Migalhas Quentes

Reconhecida legalidade da cobrança de tarifa para saque em terminais eletrônicos

O juiz de Direito Daniel Felipe Machado, da 12ª vara Cível Circunscrição Judiciária de Brasília/DF, reconheceu a legalidade da cobrança de tarifa para saques em terminais eletrônicos. O entendimento se deu no julgamento de uma ação civil pública ajuizada pelo MP contra o Banco Safra, que pretendia ver declarada a nulidade da obrigação de pagamento da tarifa exigida.

2/9/2011

Saque

Reconhecida legalidade da cobrança de tarifa para saque em terminais eletrônicos

O juiz de Direito Daniel Felipe Machado, da 12ª vara Cível da Circunscrição Judiciária de Brasília/DF, reconheceu a legalidade da cobrança de tarifa para saques em terminais eletrônicos. O entendimento se deu no julgamento de uma ação civil pública ajuizada pelo MP/DF contra o Banco Safra, que pretendia ver declarada a nulidade da obrigação de pagamento da tarifa exigida.

Para o MP, a cobrança da tarifa desnatura o contrato de depósito bancário e passa a equivaler a enriquecimento ilícito. O MP alega também que, ao divulgar essas tarifas em quadros ou cartazes fixados em agências, a instituição estaria afrontando regulamentação do BACEN.

A instituição financeira em sua contestação sustentou que a tarifa praticada atende os termos da resolução 3.518/07, do BACEN. Além de afirmar que as instituições são livres para adotar a cobrança pelos serviços bancários excedentes, como seria a exigência de tarifa para o 5º saque. Salientou ainda que os termos de contratação avisam que as tarifas serão exigidas para os serviços excedentes do pacote contratado.

O magistrado observou que as versões contratuais das instituições financeiras apresentadas pelo MP especificam a opção entre a contratação de pacote de serviços ou o pagamento individual das tarifas constantes da tabela do banco respectivo. Para ele, a tabela de tarifas explicita com clareza os serviços sujeitos a cobrança.

O

escritório Arruda Dias Lemos Advogados representou os interesses do Banco Safra no caso.

Clique aqui e confira a decisão na íntegra.

__________

_________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

Lei 14.846/24 e a nova medida especial de proteção ao trabalho realizado em arquivos, em bibliotecas, em museus e em centros de documentação e memória

29/4/2024

Correios são condenados pelo TST a pagar indenização de R$ 20 mil a empregado que sofreu 4 assaltos

29/4/2024