Migalhas de Peso

Recursos visuais ajudam a potencializar argumentação jurídica

A parceria entre audição e visão permite que a tomada de decisão seja mais rápida e assertiva, uma vez que sintetiza discursos e conceitos complexos em imagens de rápida compreensão.

9/8/2019

Cada dia mais vivemos soterrados por informação, relevante ou não, nossa atenção é dividida comprometendo a retenção do que realmente importa. Com juízes e árbitros o cenário não é diferente, e cabe ao advogado gravar seu argumento na memória deles.

De acordo com estudos do educador norte-americano Edgar Dale, 83% do entendimento e a aprendizagem dos seres humanos são proporcionados pela visão e apenas 11% por meio da audição. Confiar o argumento apenas na oratória pode colocar em risco a compreensão de detalhes cruciais para o sucesso de um caso.

Não é por acaso a crescente busca de advogados por suportes visuais em suas defesas e despachos, seja por meio de apresentações de slides, lâminas impressas ou infográficos animados, as explicações dos detalhes mais complexos se tornam muito mais efetivas e ágeis.

Para dar suporte aos advogados, um especialista na criação de abordagens eficientes poderá traduzir visualmente o que será alegado, explicar o caso e entender, em conjunto, a melhor forma de expor ao Juiz ou árbitro aquela questão.

Por onde começar:

É importante fazer a seleção do conteúdo a ser representado com os recursos visuais, a concisão é primordial para a retenção da informação, dividir a informação com blocos de até 3 tópicos é uma ótima técnica para alcançar a concisão. Outra ferramenta é o conceito de pensamento visual (visual thinking), por exemplo, a técnica 5W2H, comum no jornalismo, utilizada para abordar e destrinchar problemas. Esta técnica propõe a identificação de algumas partes fundamentais de uma situação:

Com as informações mais relevantes em mente, que chamamos de plano de abordagem, é preciso escolher a forma de apresentar. As mais comuns são: infográficos que podem ser impressos ou animados; apresentações em PowerPoint para serem mostradas em um tablet ou projetados numa câmara arbitral; linhas do tempo; vídeos de animação demonstrativos, entre outros.

Essa estratégia pode agregar novas alegações ou cobrir potenciais falhas na argumentação. A parceria entre audição e visão permite que a tomada de decisão seja mais rápida e assertiva, uma vez que sintetiza discursos e conceitos complexos em imagens de rápida compreensão.

________________

*Guilherme Boschi é diretor da Prezento, empresa de criação e abordagens para resultados, que pertence ao Grupo BBRO Marketing & Comunicação.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

O julgamento das ADIns 2.110 e 2.111 e a revisão da vida toda

30/4/2024

Prova de vida 2024: Saiba tudo aqui

30/4/2024

Cuidado com os embargos de declaração, pois pode não haver segunda chance!

2/5/2024

As consequências legais de condutas contrárias à boa-fé processual

30/4/2024

Tornando-se aliados-chave na luta contra a corrupção: O papel dos whistleblowers nos EUA

30/4/2024