INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 3.346

MIGALHAS nº 3.346

Quinta-feira, 10 de abril de 2014 - Migalhas nº 3.346 - Fechamento às 9h15.

"O dever do juiz é escutar afavelmente as partes e dar razão e justiça indiferentemente a quem a tem."

Maquiavello

STJ

STJ definiu lista tríplice para vaga da ministra Eliana Calmon : Reynaldo Soares da Fonseca, do TRF da 1ª região ; Luiz Alberto Gurgel de Faria, do TRF da 5ª região, e Messod Azulay Neto, do TRF da 2ª região. (Clique aqui)

TJ/SP

O Órgão Especial do TJ/SP definiu ontem quatro listas tríplices para preenchimento de vagas pelo Quinto, duas pela classe dos advogados e duas pela classe do MP. Pela advocacia as listas são : Ana Catarina Strauch, Juarez Rogério Felix e Vitor Monacelli Fachinetti Junior ; e Alberto Gosson Jorge Júnior, Leo Marcos Bariani e Roseli Katsue Sakaguti. Pelo parquet : Luiz Otávio de Oliveira Rocha, Alcides Malossi Junior e Ebnezer Salgado Soares ; e Carlos Otávio Bandeira Lins, Gilberto Leme Marcos Garcia e Ricardo Sale Júnior. Veja com exclusividade os votos de cada um dos concorrentes. (Clique aqui)

STM

O juiz-auditor José Barroso Filho, migalheiro de longa data, toma posse hoje como ministro do STM.

Anuidades - I

Ao noticiar ontem os valores de anuidade praticados pelas seccionais das OABs, deixamos de considerar descontos em alguns Estados (SP, p. ex.) que cobram progressivamente de acordo com o ano de inscrição. Como se verá, a anuidade mais cara é cobrada por Goiás. Na outra ponta, a OAB/DF é a mais baixa, e seu desconto (50% para os formados nos últimos cinco anos) é o que mais incentiva os jovens advogados. Veja a tabela completa e atualizada. (Clique aqui)

Anuidades - II

O atuante tesoureiro da OAB/SP, Carlos Mateucci, entrou em contato com a redação de Migalhas para trazer importantes dados sobre as anuidades. Além da informação sobre os descontos progressivos (os inscritos em 2014 têm desconto de 50%, 2013-30%, 2012-20%, 2011-10%), ele conta que 16% dos inscritos acabam tendo desconto, o que reduz o valor médio da cobrança. Lembra Mateucci que existem repasses que, na forma da Lei, devem ser feitos para o Conselho Federal (10%), para a CAASP (20%), para o FIDA (2%) e para o Fundo Cultural (3%), de modo que da arrecadação somente 65% são destinados para gerir a monumental seccional, a qual administra mais de 650 salas em fóruns e 227 casas da advocacia. Ele conta ainda que as anuidades, nos últimos anos, sofreram reajuste de 16,8%, enquanto os índices inflacionários atingiram 19,3%. E que essa diferença, em benefício da advocacia, "bem revela que são adotadas permanentemente boas medidas administrativas que autorizam que as anuidades sejam fixadas em patamares inferiores à inflação, representando, também sob este enfoque, benefícios aos inscritos".

CPC - I

Editorial do Estadão aponta novidades importantes que constam no novo CPC, recentemente aprovado pela Câmara : redução do número de recursos judiciais ; valorização da jurisprudência ; a adoção de medidas para desestimular a apresentação de recursos com fins protelatórios e a substituição dos embargos infringentes por uma nova técnica de julgamento de apelação e agravo para votos divergentes ; convocação de mais juízes para opinar sobre o processo ; a absurda concessão, aos advogados públicos, do direito de receber honorários de sucumbência ; regras para intervenção judicial nas atividades empresariais ; parâmetros para que sócios ou diretores de empresas sejam incluídos na execução judicial ; possibilidade de que o juiz inscreva os nomes de devedores no cadastro de inadimplentes, a fim de que possam ser protestados em cartório ; regras para separação entre sócios de empresas de responsabilidade limitada ; proíbe o bloqueio on-line de várias contas bancárias da mesma empresa, para evitar que seu funcionamento fique comprometido, etc., etc., etc..

