Migalhas Quentes

Portaria adia adoção do ponto eletrônico para janeiro de 2012

A adoção do ponto eletrônico foi adiada pela quarta vez e passa a ser obrigatória a partir de 1º de janeiro de 2012, segundo portaria do Ministério do Trabalho publicada nesta segunda-feira (3) no "Diário Oficial da União".

3/10/2011
Publicidade
Expandir publicidade


Controle de jornada

Portaria adia adoção do ponto eletrônico para janeiro de 2012

Nova portaria do MTE publicada no DOU de hoje, 3, adia pela quarta vez a adoção do ponto eletrônico para controle de jornada. Agora, o ponto eletrônico passa a ser obrigatório a partir de janeiro de 2012.

O sistema deve ser instalado em todas as empresas com mais de 10 empregados que já usam equipamento eletrônico para o registro da jornada de trabalho. Pela última portaria (1.752/11), a medida passaria a ser obrigatória a partir de hoje, 3.

Na portaria 1.979, o ministro Carlos Lupi afirma que, "considerando que foi concluído o diálogo social tripartite e após avaliação das manifestações encaminhadas ao Governo Federal", decide alterar a data para início da utilização obrigatória do REP - Registrador Eletrônico de Ponto, "de modo improrrogável", para o dia 1º/1/12.

A obrigatoriedade de ação do sistema havia sido adiada outras três vezes. Primeiro, era prevista para setembro do ano passado. Depois, para março e então setembro deste ano. Entidades como a Força Sindical, a CNI, a Fiesp e a ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos, haviam pedido ao governo mudanças nas novas regras.

Na última semana de agosto, foi realizada a última reunião do grupo de trabalho criado para discutir o novo ponto eletrônico. Empresários apresentaram alternativas ao REP, mas elas não foram aceitas por representantes do MTE. Os empresários haviam sugerido que as empresas tivessem a opção de registrar os horários de entrada e saída dos empregados por meio de sistemas eletrônicos, com certificação digital, e tirava a necessidade da concordância do trabalhador com o sistema alternativo ao novo ponto eletrônico, já que dispensava o acordo coletivo para utilizá-lo.

Veja abaixo a portaria.

__________

PORTARIA Nº 1.979, DE 30 DE SETEMBRO DE 2011

O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso II do parágrafo único do art. 87 da Constituição Federal e os arts. 74, § 2º, e 913 da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943,

Considerando que foi concluído o diálogo social tripartite e após avaliação das manifestações encaminhadas ao Governo Federal, resolve:

Art. 1º Alterar o prazo para o início da utilização obrigatória do Registrador Eletrônico de Ponto - REP, previsto no art. 31 da Portaria Nº 1.510, de 21 de agosto de 2009, de modo improrrogável para o dia 1º de janeiro de 2012.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

CARLOS ROBERTO LUPI

_________
_______

Leia mais - Notícia

  • 8/9/11 - Adiado o início da utilização obrigatória do ponto eletrônico - clique aqui.

  • 23/8/11 - Legalidade de portaria ministerial não pode ser discutida por meio de MS - clique aqui.

  • 28/2/11 - Nova portaria muda controle eletrônico da jornada de trabalho para setembro de 2011 - clique aqui.

Leia mais - Artigos

  • 9/9/11 - O novo adiamento do Sistema Registrador de Ponto Eletrônico - Marcelo C. Mascaro Nascimento - clique aqui.
  • 22/8/11 - Novo sistema de registro eletrônico de ponto - Ariela Ribera Duarte e Luiz Fernando Alouche - clique aqui.
  • 25/9/09 - Registro eletrônico de ponto - Domingos Sávio Telles - clique aqui.
  • 6/1/09 - O registro eletrônico dos processos no Estado de São Paulo - Celso Buzzoni - clique aqui.

_________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos