Gramatigalhas

Destratar ou Distratar?

Destratar ou Distratar? Professor esclarece a dúvida.

19/11/2014

O leitor Matheus Bulhões envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Em conversa com amigos surgiu a dúvida: qual a diferença entre distratar e destratar? O Professor poderia nos ajudar?"

1) Destratar é verbo que significa insultar, ofender. Ex.: "Em momento de fúria, o advogado destratou seu próprio cliente".

2) Não confundir com sua parônima distratar, que significa desfazer um trato, ou seja, proceder a um distrato. Ex.: "Por não haver vantagens para nenhuma delas, as partes distrataram o acordo anteriormente pactuado".

3) Arnaldo Niskier assim resume a diferença entre ambos os vocábulos: "Destratar é insultar, tratar mal; distratar é desfazer (um negócio), romper um contrato".

4) De destratar vem destrato, que significa insulto; de distratar vem distrato, que quer dizer desfazimento do contrato. Ex.: "O distrato faz-se pela mesma forma exigida para o contrato" (CC/2002, art. 472).

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.