CPC - II

Como se vê pela nota anterior, são muitas novidades. Assim, para fomentar o debate (objetivo primordial deste nosso poderoso rotativo), a Editora Migalhas enfeixou a redação final do novo CPC, aprovada em março pela Câmara dos Deputados, em uma simpática edição : "Redação Final da Câmara dos Deputados - Março/2014 - CPC". Cada exemplar custa apenas R$ 50,00. Garanta o seu. (Clique aqui)

Trevas e endoenças

Semana que vem, caro leitor, nem adianta querer alguma coisa na Justiça Federal ou nos Tribunais Superiores. É que o feriado, que para os normais se dá na sexta-feira Santa, para a JF começa já na quarta-feira de trevas. Isso por conta da lei 5.010/66 que no seu art. 62 acrescenta inúmeros feriados à JF. Diz o referido texto que além dos fixados em lei, "serão feriados na Justiça Federal, inclusive nos Tribunais Superiores : I - os dias compreendidos entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, inclusive ; II - os dias da Semana Santa, compreendidos entre a quarta-feira e o Domingo de Páscoa ; III - os dias de segunda e terça-feira de Carnaval ; IV - os dias 11 de agosto, 1º e 2 de novembro e 8 de dezembro". Salta aos olhos de qualquer um o anacronismo do texto.

Suspeição

O STJ decidiu que procurador da Fazenda pode assessorar ministro. O entendimento da 1ª seção segue a posição firmada em fevereiro pelo CNJ. O colegiado acompanhou o ministro Benedito Gonçalves, que já havia considerado que a função de assessoria é de mero auxílio e não envolve o convencimento do magistrado. (Clique aqui)

Abandono afetivo

Diferentemente do esperado, a 2ª seção do STJ não firmou ontem posição acerca de indenização por abandono afetivo. Ao analisar decisões conflitantes de duas turmas, a seção entendeu que elas não podiam ser comparadas, de modo que o precedente não servia para debate de tese jurídica geral. (Clique aqui)

Nova súmula

STF aprova a súmula vinculante que dispõe sobre a aposentadoria especial do servidor público. O enunciado prevê que deverão ser seguidas as normas vigentes para os trabalhadores sujeitos ao Regime Geral de Previdência Social até a edição de LC regulamentando a aposentadoria especial dos servidores. (Clique aqui)

Anticorrupção

Novo cenário instaurado pela lei 12.846, que prevê responsabilização objetiva de pessoas jurídicas por atos de terceiros contratados, exige das empresas e até mesmo dos escritórios de advocacia investimentos em gestão documental. (Clique aqui)

Dedução de IR

Para PGR, lei que limita dedução de despesas de educação do IR é constitucional. Em parecer enviado ao STF, o procurador-Geral opinou pela improcedência da ADIn 4.927, proposta pelo Conselho Federal da OAB. (Clique aqui)

Relevância e urgência ?

Câmara aprovou ontem o texto da senadora Gleisi Hoffmann para a MP 630/13, que estende o RDC para todas as contratações públicas. O mérito das mudanças não é a única questão, atento leitor. Segundo o livrinho, como se sabe, MP não é processo legislativo ordinário. (Clique aqui)

ABC do CDC

Na coluna de hoje, o desembargador aposentado Rizzatto Nunes mostra a existência de dois mundos muito nítidos e bem diferentes : um, o da realidade violenta e cruel ; outro, o das propagandas, onde tudo é belo. No artigo, ele analisa esses dois mundos e como eles se relacionam na cabeça, ouvidos, olhos e experiência do consumidor. (Clique aqui)

Honorários

Justiça gaúcha nega provimento a recurso de município que questionava "excesso" de honorários advocatícios no valor de R$ 0,65. (Clique aqui)

Justiça gratuita

Assistência judiciária gratuita concedida à parte autora em processo não é extensível ao advogado que a representa, quando este executa crédito próprio de honorários advocatícios. Decisão é da 1ª vara Federal de Passo Fundo/RS. (Clique aqui)

Aeroporto

CCR assina contrato de concessão para ampliação, manutenção e exploração do Aeroporto de Confins, em MG. O escritório Machado Associados Advogados e Consultores auxiliou a concessionária na operação. (Clique aqui)

Riscos

Shopping deve indenizar cliente vítima de sequestro em estacionamento. Decisão é da 3ª turma do STJ, em causa na qual o advogado Marcelo Mazzola, do escritório Dannemann Siemsen Advogados, defendeu os interesses do autor. (Clique aqui)

