Todos nós sabemos e percebemos que o mundo jurídico se transformou totalmente após 30/11/22, quando surgiu o ChatGPT, mas o que não imaginávamos é que esta revolução impactaria também de modo decisivo a gestão jurídica!
De lá para cá aconteceu uma enxurrada de novos LLMs, sendo que em 10/7/25 foi publicado os 27 melhores1.
Além das enormes alterações introduzidas na vida dos advogados esses sistemas trouxeram no seu vácuo uma mudança significativa em todo o funcionamento de escritórios e departamentos jurídicos, impactando decididamente todas as outras funções exercidas por técnicos e gestores.
Estamos vivendo uma alteração importante na forma da utilização da tecnologia nos escritórios de advocacia, passando esta de uma atividade acessória e de backoffice para uma área importantíssima na produção jurídica e na gestão do negócio jurídico. Essas mudanças criaram necessidades e “skills”, criando profissionais híbridos como por exemplo a figura do “tech lawyer”, ou seja, aquele novo profissional que além de ser advogado também tem conhecimento de áreas correlatas à tecnologia.
Os organogramas mais recentes preveem uma série de áreas e posições que são ligadas à inovação, eficiência, controles, planejamento, que utilizam a tecnologia, mas não são obrigatoriamente subordinadas a esta área. Novos setores e profissionais como “Data Analytics” “Information Governance”, “Knowledge Management”, “Innovation Lab”, “AI and Advanced Analytics”, “Legal Data Strategy” e “Legal Processing Specialist” que eram até pouquíssimo tempo absolutamente estranhas ao Direito, atualmente costumam ter sempre um advogado envolvido e coordenando!
Outra área impactada tem sido a própria área TI, que antes concentrava tudo o que dizia respeito à tecnologia e sistemas, mas atualmente está se concentrando apenas nos aspectos mais “hard” tais como firewalls, cloud, antivírus, cybersecurity, “risk management”, redundâncias etc. Os profissionais dessa área estão tendo que se reinventar para conseguir manter o nível de importância que antes mantinham na organização, pois a tecnologia está se tornando mais acessível a todos!
Todas essas mudanças têm criado novas necessidades, novos “approaches” e um total remodelamento do modelo de negócio. Os tradicionais modelos de gestão, avaliação, motivação profissional e desenvolvimento de carreiras deverão ser ajustados à nova realidade. O desenvolvimento de negócios e a estratégia empresarial, planos de carreira, avaliações profissionais e motivação devem ser repensados. Os novos profissionais do Direito, principalmente com a chegada das novas gerações (que já incorporam de modo natural essas tecnologias), são e serão diferentes dos antigos que eram puramente jurídicos, mas ainda assim precisarão manter a profundidade jurídica. Todos sem exceção deverão ser envolvidos, motivados e avaliados de maneira diversa da tradicional. Um grandíssimo desafio de atualização aos gestores tradicionalistas!
A chamada “Gen AI” rapidamente já se incorporou a todos os sistemas fornecidos externamente aos advogados, tornando seu trabalho mais ágil e dinâmico e todas essas alterações trazem um desafio enorme à governança de escritórios e departamentos jurídicos os níveis, que deverão ser absolutamente inovativos para que seus negócios se mantenham competitivos, com controles modernos e atrativos aos novos profissionais. Os novos tempos modernos chegaram!
______________
1 https:www.techtarget.com/whatis/feature/12-of-the-best-large-language-models