Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Anistia, Justiça e Impunidade"

Veja quem são as ganhadoras da obra "Anistia, Justiça e Impunidade" (Fórum – 227p.), de Kai Ambos, Marcos Zilli, Maria Thereza Rocha de Assis Moura e Fabíola Girão Monteconrado.

19/1/2012

 

Sorteio de obra

 

A obra "Anistia, Justiça e Impunidade" (Fórum – 227p.), de Kai Ambos, Marcos Zilli, Maria Thereza Rocha de Assis Moura e Fabíola Girão Monteconrado, pretende trazer novas reflexões no âmbito da Justiça de transição no Brasil.

 

Punir, perdoar ou esquecer? Estes têm sido os principais dilemas enfrentados pelo Brasil no confronto de seu passado autoritário. Por mais que o país tenha feito progressos no campo da tutela dos direitos humanos, há muitos claros que ainda não foram preenchidos.

A punição dos responsáveis pelos abusos cometidos no contexto da repressão política, por exemplo, é realidade posta por outros países que atravessaram períodos igualmente sombrios. Na verdade, em tempos de universalização dos direitos humanos, não podem os Estados escapar das obrigações assumidas perante a arena internacional. De fato, há um núcleo rígido da dignidade humana que não admite tergiversações.

É este justamente o foco de análise da obra Anistia, Justiça e Impunidade. Esquecer o que pouco se conhece em nada contribui para a construção de uma sólida cultura de respeitabilidade dos direitos humanos. O fato é que muito embora o sonho de regresso daqueles que partiram tenha sido materializado, ainda choram, neste solo, as pobres Marias e Clarisses.

Sobre os autores :

 

Kai Ambos é professor catedrático em Direito Penal,Processual Penal, Direito Comparado e Direito Penal Internacional na Georg-August Universität, Göttingen, Alemanha. Juiz do Tribunal Estadual de Göttingen. Coordenador do Grupo Latino-americano de Estudos sobre Direito Penal Internacional promovido pela Fundação Konrad Adenauer.

 

Marcos Zilli é juiz de Direito. Professor Dr. de Direito Processual Penal nos cursos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Direito da USP. Membro do Grupo Latino-americano de Estudos sobre Direito Penal Internacional promovido pela Fundação Konrad Adenauer. Membro do Advisory Board do Forum for InternationalCriminal and Humanitarian Law, Noruega.

Maria Thereza Rocha de Assis Moura é ministra do STJ. Professora Dra. de Direito Processual Penal nos cursos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Direito da USP. Integrante do Grupo Latino-americano de Estudos sobre Direito Penal Internacional promovido pela Fundação Konrad Adenauer.

Fabiola Girão Monteconrado é advogada. Mestre em Direito de Estado e Sociedade pela UFSC. Doutoranda em Direito pela Universidade Católica de Valparaíso, Chile. Integrante do Grupo Latino-Americano de Estudos sobre Direito Penal Internacional promovido pela Fundação Konrad Adenauer.

__________

 Ganhadoras:

 

Thais Aparecida da Silva, auxiliar jurídico da Lenoxx Sound, de Santo André/SP

 

Karina Molina, da CHS Inc., de São Paulo/SP

__________

__________

Adquira já o seu :












Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025