INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 5.556

MIGALHAS nº 5.556

Quarta-Feira, 8 de março de 2023 - Migalhas nº 5.556.
Fechamento às 10h45.


Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador:

  • Kelton Aguiar Advogados

(Clique aqui)


"A mais inelutável de todas as influências que atuam sobre a formação da natureza humana, em todos os seus elementos, é a mulher. Mãe, amante, esposa, filha, mestra, ela é a explicação do indivíduo e da sociedade."

Rui Barbosa

Nem tudo são flores

Apenas 25% dos cargos nos tribunais (TJs, TRTs, TRFs e Tribunais Superiores) são ocupados por mulheres. Veja os dados completos. (Clique aqui)

Caranguejando

Quando o assunto é presidência dos tribunais, então, o número de mulheres na liderança caiu em 2023, comparando-se com 2022. Confira. (Clique aqui)

Comportamento indecente

Para a 1ª turma do STJ, servidor público que usa câmera escondida para filmar colegas ou alunas em situações íntimas pode ser demitido pela prática de conduta escandalosa na repartição. A partir desse entendimento, o colegiado negou provimento ao recurso de um professor, que buscava anular sua demissão. (Clique aqui)

Nada de ócio

No mês das noivas, ministro Ricardo Lewandowski completa 75 primaveras. À TV Migalhas, S. Exa. revelou os planos do porvir e o que espera de seu sucessor na Corte. (Clique aqui)

Equilíbrio

Ainda na entrevista à TV Migalhas, Lewandowski afirmou que sem ampla liberdade de expressão não existe democracia, mas deixou claro que hoje, sobretudo com o fenômeno das fake news, essa liberdade precisa encontrar determinados limites: "Todos (...) precisam ter um compromisso com a verdade." (Clique aqui)

Cadê?

3ª turma do STJ considerou cabível a penhora de veículo não localizado, desde que seja apresentada certidão capaz de comprovar sua existência. (Clique aqui)

Cite-se!

Em execução de título extrajudicial, é válida citação por Correios quando endereço resulta de pesquisas oficiais, e o documento foi recebido por funcionário de condomínio sem oposição. (Clique aqui)

Honorários por equidade

Apesar de resistências, tese do STJ que impede a fixação de honorários por equidade em causas de alto valor tem natureza qualificada, força vinculante, efeito erga omnes, devendo ser por todos obedecida. Assim afirmou a ministra Assusete Magalhães, em entrevista à TV Migalhas. (Clique aqui)

Provas

STJ vê falha em reconhecimento, mas nega absolver réu seguido em fuga. Segundo ministro Schietti, embora o reconhecimento seja nulo por ter sido realizado informalmente pelas vítimas, o monitoramento visual contínuo do suspeito, durante perseguição, constitui elemento probatório válido para condenação. (Clique aqui)

Caso Robinho

Ministra Maria Thereza de Assis Moura negou pedido de associação para apreender o passaporte do jogador Robinho, condenado por estupro coletivo pela Justiça italiana. A negativa se deu por questão processual: amicus curiae não pode pedir medidas cautelares. (Clique aqui)

Defesa da democracia

Em entrevista à TV Migalhas, ministro Sepúlveda Pertence afirmou que há muitas ameaças ao regime democrático de Direito e é preciso "manter-se firme na defesa da democracia, porque perigo existe". (Clique aqui)

Na pauta

Hoje o STF retoma e, provavelmente encerra, a questão do racismo estrutural nas abordagens policiais. Acerca do tema, ouçamos João Paulo Martinelli e Leonardo Schmitt de Bem. (Clique aqui)

Advogada associada

Ministro Toffoli cassou decisão do TRT-1, que reconhecia vínculo de emprego entre advogada e o escritório Nelson Wilians Advogados. Ele considerou precedentes do STF no sentido da licitude da contratação de profissional autônomo por meio de pessoa jurídica, especialmente em caso de ausência da condição de vulnerabilidade, como considerou ser o dos autos. (Clique aqui)

Vínculo negado

TRT-9 julgou improcedente ação de corretor franqueado que manteve contrato de franquia e pedia que fosse declarado o vínculo de emprego com a Prudential do Brasil. A decisão foi fundamentada na ausência de indícios de fraude e na validade do contrato firmado por meio dos aspectos legais de franquia. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Numerologia

"Muito boa a migalha 'numerologia' que trouxe na edição 5.555 as amanhecidas de 2005, 2009, 2014 e 2018. Uma visita bastante interessante com viés de túnel do tempo não tão distante, mas com muita história, curiosidades e contribuições importantes. Parabéns!" José Eduardo Moreira Marmo

Novo Apoiador

Fundado em 2009, o escritório Kelton Aguiar Advogados é engajado em resultados e comprometido com a efetividade das ações em busca dos direitos de seus clientes, prezando pela transparência, ética e agilidade. Sediado em Florianópolis e com unidade em SP, está conectado aos mais modernos meios de comunicação e utiliza as ferramentas tecnológicas em prol da comodidade daqueles que defende. Clique aqui e conheça o novo Apoiador do Migalhas.


Eventos Migalhas


  • Agora é que são elas!

Como é ser juíza?

Em pleno século XXI, a experiência do papel social de juiz ainda é diferente para homens e mulheres. Veja o que diz Marianna de Queiroz Gomes, juíza de Direito do TJ/GO. (Clique aqui)

Legado de esperança

Inês Virgínia Prado Soares (desembargadora do TRF da 3ª região) e Melina Girardi Fachin (Fachin Advogados Associados) resgatam a história de Esperança Garcia e Zeferina, duas negras escravizadas que resistiram, de maneira distinta, ao regime escravocrata. (Clique aqui)

Participação da mulher

Presidenta da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Rivana Barreto Ricarte de Oliveira fala da participação da mulher no espaço político e institucional. (Clique aqui)

Pergunta que não quer calar

Advogada Juliana França David (França David & Barreto Advogados) indaga: quando nossas leis de proteção à mulher deixarão de ser nomeadas a partir de mulheres que sofreram graves violações? (Clique aqui)

História

Advogada Ana Claudia Cardoso Braga (Toledo Advogados Associados) narra "o conto de uma mulher com alma livre". (Clique aqui)

Direitos de igualdade

Marília Meorim Ferreira de Lucca e Castro (Brasil Salomão e Matthes Advocacia) fala da constante luta por direitos de igualdade. (Clique aqui)

Vida de mulher

"Mulher: a protagonista da sua própria história", por Maria Inês Vasconcelos (Maria Inês Vasconcelos & Advogados Associados). (Clique aqui)

Mercado de trabalho

Advogada Carla Reis (Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados) fala dos avanços das mulheres nos escritórios de advocacia. (Clique aqui)

Fonte de inspiração

Para Jacó Carlos Silva Coelho (Jacó Coelho Advogados), as mulheres são fontes de competência e determinação. (Clique aqui)

Misoginia

Natália Rocha Damasceno (Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia) ressalta a importância de se combater a misoginia. (Clique aqui)


  • Colunas

Porandubas políticas

Quando se pensava que o presidente da Câmara, Arthur Lira, estava plenamente alinhado ao governo, eis que ele aparece dando duro recado. Para Gaudêncio Torquato, Lula foi surpreendido com a real politik dando as caras. Venha ver! (Clique aqui)

Migalhas Notariais e Registrais

Yasmine Kunrath trata dos extratos à luz da lei 14.382/22, aprofundando como esse título deverá ser utilizado para registro no cartório de imóveis. (Clique aqui)

Meio de campo

O dilúvio no litoral paulista e a liga de times é o tema abordado hoje por Rodrigo R. Monteiro de Castro. (Clique aqui)


Gramatigalhas

O leitor Sidney Assis envia à coluna Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"Na frase 'houver risco de dano grave, de difícil ou impossível reparação' (parágrafo único, art. 995, CPC/15) a expressão entre vírgulas é um adjunto adnominal ou um aposto explicativo? Como distinguir?".

Se você também quer saber o que o Dr. José Maria da Costa pensa a esse respeito, então clique aqui.

Manual de Redação Jurídica - Seu guia diário!

Chegou a nova tiragem da 6ª edição do "Manual de Redação Jurídica", de autoria do professor e colunista migalheiro José Maria da Costa. Corra e garanta o seu exemplar. (Clique aqui)

Recordar é aprender!

A expressão "entrar na Justiça" está correta? A resposta e muitos outros exemplos você pode relembrar aqui. (Clique aqui)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas

Tomazette, Franca & Cobucci - Advogados Associados Tomazette, Franca & Cobucci - Advogados Associados
Toron, Torihara e Cunha Advogados Tomazette, Franca & Cobucci - Advogados Associados
Tôrres, Corrêa e Oliveira Advocacia Tostes & De Paula Advocacia Empresarial

  • Migalhas de peso

- "Quais impactos psicossociais nos familiares de presos com restrições severas das visitas íntimas e sociais?", por Hewdy Lobo (psiquiatra forense), e Jorge Trindade, Elise Karam Trindade e Desirée Américo e Bragon (psicólogos jurídicos). (Clique aqui)

- "Rubem Nogueira, uma vida dedicada à biografia de Ruy Barbosa", por Cláudia Albagli Nogueira, professora da Faculdade de Direito da UFBA. (Clique aqui)

- "As alterações do RCR2 sobre o termo de arrolamento e transferência de bens nas concessões rodoviárias", por Rafael Pereira Fernandes e Caroline Lopes Batista (Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados). (Clique aqui)

- "O regulamento de dosimetria e aplicação de sanções administrativas e o perfil fiscalizatório da ANPD", por Camilla Guimarães (Predolim, Rocco e Moreno Sociedade de Advogados). (Clique aqui)

- "A ilegalidade da cobrança de adicional dos riscos ambientais do trabalho (RAT) - Ato Declaratório Interpretativo RFB 2/19", por Ana Paula Oriola de Raeffray e Franco Mauro Russo Brugioni (Raeffray Brugioni Sociedade de Advogados). (Clique aqui)

- "Seguro de grupo: Considerações gerais", por Leonardo J. Queiroz (Barreto Dolabella - Advogados). (Clique aqui)

- "Mais uma infeliz cruzada contra os medicamentos genéricos", por Lívia Barboza Maia e Raul Murad Ribeiro de Castro (Denis Borges Barbosa Advogados). (Clique aqui)

- "A empresa familiar no Brasil, seus desafios e a sua profissionalização", por José Silvano Garcia Junior (Braga & Garbelotti - Consultores e Advogados). (Clique aqui)

- "Normas de prevenção e combate ao assédio sexual, bem como de outras formas de violência no âmbito do trabalho", por Orlando José de Almeida (Homero Costa Advogados). (Clique aqui)

- "Reestruturação da assistência social", por Marco Aurélio Serau Junior (IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários). (Clique aqui)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas

Toron, Torihara e Cunha Advogados Tostes e Associados Advogados
Tozzini Freire Advogados Trajano Neto e Paciornik Advogados
Trench Rossi Watanabe Trigueiro Fontes Advogados

Homenagem

Na última segunda-feira, o Grupo Prerrogativas recebeu a Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo. (Clique aqui)

Casa nova

Escritório monteiro de castro, setoguti advogados está em novo endereço: av. Brigadeiro Faria Lima, 1.461, 17º andar, Torre Sul, Jardim Paulistano, SP.

Elas na Liderança

Para debater o papel da mulher nos cargos de destaque, Migalhas realiza no dia 10/3, às 11h, o webinar "Elas na Liderança". O encontro, realizado em parceria com o Instituto Empoderar, reúne Janete Vaz, cofundadora e presidente do Conselho do Grupo Sabin, e Norma Mosic, executiva jurídica e criadora do Normalize+. A moderação fica por conta das advogadas Rebeca Drummond de Andrade, cofundadora do Instituto Empoderar, e Daniela Toesca, sócia do escritório RVC. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 113 anos, em 8 de março de 1910, a atriz francesa Raymonde de Laroche tornou-se a primeira mulher no mundo a obter uma licença de piloto e, em seguida, a primeira mulher a fazer um voo solo. Em outubro de 1909, a atriz começou a ser ensinada sobre aviação pelo aviador Charles Voisin e, no ano seguinte, recebeu a licença de piloto, emitida pela Aéro-Club de France. (Clique aqui)


Sorteio

A obra "Vade Mecum Interativo 2023" (Verbo Jurídico - 2.400p.) conta com um design prático e atrativo, impressão de alta qualidade e contém uma exclusiva tecnologia QR BOOK, com acesso a conteúdo interativo. Concorra a um exemplar! Cinco migalheiros serão contemplados com a obra. (Clique aqui)

Agradecimento

Nosso sincero agradecimento ao jurista Antônio Sérgio Altieri de Moraes Pitombo (Moraes Pitombo Advogados) pelo exemplar da obra "Colaboração Premiada e Outros Acordos - Análise Sistemática e Estudo Crítico" (Editora Singular - 328p.) enviado à biblioteca migalheira.