Certame

CNJ anula prova oral de 12 candidatos reprovados no concurso público para o cargo de juiz substituto do TJ/PA, homologado em janeiro de 2013. O número de questões aplicadas na prova foi diferente do previsto no edital. (Clique aqui)

Novidades

A União Europeia aprovou proposta que substituirá a Diretiva hoje vigente para as contratações públicas dos Estados-membros. Para as advogadas Marina Fontão Zago e Fernanda Esbizaro Rodrigues (Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados) merecem destaque duas inovações trazidas pela norma : a expansão das hipóteses de uso do "diálogo concorrencial" e a introdução de modalidade de contratação pública chamada "parceria para a inovação". (Clique aqui)

Migas

1 - STF - Leis municipais mineiras que admitiam contratações temporárias são inconstitucionais. (Clique aqui)

2 - TJ/GO - Transporte de mercadorias entre matriz e filial é isento de ICMS. (Clique aqui)

3 - Protestos aumentam 12% no primeiro trimestre de 2014. Dados são da Boa Vista Serviços S/A. (Clique aqui)

CLT e a mulher

A CLT contempla um capítulo próprio para a proteção do trabalho da mulher. Segundo os advogados Leandro Thomaz da Silva Souto Maior e Sarah Cecília Raulino Coly, do escritório Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados, a construção percorrida pela legislação representa a evolução da própria sociedade, "que ao reconhecer nas mulheres suas particularidades, oferece-lhes o tratamento correspondente com vistas à construção de uma sociedade cada vez mais justa". (Clique aqui)

Desafio na saúde

Em artigo no Valor Econômico, os advogados Rubens Naves e Thiago Donnini, da banca Rubens Naves Santos Jr. Advogados, tratam dos obstáculos para melhorar a saúde no país e ressaltam a participação de instituições privadas no SUS como uma solução. "A busca de parcerias apenas reafirma a importância da coordenação estratégica do SUS pelos órgãos competentes. A contratualização não implica renúncia de funções estatais, mas exige um aperfeiçoamento das instituições dirigentes do SUS. Este é o verdadeiro desafio."

_____________

Apoiadores Migalhas

A maior vitrine do mundo jurídico !

Clique aqui.

_____________

Semana Theotonio Negrão

É amanhã. Cadastre-se na promoção e tenha a chance de ganhar um dos clássicos do jurista Theotonio Negrão : "Código Civil 2014" (Saraiva - 33ª edição - 2.257p.) e "Código de Processo Civil 2014" (Saraiva - 46ª edição - 2.242p.). Participe. (Clique aqui)

Corresponda-se !

O Correspondentes Migalhas é a ferramenta certa para quem procura estar no mercado de trabalho jurídico. Cadastre-se agora mesmo ! No final do informativo você encontra a relação de cidades que precisam de profissionais como você ! (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas Mundo

Cartão de crédito

Bank of America pagará US$ 727 mi em assistência a consumidores por práticas ilegais de cartão de crédito. (MI - clique aqui)

Acordo

Empresa chinesa de telecomunicações sugere ao Brasil e ao México um "Acordo de Tecnologia da Informação" para facilitar o comércio internacional no setor. (LA - clique aqui)

_____________

Sorteio - Lauda Legal

A indicação de senador com inúmeras denúncias de irregularidades nos ombros para integrar o TCU foi notícia nos jornais de ontem. Hoje, em nossa coluna, outro relevante aspecto coloca a Corte administrativa na mira dos juristas : não há um código de processo a que esteja obrigada a seguir, podendo guiar-se por sua jurisprudência. Leia a resenha de Roberta Resende e conheça a cuidadosa obra "Direito Financeiro Atual" (202p.), de Ana Clara Bliacheriene e Renato Jorge Brown Ribeiro. Nosso sorteio, desta vez, é um presente da Editora Elsevier - Campus Jurídico. (Clique aqui)

Reforço

A advogada Ana Paula Corrêa da Silveira Gomes passa a integrar a equipe do Ayres Ribeiro Advogados. Ela irá coordenar a equipe de Direito Trabalhista, Minerário e Ambiental de BH. Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e graduada em Direito pela UFMG, Ana Paula possui atuação destacada em Direito Empresarial.

Mercado de trabalho

As oportunidades pululam no Mercado de Trabalho jurídico. Espie pelo olho mágico as melhores vagas oferecidas pela Robert Half. (Clique aqui)

Fachadas

Abaixo das robustas janelas de madeira, floreiras decoram a fachada do escritório de Curitiba/PR. Visite a seção Fachadas e conheça os frontispícios das bancas de advocacia do Brasil e do mundo. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 197 anos, no dia 10 de abril de 1817, começou o bloqueio do Recife, por três navios, expedidos da Bahia sob o comando do Capitão de Fragata Rufino Peres Batista.

Sorteio

A obra "Ação Anulatória da Sentença Arbitral - Aspectos e Limites" (Gazeta Jurídica - 215p.), de Marcela Kohlbach de Faria, do escritório Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados, analisa o sistema de quatro países de culturas diferentes no que tange ao controle judicial da arbitragem. Presente da autora, o livro será lançado no próximo dia 11, no RJ, na Livraria da Travessa (rua 7 de Setembro, 54), das 17 às 20h. (Clique aqui)

Direto da redação : Nosso muito obrigado a autora Marcela Kohlbach de Faria pelo exemplar enviado à redação migalheira.

Lançamentos

No próximo dia 24, a Editora Saraiva lança o título "Lei Anticorrupção : Origens, comentários e análise da legislação correlata", de Marco Vinicio Petreluzzi e Rubens Naman Rizek Junior. O evento será em SP, na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Higienópolis (av. Higienópolis, 618), a partir das 19h30.

Considerada um clássico da literatura jurídica brasileira, a obra "Teoria Geral dos Recursos - Recursos no Processo Civil", de Nelson Nery Jr., do escritório Nery Advogados, chega a sua 7ª edição. O livro apresenta uma visão macro e panorâmica sobre a temática dos recursos no processo civil.

A Elsevier - Campus Jurídico acaba de lançar a obra "Finanças Públicas e Administração Financeira e Orçamentária para Concursos", de Rodrigo Eustáquio Borges e Marlos Vargas Ferreira. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Leonardo Palhares, do escritório Almeida Advogados, foi convidado pelo Senado Federal para apresentar suas impressões e comentários sobre o PL que trata do Marco Civil da Internet em audiência pública que será realizada hoje.

Arystóbulo de Oliveira Freitas, do escritório Dias Carneiro, Arystóbulo, Flores, Sanches e Thomaz Bastos Advogados, estará hoje no Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI, no RJ, para proferir palestra a respeito de patentes e competitividade. O tema do painel apresentado será "Backlog de Patentes".

Fábio Medina Osório, do escritório Medina Osório Advogados, será uma das atrações da "5ª Jornada Latino-Americana de Direito Administrativo", que ocorre esta semana em Buenos Aires. Hoje, às 16h, o advogado palestrará no painel "A Responsabilidade do Estado no Direito Comparado", acompanhado pelos juristas Alejandro Uslenghi, Percy Mogollón e William Barrera, que abordarão respectivamente esta temática, com ênfase nas realidades do Brasil, Colômbia e Peru.

Hoje, Godofredo Mendes Vianna, do escritório Kincaid | Mendes Vianna Advogados, palestrará no painel "International Enforcement of Arbitration Awards", durante a Conferência Internacional "Asian Maritime Law Seminar". O evento é organizado pela Associação de Direito Marítimo de Cingapura. (Clique aqui)

Renato Opice Blum, do escritório Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados, é um dos painelistas do "4º Congresso Brasileiro de Direito Comercial", realizado hoje e amanhã, na AASP. O tema desta edição será "A presença do Direito Comercial brasileiro". (Clique aqui)

Nos dias 29 e 30/5, em SP, Valmir Sandri e Leonardo Mussi, do escritório Mussi, Sandri & Pimenta Advogados e conselheiros do CARF, serão debatedores do "IV Seminário do ICT : Questões Controvertidas no CARF". Temas como o papel do advogado como representante dos contribuintes no CARF, ágio, e a incidência do PIS e COFINS sobre as tarifas de interconexão serão abordados. (Clique aqui)

O escritório Tauil & Chequer Advogados, em parceria com a MZ, promoveu ontem o "2° Seminário de Inovações e Tendências para o Mercado de Capitais", em SP.

