Gramatigalhas

Nenhures – Existe?

Nenhures – Existe? O Professor esclarece a dúvida.

3/2/2016

O leitor João Dias Alves envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Professor José Maria, a palavra 'nenhures' existe? Qual seu significado?"

1) Trata-se de advérbio que significa em nenhum lugar. Ex.: "Nenhures poderá ser encontrado posicionamento doutrinário semelhante".

2) Contrapõe-se a algures, que significa em algum lugar, em alguma parte.

3) Não confundir com alhures, que tem o sentido de em outro lugar.

4) Vasco Botelho de Amaral, defendendo-lhe o uso normal na estrutura atual da língua, anota, de modo taxativo: "Se amanhã vir ou ouvir que nenhures é arcaísmo desprezível, não me admirarei nada....".

5) Porque já significa em nenhum lugar (em que se nota a presença da preposição em), é totalmente incorreto o emprego de em nenhures.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.