Novidades

Dia 13/3, às 18h30, na Livraria da Travessa, em Ribeirão Preto, acontece o lançamento da obra "Crimes em Licitações e Contratos Administrativos" (Quartier Latin - 212p.), coordenada pelo advogado Alamiro Velludo Salvador Netto.

STJ promove, dia 14/3, a partir das 18h30, o lançamento do livro "Direito do Seguro: II Congresso Internacional de Direito do Seguro (CJF-STJ) e VIII Fórum José Sollero Filho (IBDS)" (Editora Contracorrente / Editora Roncarati - 976p.), organizado por Ernesto Tzirulnik, Paulo de Tarso Sanseverino, João Nuno Calvão da Silva e Inaê Siqueira de Oliveira. (Clique aqui)

Alexandre Junqueira Gomide, sócio de Junqueira Gomide Advogados, lança a segunda edição da obra "Contratos Built to Suit - Aspectos Controvertidos Decorrentes de uma Nova Modalidade Contratual", revista e ampliada. A pré-venda já está disponível no site da Revista dos Tribunais com 15% de desconto. Utilize o cupom AUTOR15OFF e garanta 30% off. (Clique aqui)

Avelar Advogados divulgou a 47ª edição do "ODP News" sobre "Direito Penal | Impacto nos Negócios". (Clique aqui)

Migalhíssimas

Maria Fabiana Sant'Ana, sócia do PGLaw, participa hoje do "3º I Summit #porElas", organizado pelo Ibajud. O debate acontece das 13h30 às 19h e terá foco no universo feminino. (Clique aqui)

Hoje, às 16h, Ana Tereza Basilio, vice-presidente da OAB/RJ e sócia da banca Basilio Advogados, participa, na sede da seccional, da "Homenagem ao Dia Internacional da Mulher", com as presenças do presidente da entidade, Luciano Bandeira, e do governador do RJ, Claudio Castro.

José Roberto Covac, da banca Covac - Sociedade de Advogados e conselheiro do ELA - Instituto Educadoras do Brasil, participa hoje, às 18h30, do "II Seminário Combate à Violência Contra a Mulher", realizado pelo Instituto ELA. (Clique aqui)

Acontece amanhã o lançamento da 20ª edição do "Prêmio Innovare". A cerimônia será realizada no STJ, a partir das 11h, com transmissão pelo @stjnoticias. O Instituto Innovare, que tem como presidente Sérgio Renault, do Tojal | Renault Advogados, dedica-se a identificar e valorizar iniciativas que trazem inovações e contribuem para o aprimoramento da Justiça. (Clique aqui)

Eliane Carvalho, de Machado Meyer Advogados, é uma das participantes do "11th ICC Brazilian Arbitration Day", evento promovido pelo ICC Brasil e que acontece amanhã em SP. Na oportunidade, a advogada será palestrante do painel "Contribuições da Corte da CCI para a Resolução de disputas em um mundo em transição", com início às 11h15. (Clique aqui)

Andressa Barros, sócia de Fragata e Antunes Advogados, é um dos destaques do anuário "Análise Advocacia Mulher", que será lançado amanhã, por meio de uma live transmitida a partir das 11h pela TV Análise, no Youtube. O encontro reunirá também as advogadas Flávia Holanda Gaeta e Maria Fernanda Vilela, num bate-papo coordenado pelos jornalistas Silvana Quaglio e Alexandre Secco.

Juliana Abrusio, de Machado Meyer Advogados, participará do "I Congresso de Responsabilidade Civil - AASP e CERC/CFOA", promovido pela AASP e pela Comissão Especial de Responsabilidade Civil do Conselho Federal da OAB. No evento, agendado para amanhã e sexta-feira, a advogada será palestrante do painel "Responsabilidade Civil na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)", que acontece no 2º dia, às 10h50. (Clique aqui)

TJ/BA organiza em sua sede, amanhã e sexta-feira, um seminário em homenagem ao centenário de morte de Rui Barbosa. Participam do evento Renato de Mello Jorge Silveira (presidente do IASP), Otavio Luiz Rodrigues Jr., Roberto Rosas (Rosas Advogados) e os ministros Humberto Martins e Mauro Campbell Marques.

