Migalhas Quentes

Escritório aprofunda estudo sobre Plano Diretor

23/8/2005


Novo Plano Diretor de Recife

Escritório aprofunda estudo sobre Plano Diretor

O Grupo Técnico instituído pelo escritório Martorelli e Gouveia Advogados para aprofundar a discussão sobre o novo Plano Diretor da Cidade do Recife vai promover seminários, internos e abertos ao público, para discutir as principais mudanças e os pontos polêmicos da nova legislação.


De acordo com o advogado George Mariano, coordenador do Grupo Técnico de Martorelli e Gouveia, a equipe está estudando detalhadamente o Plano, focando principalmente na análise da constitucionalidade de seus artigos e na inter-relação como outras leis, como o Estatuto da Cidade.


Após passar pela fase de consulta popular, o projeto do Plano Diretor agora será encaminhado à Câmara dos Vereadores para discussões e ajustes e deve entrar em vigor em 2006. A atual proposta, elaborada pela Prefeitura, causa grande impacto aos mercados da construção civil e imobiliário ao restringir o potencial construtivo em vários bairros da cidade.


Segundo George Mariano, alguns pontos devem causar muita polêmica, como a outorga onerosa, que estabelece uma contrapartida a ser paga à Prefeitura para construções acima do limite estabelecido para cada área. Ou o artigo que impõe sanções ao proprietário de terrenos sem uso – como parcelamento ou edificação compulsória, IPTU progressivo no tempo e desapropriação com pagamento em títulos da dívida pública - para forçar o aproveitamento de áreas sem uso e combater a sua utilização especulativa.


Em agosto, o Grupo Técnico de Martorelli e Gouveia deve realizar um seminário interno para aprofundar o estudo sobre os principais pontos da nova Lei. Em seguida, segundo George, a idéia é ampliar este debate, realizando um seminário externo – voltado para clientes do escritório, empresários da construção civil e público em geral interessado no tema – para discutir as mudanças e impactos no mercado imobiliário causados pelo novo Plano Diretor do Recife.

_____________________









______________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil deve cessar uso do nome e logo

24/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

As câmaras reservadas em direito empresarial do TJ/SP: Um caso de sucesso

24/4/2024