares Maciel, 223, Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG). Em Guanhães, a missa está prevista para sexta-feira, também às 19h, na Igreja Matriz - Paróquia São Miguel (Praça JK, Guanhães/MG).

Baú migalheiro

Há 89 anos, no dia 2 de abril de 1925, entrou em vigência o Código do Processo Civil e Criminal do Distrito Federal, então Rio de Janeiro, promulgado pelo decreto 16.752, de 31 de dezembro do ano anterior.

Sorteio

A obra "Decisão Judicial e Discricionariedade" (Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais - 221p.), de Carmen Ligia de Andrade Nery, do escritório Nery Advogados, analisa o poder discricionário dos juízes sob o âmbito das sentenças determinativas. O livro foi oferecido pela autora. (Clique aqui)

Lançamento

Hoje, o Insper Instituto de Ensino e Pesquisa lança a "Revista de Direito Empresarial ReDe", coordenada pelo professor Haroldo Verçosa, do escritório Mattos Muriel Kestener Advogados. O evento será em SP, no auditório Steffi e Max Perlman do Insper, a partir das 18h45. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Hoje, Godofredo Mendes Vianna e Iwam Jaeger Jr., do escritório Kincaid | Mendes Vianna Advogados, serão, respectivamente, palestrante e moderador da conferência "Novo Código Comercial Marítimo", que será realizada durante a Intermodal South America, em SP. (Clique aqui)

Hoje, às 13h30, o advogado Rubens Decoussau Tilkian, do escritório Decoussau Tilkian Advogados, participa ao vivo do programa JC Debate, na TV Cultura. Mediado pela jornalista Adriana Cimino, ele representará a OAB, como vice-presidente da comissão do Exame de Ordem, na discussão do tema "Exame da Ordem dos Advogados do Brasil - importância, constitucionalidade, projetos de lei que tentam acabar com o Exame, baixo índice de aprovação etc.", com o presidente da Associação Nacional dos Bacharéis, Carlos Schneider, que defende o fim do exame.

O escritório Boccuzzi Advogados Associados irá organizar e sediar o "Business Meeting" do Consórcio Internacional de Direito Empresarial. O evento será realizado em SP, de 3 a 6/4, e terá a presença de membros de países como França, China, México, Palestina, Austrália, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e Espanha.

Cassio Namur, do escritório Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados, participa, nos dias 3 e 4/4, em Lisboa, do "II Colóquio luso-brasileiro sobre as perspectivas do direito no século XXI", realizado pelo IASP, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pela Academia de Jurisprudentes de Língua Portuguesa. No primeiro dia do evento, o advogado vai integrar a discussão "Perspectivas da tutela jurisdicional : Diálogos da Magistratura e Advocacia", representando o Instituto.

No dia 4/4, Marcelo Viana Salomão, do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, participará do 12º Seminário "Temas Atuais do Direito Tributário", em BH. Na ocasião, o advogado falará sobre conflitos de competências tributárias.

Nos dias 8 e 9/4, o advogado Rafael Federici, do escritório Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados, será um dos palestrantes no "5º Curso Exame PME", voltado para empreendedores brasileiros. A palestra abordará o impacto que as contingências jurídicas podem provocar no crescimento e no valor de um negócio. O evento será no Centro de Convenções Frei Caneca, em SP.

Direito Comercial

Restam pouquíssimas vagas para a "4ª Edição do Congresso Brasileiro de Direito Comercial", que ocorrerá nos dias 10 e 11/4, na sede da AASP. Nesta edição serão abordados temas como : (i) privacidade no comércio eletrônico; (ii) limitação da responsabilidade do empresário individual ; (iii) a empresa familiar ; (iv) negociação de contratos empresariais ; (v) a responsabilidade administrativa dos administradores de companhias abertas ; (vi) a indústria da recuperação judicial : existe ? como enfrentá-la ? ; (vii) fusões e aquisições ; (viii) atos societários eletrônicos ; (ix) crowdfunding ; (x) a compra e venda mercantil internacional ; (xi) a arbitragem empresarial ; (xii) jurimetria no estudo e na prática do direito comercial ; (xiii) o controle judicial dos atos de administração de sociedade anônima ; (xiv) concorrência desleal ; (xv) a morte de sócio ; (xvi) a garantia nos contratos empresariais ; (xvii) o seguro marítimo. Os diversos temas serão apresentados e debatidos por muitos dos principais comercialistas brasileiros. Aproveite e garanta sua vaga. (Clique aqui)

Sessão solene

O IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros realiza hoje, às 18h, sessão solene de entrega da Medalha Teixeira de Freitas ao eminente jurista, professor e advogado José Afonso da Silva. O orador oficial do Instituto, Eros Roberto Grau, fará saudação em nome da Casa. (Clique aqui)

Arbitragem

Hoje, às 17h, a OAB/RJ realiza a palestra gratuita "Reconhecimento e execução de sentença arbitral estrangeira". (Clique aqui)

Extensão

Encerram-se hoje as matrículas para o curso de extensão em "Direito da Infraestrutura", do Instituto de Direito da PUC-Rio, campus do Centro. (Clique aqui)

Técnico judiciário

Estão abertas as inscrições para o curso on-line "TJ/CE : Super-Revisão Técnico Judiciário - área judiciária", do IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa. (Clique aqui)

Antissuborno

A Comissão de Anticorrupção e Compliance do IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial realizará o evento "Implementação da Convenção Antissuborno da OCDE pelo Brasil", no dia 4/4, a partir das 9h30, com a palestrante Leah Ambler. Informações e inscrições : (11) 3255-0399. (Clique aqui)

Arbitragem

De 6 a 9/4, o Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá e o ICCA - International Council for Commercial Arbitration realizam o "ICCA Miami 2014 - Legitimacy : Myths, Realities, Challenges", em Miami. (Clique aqui)

Cortesia

A AASP realiza os cursos "Aspectos Polêmicos da Execução" (clique aqui), de 7 a 10/4 ; e "O direito sindical brasileiro em debate" (clique aqui), dias 7, 9, 14 e 16/4, ambos em SP. Concorra a vagas-cortesia.

Auditoria

O curso "Auditoria Jurídica de Contratos", realizado pelo Forum Cebefi, acontece em SP, no dia 8/4. (Clique aqui)

Compra e venda

No dia 17/4, o IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros promove a palestra "CISG - Convenção de Compra e Venda Internacional de Mercadorias", no RJ. (Clique aqui)

Treinamento

Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela Editora NDJ para os treinamentos "Gestão dos Contratos Administrativos" (clique aqui), dia 25/4 ; e "RDC - Regime Diferenciado de Contratações Públicas" (clique aqui), dias 28 e 29/4, ambos em SP.

Legislação

No dia 13/5 acontece o "2º Seminário de Legislação ambiental para gestão e remediação de áreas contaminadas", realizado pela VIEX Américas, em SP. (Clique aqui)

Seminários

A Central Prática Educação Corporativa oferece vagas-cortesia para os seminários em SP :

10/4 - "Política de resíduos sólidos e impactos ambientais". (Clique aqui)
15/4 - "Tributação no terceiro setor".
(Clique aqui)
23/4 - "KPI'S em Departamentos Jurídicos - Estruturação, implantação e monitoramento dos índices de desempenho".
(Clique aqui)

Eventos

Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft, para os eventos em SP :

"Contabilidade Imobiliária e de Construtoras - Aspectos relevantes e modelagem", dias 15 e 16/4. (Clique aqui)
"Atividade rural - Aspectos contábeis e tributários para um melhor planejamento", dia 24/4.
(Clique aqui)
"Cálculos trabalhistas - Folha de pagamento, rescisão contratual e encargos", dias 24 e 25/4.
(Clique aqui)

Sortudos

Eventos : As premiadas com vagas-cortesia oferecidas pela Sodepe Brasil para os cursos que acontecem dia 4/4, em SP, são :

Andréia Aparecida Lindori - "INSS na construção civil e os procedimentos legais e práticos para regularização de obras". (Clique aqui)
Chaiene Cândida Felice Pereira - "Treinamento fiscal para vendedores".
(Clique aqui)

Evento : A ganhadora da vaga-cortesia oferecida pela Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft, para o curso "ISSQN - Os 10 Anos da Lei Complementar nº 116/2003", que acontece dia 4/4, em SP, é Maria Andreia Ferreira dos Santos. (Clique aqui)

Lauda Legal : A premiada com o livro "Estatuto da Advocacia e Processo Constitucional" (Del Rey - 413p.), de Carlos Henrique Soares, é Maila de Castro Agostinho, advogada em Ribeirão Preto/SP. (Clique aqui)

Sorteio de obra : A obra "A Sociedade em Comum" (Malheiros Editores Ltda - 192p.), de Erasmo Valladão Azevedo e Novaes França, vai para Anna Christina Silveira Bernardi, advogada em SP. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa
Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

CE/Barro
ES/Boa Esperança
MA/Centro Novo do Maranhão
MG/Ferros
PA/Porto de Moz
PB/Gurinhém
PE/Panelas
PR/Paraíso do Norte
SC/Água Doce
SP/Santa Gertrudes

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Abbas Takes Defiant Step, and Mideast Talks Falter"

The Washington Post - EUA

"Bowser declares victory"

Le Monde - França

"Manuel Valls, le pari risque de Hollande"

