Gramatigalhas

De segunda a (ou à) sexta-feira

Professor esclarece dúvida sobre o uso da crase na frase: "De segunda a (ou à) sexta-feira."

4/3/2015

O leitor Oldenir Toledo Nocchi envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"A dúvida é a seguinte: Devo crasear a expressão de segunda a sexta-feira?"

De segunda a (ou à) sexta-feira

1) Um leitor indaga se deve ser ou não craseada a expressão "De segunda a (ou à) sexta-feira".

2) Observe-se, em termos técnicos: a) – crase significa a fusão de duas vogais idênticas; b) – nos casos mais comuns, o segundo a de um a craseado costuma ser um artigo; c) – se é artigo, obviamente é feminino e só pode estar antes de um nome feminino.

3) Na prática, para se saber se existe crase (que poderá haver antes de um feminino, mas não antes de um masculino): a) – substitui-se o nome feminino por um correspondente masculino; b) – se, antes do masculino, aparece ao, então existe crase no feminino; c) se, porém, antes do masculino, não aparece ao, não há crase antes do feminino.

4) No caso da consulta: a) – o nome feminino é sexta-feira; b) – um correspondente masculino é sábado; c) – substituindo-se o feminino por um correspondente masculino, tem-se a seguinte expressão: "De segunda a sábado" (e não ao sábado); d) – se não aparece ao no masculino, então não há crase no feminino.

5) Vejam-se, portanto os seguintes exemplos, com o apontamento de sua correção ou erronia: a) "De segunda a sexta-feira" (correto); b) "De segunda à sexta-feira" (errado); c) "De segunda a sábado" (correto); d) "De segunda à sábado" (errado).

______________

*Publicado originalmente em 14/03/2012.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.