O Instituto Dannemann Siemsen, mantido pelo Dannemann Siemsen, promove, no próximo dia 14, a partir das 18h, a mesa de debates virtual "Aspectos Jurídicos da Inteligência Artificial". Filipe Fonteles Cabral, sócio da banca, fará a moderação do debate. (Clique aqui)

Nelson Wilians Advogados receberá em sua matriz, em SP, os participantes do próximo "Alianza Legal Latino-americana (ALL)", que ocorrerá nos dias 16 e 17/3 e contará com representantes de escritórios de advocacia de 15 países.

Dotti Advogados figura no ranking "Leaders Leagues 2023" em duas categorias: "Direito Penal Empresarial" e "Resolução de Conflitos - Notáveis da Região Sul". A advogada Rogéria Dotti, coordenadora dos Núcleos de Direito Civil e Processo Civil do escritório, foi ranqueada na categoria dos notáveis da região Sul, mencionada como "Prática notável". Na categoria de Direito Penal Empresarial, os advogados Alexandre Knopfholz e Gustavo Scandelari, coordenadores do Núcleo de Direito Criminal, foram reconhecidos como "altamente recomendáveis".

Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados foi reconhecido como um dos escritórios mais respeitados da América do Sul pela publicação "The Trademark Lawyer Magazine". A classificação usa uma metodologia multifacetada, com meses de pesquisa no setor e feedback de leitores, clientes e conexões em todo o mundo.

Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados foi novamente reconhecido pela edição de 2023 do "Leaders League Brasil". Figurando na categoria "Prática Valiosa", nas áreas de Compliance e Contencioso Civil e Comercial, e na categoria Prática Notável na área de Direito Penal Empresarial. Os advogados Pedro Simões, Daniel Gustavo Magnane Sanfins e Wilson de Toledo Silva Junior foram reconhecidos pela atuação nas respectivas áreas. (Clique aqui)

No ranking "Leaders League", referente ao grupo Resolução de Conflitos, o escritório Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Simões Advogados foi prestigiado como Prática Notável em duas categorias: Contencioso Civil e Comercial e Arbitragem. Os sócios também foram mencionados individualmente: Pedro Paulo Salles Cristofaro foi destaque nas categorias Arbitragem e Contencioso Civil e Comercial e Carlos Eduardo Steiner em Contencioso Civil e Comercial.

Peter Filho, Sodré, Rebouças & Sardenberg Advocacia foi reconhecido pelo periódico "Vanguard Law", revista norte-americana especializada em retratar a trajetória de executivos jurídicos das principais empresas do mundo, como parceiro estratégico do Grupo Sá Cavalcante.

TaxDay

Dia 29/4, tributaristas do Brasil inteiro irão se reunir em São Paulo para participar do "TaxDay", evento de empreendedorismo tributário. Profissionais da área, líderes de venda e de gestão dividirão o palco para uma incrível troca de experiências! (Clique aqui)

Franquias e arbitragem

IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa promove o evento "Franquias, arbitragem e Poder Judiciário", dia 9/3, das 9 às 12h, em Brasília. Para discutir as controvérsias e as principais mudanças decorrentes da nova lei de franquias, o IDP convidou os ministros Moura Ribeiro, Ricardo Cueva e Luis Felipe Salomão, que farão as três primeiras palestras. (Clique aqui)

Desafios

IASP promove, dia 22/3, a "Reunião-Almoço: Desafios do Ministério da Justiça", que será realizada na Sala Di Cavalcanti, do Hotel Intercontinental, em SP, a partir das 12h. O palestrante será o ministro Flávio Dino. (Clique aqui)

Democracia

Dia 14/3, às 10h, o IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais promove uma roda de conversa com o tema "Como podemos defender a democracia?". O evento será realizado no auditório do IBCCRIM, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube. (Clique aqui)

Mercado de Ações

AASP promove, nos dias 9 e 10/3, a partir das 8h30, o evento presencial "I Congresso de Direito de Fundos de Investimento". Inscreva-se! (Clique aqui)

Educação jurídica

O impacto dos avanços digitais na gestão universitária e as possibilidades para o futuro do ensino jurídico são temas do webinar "Novos desafios para educação jurídica", promovido pelo IAB, dia 10/3, às 10h. O evento terá transmissão pelo canal TVIAB no YouTube. (Clique aqui)

Representatividade feminina

Dias 14 e 15/3, ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual celebra o Dia Internacional da Mulher com dois eventos que debaterão a condição feminina no mundo corporativo e na área de propriedade intelectual. Inscreva-se! (Clique aqui)

Direito Imobiliário

PUC-SP promove o curso de especialização "Direito Imobiliário". (Clique aqui)

Honorários

JusCash, empresa com atuação nacional, já antecipou mais de R$ 15 milhões de honorários. Confira! (Clique aqui)

Gestão de pessoas

Seu negócio já possui um Plano de Carreira? A Radar - Gestão para Advogados possui a "RadarConsultoria", que disponibiliza esse serviço e faz um plano alinhado com a sua cultura, objetivos e expectativas. (Clique aqui)

Digitalização

AASP estará amanhã em Itapira com a unidade móvel do "Projeto Digitalização" (rua dr. Francisco de Paula Moreira Barbosa, das 10 às 17h). A Associação promove, também, a emissão do certificado digital de forma gratuita para os associados, incluindo o token com validade de três anos.

Viva

Sorteio de obra: Os ganhadores da obra "Crimes em Licitações e Contratos Administrativos" (Quartier Latin - 212p.), coordenada por Alamiro Velludo Salvador Netto (clique aqui), são:

  • Geiziele Gomes Noronha Sales, de Vitória/ES;
  • Ana Carolina Taborda Rodrigues, de Taubaté/SP; e
  • José Eduardo Sá da Silva, de João Pessoa/PB.

Fomentadores

Clique aqui para conhecer todos os Fomentadores do Migalhas.

Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE
CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados CEU Law School

Mural Migalhas - Oportunidade de trabalho

Sempre que se busca uma cidade no site Migalhas, procurando-se um correspondente jurídico, e não se encontra, o sistema nos avisa e, aí, nasce uma oportunidade. Ei-la abaixo, atualizada diariamente: é o rol de cidades nas quais há emergente necessidade de um profissional, mas não há, ainda, nenhum migalheiro cadastrado:

BA/Mucuri
CE/Tauá
GO/Itaberaí
MG/Jequitinhonha
PB/Itaporanga
PB/Junco do Seridó
PB/Monteiro
PE/Flores
RS/Gaurama
SP/Juquiá

Se você quer se candidatar para eventualmente atender quem procura, clique aqui.


Migalhas Clipping

The New York Times - EUA
"Biden Will Seek Increase In Tax As Medicare Fix"

The Washington Post - EUA
"2 of 4 kidnap victims dead"

Le Monde - França
"Retraites: les syndicats en appellent à Macron"

Corriere Della Sera - Itália
"Migranti, si muove l'Europa"

Le Figaro - França
"Les syndicats font le plein, l'exécutif tient son cap"

Clarín - Argentina
"Sin nombrarlo, Cristina acusó a Fernández de decir 'barbaridades'"

El País - Espanha
"La coalición vota enfrentada la reforma del 'solo sí es sí'"

Público - Portugal
"Padres já estão a deixar comissões da Igreja que vão apoiar vítimas"

Die Welt - Alemanha
"Mehrheit fordert Einschränkung des Streikrechts"

The Guardian - Inglaterra
"Tories 'extinguishing right to seek refugee protection in UK', says UN"

O Estado de S. Paulo - São Paulo
"Coronel afirma que Bolsonaro ficou com joias dadas por regime saudita"

Folha de S.Paulo - São Paulo
"Cúpula da República só teve 4 mulheres no pós-ditadura"

O Globo - Rio de Janeiro
"Bolsonaro levou a acervo pessoal joias que escaparam da Receita"

Estado de Minas Gerais - Minas Gerais
"Reajuste para servidor provoca debate na ALMG"

Correio Braziliense - Brasília
"Fim do feminicídio exige a mobilização de toda a sociedade"

Zero Hora - Porto Alegre
"Estiagem provoca quebra de 31% na soja e 41% no milho, aponta Emater"

O Povo - Ceará
"Tarifa de ônibus em Fortaleza - Inteira passará a R$ 4,50 e 'meia' diminuirá para R$ 1,50"

Jornal do Commercio - Pernambuco
"A força e a luta da mulher empreendedora no Brasil"

Atualizado em: 8/3/2023 15:55

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR