Gramatigalhas

Muito poucos – Está correto?

Muito poucos – Está correto? O Professor esclarece a questão.

9/10/2013

O leitor André Augusto Nogueira envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Professor, está correto usar 'muito poucos'? Minha dúvida está na frase: 'Muito poucos alunos faltaram da apresentação'."

1) Equivalendo ao superlativo pouquíssimo, a expressão muito pouco tem uma palavra (muito) que modifica outra de valor adjetivo (pouco), sendo, assim, advérbio e, portanto, invariável. Exs.: a) "Muito poucos autores se atreveriam a contrariar esse posicionamento jurisprudencial"; b) "Muito poucas decisões se atreveriam a contrariar esse posicionamento jurisprudencial".

2) Fica evidente essa conclusão, quando se nota que os exemplos poderiam ser ditos de outro modo: a) "Bem poucos autores se atreveriam a contrariar esse posicionamento  jurisprudencial"; b) "Bem poucas decisões se atreveriam a contrariar esse posicionamento jurisprudencial".

3) Em tais casos, por sua própria condição de advérbio, é incorreto flexionar a palavra muito. Exs.: a) "Muitos poucos autores se atreveriam a contrariar esse posicionamento jurisprudencial" (errado); b) "Muitas poucas decisões se atreveriam a contrariar esse posicionamento jurisprudencial" (errado).

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.