Direito Comercial

Começou hoje, com inscrições esgotadas, o "4º Congresso Brasileiro de Direito de Comercial". Neste ano a comissão organizadora, composta pelos professores Ana Frazão (UnB), Fábio Ulhoa Coelho (PUC-SP), Francisco Satiro de Souza Jr. (USP e FGV-SP), Jairo Saddi (Insper), Maurício Moreira Mendonça de Menezes (UERJ), Rodrigo Monteiro de Castro (Mackenzie e IDSA) e Sérgio Campinho (UERJ), prestará justas e merecidas homenagens ao professor Fábio Konder Comparato. (Clique aqui)

Execução

Nos dias 29 e 30/4, acontece o curso "Limites à efetividade da execução", realizado pela AASP, em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Previdenciária

O "Treinamento Intensivo de Legislação Previdenciária", realizado pela VCA - Academia Jurídica, acontece dia 24/4, em SP. (Clique aqui)

Ciências penais

O IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e o ICP - Instituto de Ciências Penais vão realizar o "III Congresso de Ciências Penais", de 7 a 9/5, na Faculdade de Direito da UFMG. (Clique aqui)

Escrituração

No dia 10/5, acontece o evento "eSocial - Sistema de Escrituração Fiscal Digital das obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas - Novas regras", em Porto Velho/RO. Concorra a uma vaga-cortesia oferecida pela Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft. (Clique aqui)

Eventos

A Editora NDJ oferece vagas-cortesia para os eventos "Treinamento sobre pregão presencial e capacitação técnica do pregoeiro presencial", dia 12/5 (clique aqui) ; e "Treinamento sobre Gestão dos Contratos Administrativos", dia 25/4 (clique aqui), ambos em SP.

Ambiental

O "2º Seminário de Legislação ambiental para gestão e remediação de áreas contaminadas", realizado pela VIEX Américas, acontece dia 13/5, em SP. (Clique aqui)

Mercado imobiliário

Estão abertas as inscrições para a palestra "Operações estruturadas no mercado imobiliário", do Instituto de Direito da PUC-Rio. O evento será no campus da Barra, com os professores Alvaro Albernaz, Bernado Kruel e Melhim Chalub. (Clique aqui)

Seminários

A Central Prática Educação Corporativa oferece vagas-cortesia para os seminários :

"Contratos Imobiliários", dia 13/5, em SP. (Clique aqui)
"EIRELI - Empresa individual de responsabilidade limitada", dia 13/5, em SP.
(Clique aqui)
"Lei anticorrupção e compliance nas empresas", dia 14/5, no RJ.
(Clique aqui)

Felizardos

Evento : A felizarda que ganhou a vaga-cortesia oferecida pela AASP para o curso "Algumas reflexões sobre Direito Penal Econômico", que acontece dias 14 e 15/4, em SP, é Aidil Prado. (Clique aqui)

Eventos : Os premiados com as vagas-cortesia oferecidas pela Central Prática Educação Corporativa para os seminários que acontecem em SP são :

Guilherme da Cunha Andrade Maranhão e Priscila da Silva Couto - "Aspectos legais dos contratos de representação e distribuição comercial", dia 14/4. (Clique aqui)
Camila de Jesus Sales Santos e Poliana Dias Martins Silva - "Proteção legal de bens", dia 15/4.
(Clique aqui)
Lucas Lazzarini e Luiz Fernando Pereira - "Tributação no terceiro setor", dia 15/4.
(Clique aqui)

Lauda Legal : Patricia Fortes Lopes Donzele Cielo, professora em Catalão/GO, faturou o livro "Abuso do Exercício do Direito - Responsabilidade Pessoal" (Saraiva - 132p.), de Carlos Valder do Nascimento. (Clique aqui)

Sorteio de obra : O ganhador da obra "Abuso do Direito no Condomínio Edilício" (safE - 405p.), de André Abelha, do escritório Castier & Abelha Advogados, é Eduardo Araujo Bruzzi Vianna, advogado da CEF, do RJ. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa
Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AC/Acrelândia
PA/Novo Repartimento
PE/Xexéu
RS/Guarani das Missões
TO/Arraias
TO/Lagoa da Confusão
TO/Peixe

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Profiling Rules Said to Give F.B.I. Tactical Leeway"

The Washington Post - EUA

"On dangerous ground "

