Migalhas Quentes

Ministro Aldir Passarinho Junior é homenageado em sua última sessão no TSE

O ministro Aldir Passarinho Junior, do STJ e TSE, participou ontem, 14, de sua última sessão no TSE e foi homenageado pelo ministro Ricardo Lewandowski, presidente da Corte.

15/4/2011


Despedida

Ministro Aldir Passarinho Junior é homenageado em sua última sessão no TSE

O ministro Aldir Passarinho Junior, do STJ e TSE, participou ontem, 14, de sua última sessão no TSE e foi homenageado pelo ministro Ricardo Lewandowski, presidente da Corte.

Em solenidade realizada no gabinete da presidência antes da sessão plenária, o ministro Lewandowski agradeceu, em nome dos demais integrantes do tribunal, a contribuição do ministro Passarinho Junior à Justiça Eleitoral. Passarinho Junior assumiu cadeira no TSE como ministro substituto, representando o STJ, em abril de 2008 e, dois anos depois, assumiu vaga definitiva.

"Para nós é um momento de tristeza e de alegria ao mesmo tempo. Um sentimento dúplice que nos invade. Tristeza porque o senhor nos deixa, mas alegria também porque retorna às suas lides na advocacia", afirmou o presidente ao destacar que o ministro foi um brilhante advogado antes de ingressar na magistratura há 22 anos. "Certamente engrandecerá a OAB com a dedicação que lhe é própria", acrescentou.

O presidente Lewandowski deu destaque aos processos relatados pelo ministro Passarinho Junior e também à sua atuação na Corregedoria-Geral Eleitoral. Somente no último ano foram distribuídos ao ministro 1.450 processos. Ele elaborou 998 decisões apresentadas em Colegiado e outras 1.801 decisões monocráticas, deixando, portanto, apenas 50 processos, que estão em fase de instrução, para sua sucessora, ministra Nancy Andrighi.

"O ministro Aldir sempre se destacou por sua personalidade extremamente firme, na defesa de valores que são caros à democracia, notadamente ao princípio da moralidade administrativa", disse.

Ao agradecer a homenagem, o ministro Passarinho Junior afirmou que, durante esse período no TSE, vivenciou algo espetacular que é "montar, processar e viver uma eleição da ótica da Justiça Eleitoral". Para ele, foi "uma experiência extraordinária que tem uma significação grandiosa, pois se passa a entender melhor do que ninguém a importância do voto e a importância dos valores que a Justiça Eleitoral busca preservar, no sentido de uma liberdade na sua expressão democrática e assegurar, pelos meios que tem a sua disposição, que essa vontade seja feita de uma forma livre, sem qualquer influência econômica ou qualquer coisa que possa macular a vontade do povo".

Sobre os processos julgados, o homenageado afirmou que o alcance só foi possível graças ao desempenho de seus dois gabinetes no TSE tanto na Corregedoria como em seu gabinete jurisdicional, que atuaram de forma "impecável".

"É marcante esse trabalho que as senhoras e os senhores realizam. Não só a capacidade profissional e o empenho, mas o amor que cada um tem pela Justiça Eleitoral. O país deve muito a vocês todos", afirmou ao se dirigir aos servidores. "Vou guardar para sempre não apenas a homenagem como o carinho de todos e essa marca que foi na minha vida ter atuado no TSE", disse.

O ministro recebeu das mãos do ministro Lewandowski uma placa com o seguinte texto: "O TSE tem a honra de homenagear o ministro Aldir Passarinho Junior, magistrado de notável saber jurídico e exemplar postura ética, pela maneira competente com que conduziu a Corregedoria-Geral Eleitoral, contribuindo decisivamente para o sucesso das eleições gerais de 2010".

Homenagens

Ao final da sessão plenária de hoje, a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, vice-presidente do TSE, também prestou sua homenagem ao ministro Passarinho Junior referindo-se a ele sempre como "amigo".

Ela ressaltou sua humanidade e lhaneza no trato, firmeza de posições e tranquilidade para afirmar essas posições. Destacou ainda outras qualidades que admira no ministro como o autocontrole, a disciplina e compaixão. "Foi um genuíno e verdadeiro prazer conviver com vossa excelência", afirmou.

O chefe do MPE, Roberto Gurgel, desejou felicidades ao ministro que se despede e também ressaltou suas "inúmeras qualidades". "Vossa excelência deixa nesta casa marcas indeléveis de sua atuação em prol da justiça, do regime democrático e da República" afirmou.

Em nome dos advogados, o ex-ministro do TSE Gerardo Grossi destacou: "se por um lado lastimamos a saída do ministro Aldir, por outro, nos rejubilamos com seu provável retorno à advocacia a qual estou certo continuará ele no seu bem querer das obrigações".

Despedida

Em agradecimento final, o ministro Aldir Passarinho Junior destacou que foi uma "honra e um prazer" trabalhar sobre a presidência do ministro Ricardo Lewandowski. "Foi uma presidência extremamente democrática em relação a tudo e a todos. Participamos desta eleição de 2010 como uma equipe que pretendia para o Brasil o melhor e que buscava sempre fazer com que o estado democrático de direito se firmasse cada vez mais pela voz do povo brasileiro por meio das urnas", frisou.

"Essa passagem pelo TSE só enriqueceu a minha história recente de julgador. Nós buscamos aqui a busca da verdade e da liberdade, dois pilares que asseguram a democracia do voto, a liberdade e transparência do voto e todos têm feito o máximo possível para que isso venha se tornando um fato concreto a cada eleição", finalizou.

________________
_________

Fonte: TSE

_________
________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025