Gramatigalhas

Preposição antes do pronome relativo

O leitor Alexandre Pacheco envia-nos a seguinte mensagem: "Boa tarde! Nas migalhas de hoje, li (Migalhas 1.329 - 9/1/06 - 'Escutas telefônicas - Criminalização da divulgação'): 'o projeto - do qual ainda não tivemos acesso (...)'. De pronto me perguntei: do qual ou ao qual?"

12/7/2006

O leitor Alexandre Pacheco envia-nos a seguinte mensagem:

"Boa tarde! Nas migalhas de hoje, li (Migalhas 1.329 - 9/1/06 - 'Escutas telefônicas - Criminalização da divulgação'): 'o projeto - do qual ainda não tivemos acesso (...)'. De pronto me perguntei: do qual ou ao qual?"

1) Aspecto interessante, quanto a esse tópico, diz respeito à regência verbal.

2) Se funciona como complemento, o pronome relativo depende totalmente da regência do verbo ao qual se liga.

3) Assim, se vai ou não haver preposição antes do pronome, ou qual vai ser essa preposição, tudo depende do verbo que está sendo completado pelo pronome. Vejam-se os exemplos:

a) “Editou-se uma lei em que acreditamos, com que simpatizamos e por que lutamos” (acreditar em, simpatizar com e lutar por);

b) “Fazer da aplicação da lei a arte de distribuir justiça é o ideal a que aspiramos, com que simpatizamos e em que nos comprazemos” (aspirar a, simpatizar com e comprazer-se em).

4) Assim é a lição de Sousa e Silva a esse respeito: “Nas orações adjetivas cujo pronome relativo não funcione como sujeito, se o verbo exigir alguma preposição, coloca-se esta antes do relativo”. Exs.:

a) "Atualmente, os meios de que dispomos...";

b) "Fui traído pelos amigos em quem mais confiava";

c) "...em relação àquele a quem devia respeito e admiração";

d) "É um monumento de que todos os brasileiros se orgulham" (dispor de, confiar em, dever respeito e admiração a, orgulhar-se de).

5) Num segundo aspecto, lembra tal autor que, "se o relativo for o adjetivo (atualmente pronome adjetivo) cujo, a construção gramatical é idêntica". Exs.:

a) "...eram R. S. e um pretinho de cujo nome não se lembra" (lembrar-se de).1

6) De modo específico para a consulta formulada, vê-se que o leitor tem razão, e não está correto o trecho "o projeto – do qual ainda não tivemos acesso...". Em verdade, quem tem acesso, tem acesso a algo, a alguma coisa, e não por algo, nem por alguma coisa. Corrija-se, portanto, para um dos seguintes modos:

I) "o projeto – a que ainda não tivemos acesso...";

II) "o projeto – ao qual ainda não tivemos acesso...".

________

1Cf. SILVA, A. M. de Sousa e. Dificuldades Sintáticas e Flexionais. Rio de Janeiro: Organização Simões Editora, 1958. p. 230-233.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.