Le Figaro - França

"Les Verts disent 'non' à Mnauel Valls"

Clarín - Argentina

"Hubo otros cinco casos de palizas de vecinos a ladrones"

El País - Espanha

"La UE exige a Francia reformas para estabilizar su economía"

Público - Portugal

"Cinco ex-responsáveis do Banco de Portugal defendem Constâncio"

Die Welt - Alemanha

"Nato will Nachbarländer vor Russland beschützen"

The Guardian - Inglaterra

"Tories plan new attack on windfarms"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Governo e oposição travam guerra por CPIs"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Militares criam comissões para investigar tortura"

O Globo - Rio de Janeiro

"Forças Armadas investigarão tortura e mortes em quartéis"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Polícia e MP decidem montar cadastro de reincidentes - 500 criminosos"

Correio Braziliense - Brasília

"R$ 20 mil para trabalhar um dia por semana. Quer?"

Gazeta do Povo - Paraná

"Flagrado pela PF, vice da Câmara admite 'relação' com doleiro de Londrina"

Zero Hora - Porto Alegre

"Aprendizado com decoreba deixa Brasil mal em ranking"

O Povo - Ceará

"Forças Armadas vão investigar tortura e morte na ditadura"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Forças Armadas vão apurar casos de tortura"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Cosan
· Google
· Souza Cruz
· Bradesco S/A
· Carrefour

Escritórios :

· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara, Barata & Costa Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BM&A - Barbosa, Müssnich & Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cais, Doniak, Rangel Ribeiro & Matta Nepomuceno Advogados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carla Rahal Advogados Associados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castier & Abelha Advogados
· Cassano e Advogados Sociedade de Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados 
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados  
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa, Waisberg e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados

· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· DDSA - De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados 
· Deda LLG Advogados
· Delmanto Advocacia Criminal
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro, Arystóbulo, Flores, Sanches e Thomaz Bastos Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D'Urso e Borges Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Espinela, Graça e Belmonte Advogados 
· Fachin Advogados Associados 
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados  
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Ranña Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gaiofato e Tuma Advogados Associados
· Galdino, Coelho, Mendes, Carneiro Advogados (GCMC)
· Galera Mari Advogados Associados
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gomes Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados 
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Halembeck Barros Advogados Associados
· Harada Advogados Associados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados 
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licastro Sociedade de Advogados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Fernando Pacheco Advogados
· Luiz Leonardos Advogados 
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados - Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Mitico & Visnevski Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Negromonte & Prado Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilson Theodoro Advogado & Associados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palhares Advogados Associados
· Palma e Alonso Sociedade de Advogados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados 
· Petraroli Advogados Associados
· Piauhylino Monteiro Sociedade de Advogados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados 
· Pinheiro Neto Advogados
· Piquet Carneiro, Magaldi e Guedes Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Portugal Ribeiro Advogados 
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pires & Chaves Alves Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis & Lundgren Advogados
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Roberto Algranti Advogados Associados
· Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
· Rocha, Calderon e Advogados Associados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados    
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Santos Faria & Calvão Moreira Advogados
· Schreiber Domingues Cintra Tavares Terra Lins e Silva Advogados
· Scolari, Garcia & Oliveira Filho Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Serra, Fernandes & Volk Sociedade de Advogados
· Sevilha, Arruda Advogados
· Sica, Tangerino, Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados 
· Siqueira Castro Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados 
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Stelo Advogados Associados S/S
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados 
· Tepedino, Migliore e Berezowski Advogados
· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro & Toller Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Tucci Advogados Associados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Daniela Teixeira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia e Consultoria Rodrigo da Cunha Pereira
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados

· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Araujo Silva, Prado Lopes Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Ayres Ribeiro Advogados 
· Azevedo Sette Advogados
· BM&A - Barbosa, Müssnich & Aragão
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho - Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barretto Ferreira e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Collucci Advogados

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CAMARB - Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ 
· Digesto
· Digital Lex
· Direito GV
· DocWise
· Editora Arraes Editores
· Editora Atlas
· Editora Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora NDJ
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
· FocoFiscal - Cursos e Capacitação
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Gabinete de Perícias Gomide
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Kurier Tecnologia 
· LEC - Legal, Etthics & Compliance
· LegalManager
· Macdata Tecnologia
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Megaleilões
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PB - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraíba
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo 
· Peak Cursos
· Pezco Microanalysis
· PKF NK Assessoria Contábil e Fiscal Ltda
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Target English, Inglês Instrumental
· Tedesco Tecnologia
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· TradJuris
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· upLexis
· VCA - Academia Jurídica
· VFK Cursos Jurídicos
· VIEX Americas 
· Winner Idiomas 
· 4Legal
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo  
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial  
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Art Presse Comunicação Empresarial   
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR