Migalhas Quentes

Oscar Vilhena Vieira é o novo diretor da Direito GV

Depois de 10 anos à frente da Direito GV, o professor Ary Oswaldo Mattos Filho deixa a diretoria da Escola, passando a se dedicar à docência e à pesquisa como professor sênior.

5/4/2011

Nova diretoria

Oscar Vilhena Vieira é o novo diretor da Direito GV

Após um rigoroso processo de seleção, que teve início em outubro de 2010, o presidente da Fundação Getulio Vargas, professor Carlos Ivan Simonsen Leal, designou como novo diretor da Direito GV o professor Oscar Vilhena Vieira.

Vieira substituirá o professor Ary Oswaldo Mattos Filho, que ficou 10 anos à frente da Direito GV e se dedicará agora a docência e pesquisa como professor sênior.

O objetivo central da nova gestão é aprofundar o processo de internacionalização da Direito GV e de renovação do pensamento jurídico nacional, de forma a contribuir para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

A Escola criada pelo professor Mattos Filho vem dando uma enorme contribuição para a inovação do ensino jurídico do país, ao propor uma nova grade curricular, ao incentivar o protagonismo reflexivo dos alunos e ao fomentar a produção de pesquisas de excelência no campo jurídico, sempre com o objetivo de contribuir para desenvolvimento social, econômico e político do Brasil.

Biografia

Oscar Vilhena Vieira é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com mestrado em Direito pela Universidade de Columbia, Nova York (1995), doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998) e pós-doutorado pelo Centre for Brazilian Studies do St. Antonies College, Oxford University (2007). Neste período publicou diversos livros e artigos, especialmente no campo do direito constitucional.

Além de uma carreira docente de mais de duas décadas em Universidades no Brasil e no exterior, Oscar Vilhena tem uma longa experiência profissional, tendo começado sua trajetória como Procurador do Estado em São Paulo (1993), atuando na área tributária e de consultoria; assumiu a direção do ILANUD - Instituto Latino Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e Tratamento da Delinquência (1997) e posteriormente a direção da organização não governamental Conectas Direitos Humanos (2001). Ao lado de sua atuação profissional, como consultor na área do direito público, dedica-se a inúmeros casos de interesse público, especialmente no âmbito do STF.

Oscar Vilhena fundou ainda diversas iniciativas e organizações, como o Instituto Pro Bono, a Revista SUR, a ILADD - Iniciativa Latino Americana para o Direito e a Democracia, além de ter participado ativamente da criação da própria Direito GV.

____________

 

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024