Migalhas Quentes

TST nega adicional de insalubridade a telefonista

29/8/2005

TST nega adicional de insalubridade a telefonista

A Telemar Norte Leste S/A foi dispensada de pagar adicional de insalubridade a uma telefonista que, na primeira e segunda instâncias da Justiça do Trabalho, havia assegurado o recebimento dessa remuneração. A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho deu provimento ao recurso da empresa para julgar improcedente o pedido de adicional da ex-empregada da telefônica.

“Somente é devido o adicional de insalubridade quando a atividade insalubre encontra-se descrita na relação oficial elaborada pelo Ministério do Trabalho (NR 15), não bastando a constatação por laudo pericial”, disse o relator do recurso, ministro Lelio Bentes Corrêa, que seguiu a jurisprudência adotada pelo TST na OJ nº 4. A CLT dispõe que a elaboração e a aprovação do quadro de atividades e operações insalubres é de competência do Ministério do Trabalho.

A Telemar havia sido condenada, em primeira instância, ao pagamento de adicional de 20% sobre o salário mínimo. A sentença foi confirmada pelo TRT de Alagoas (19ª região), que considerou correto que as atividades da telefonista fossem enquadradas no item “operações diversas” do anexo 13 da NR 15 do Ministério do Trabalho. Nele, são considerados de insalubridade média os serviços de “telegrafia e radiotelegrafia, manipulação em aparelhos do tipo Morse e recepção de sinais em fones”. Para o TRT, a atividade de telefonista envolveria a recepção de sinais em fones de ouvido”.

O relator do recurso da Telemar, entretanto, rejeitou essa hipótese. A função de telefonista, afirmou, não se enquadra nas atividades de telegrafia e radiotelegrafia. Em conseqüência, a classificação do trabalho de telefonista como atividade insalubre não tem amparo legal. Lelio Bentes considerou também relevante o fato de o laudo pericial ter sido desfavorável à pretensão da telefonista. (RR 2240/1998)
____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025