Le Monde - França

"Déficit, réformes: la voie étroite de Manuel Valls"

Le Figaro - França

"Élysée, PS: Hollande remanie tout "

Clarín - Argentina

"Paro sindical contra la inflación y el ajuste"

El País - Espanha

"Un agujero legal amenaza con dejar libres a decenas de narcos"

Público - Portugal

"Finlândia empurra Portugal para uma saída 'limpa' do resgate"

Die Welt - Alemanha

"Das Internet steht vor seinem ersten GAU"

The Guardian - Inglaterra

"Sleaze row leaves Cameron weakened as Miller resigns"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Sob risco de cassação, Vargas deixa cargo de vice da Câmara"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Alimento dispara e inflação chega a 6,15% em 12 meses"

O Globo - Rio de Janeiro

"Força-tarefa rastreia R$ 10 bi de rede de doleiro ligado a petista"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Inflação dispara e pão vai subir"

Correio Braziliense - Brasília

"Revolta para ir trabalhar - Revolta para não trabalhar"

Gazeta do Povo - Paraná

"André Vargas renuncia à vice da Câmara após processo de cassação"

Zero Hora - Porto Alegre

"Inflação para março é a mais alta desde 2003"

O Povo - Ceará

"Sonho adiado"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Rei no Castelão"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Carrefour
· Cosan
· Google
· Souza Cruz
· Bradesco S/A

Escritórios :

· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Collucci Advogados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara, Barata & Costa Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BM&A - Barbosa, Müssnich & Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cais, Doniak, Rangel Ribeiro & Matta Nepomuceno Advogados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carla Rahal Advogados Associados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castier & Abelha Advogados
· Cassano e Advogados Sociedade de Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa, Waisberg e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados

· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· DDSA - De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Delmanto Advocacia Criminal
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro, Arystóbulo, Flores, Sanches e Thomaz Bastos Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D'Urso e Borges Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Espinela, Graça e Belmonte Advogados
· Fachin Advogados Associados
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Ranña Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gaiofato e Tuma Advogados Associados
· Galdino, Coelho, Mendes, Carneiro Advogados (GCMC)
· Galera Mari Advogados Associados
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gomes Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Halembeck Barros Advogados Associados
· Harada Advogados Associados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licastro Sociedade de Advogados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Fernando Pacheco Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados - Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Mitico & Visnevski Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Negromonte & Prado Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilson Theodoro Advogado & Associados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palhares Advogados Associados
· Palma e Alonso Sociedade de Advogados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira de Carvalho e Monteiro Galvão Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Piauhylino Monteiro Sociedade de Advogados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Piquet Carneiro, Magaldi e Guedes Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pires & Chaves Alves Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis & Lundgren Advogados
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Roberto Algranti Advogados Associados
· Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
· Rocha, Calderon e Advogados Associados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Santos Faria & Calvão Moreira Advogados
· Schreiber Domingues Cintra Tavares Terra Lins e Silva Advogados
· Scolari, Garcia & Oliveira Filho Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Serra, Fernandes & Volk Sociedade de Advogados
· Sevilha, Arruda Advogados
· Sica, Tangerino, Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Stelo Advogados Associados S/S
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore e Berezowski Advogados
· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro & Toller Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Tucci Advogados Associados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Daniela Teixeira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia e Consultoria Rodrigo da Cunha Pereira
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados

· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Araujo Silva, Prado Lopes Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Ayres Ribeiro Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· BM&A - Barbosa, Müssnich & Aragão
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho - Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barretto Ferreira e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CAMARB - Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ
· Digesto
· Digital Lex
· Direito GV
· DocWise
· Editora Arraes Editores
· Editora Atlas
· Editora Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora NDJ
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
· FocoFiscal - Cursos e Capacitação
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Gabinete de Perícias Gomide
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Kurier Tecnologia
· LEC - Legal, Etthics & Compliance
· LegalManager
· Macdata Tecnologia
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Megaleilões
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PB - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraíba
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Peak Cursos
· Pezco Microanalysis
· PKF NK Assessoria Contábil e Fiscal Ltda
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Target English, Inglês Instrumental
· Tedesco Tecnologia
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· TradJuris
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· upLexis
· VCA - Academia Jurídica
· VFK Cursos Jurídicos
· VIEX Americas
· Winner Idiomas
· 4Legal
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR