Gramatigalhas

Ônibus – Qual é seu plural?

Ônibus – Qual é seu plural? O professor esclarece a questão.

20/7/2016

A leitora Neide Andrade envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Boa tarde. Tenho dúvidas quanto ao plural de ônibus. Obrigada."

1) Uma leitora diz ter dúvidas quanto ao plural de ônibus.

2) Ora, esse vocábulo vem de omnibus, que é o dativo plural latino de omnis, com o significado de para todos.

3) Normalmente, o plural das palavras terminadas por s, desde que não oxítonas1, faz-se do mesmo modo que no singular2: bônus, cais, lápis, ônus, pires, vírus, xis.

4) Assim também se dá com a palavra ônibus, trazida para análise. Exs.: a) "Os torcedores eram tão poucos, que não lotavam um ônibus"; b) "Os torcedores eram tantos, que lotavam vinte ônibus"; c) "Um ônibus veio trazendo os diretores"; d) "Dezenove ônibus vieram trazendo a torcida".

___________

1 MELO, Gladstone Chaves de. Gramática Fundamental da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1970, p.116.

2 BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 19. ed., segunda reimpressão. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1974, p. 79.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.