Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "A Influência de Dalmo Dallari nas Decisões dos Tribunais"

Veja quem ganhou a obra "A Influência de Dalmo Dallari nas Decisões dos Tribunais".

12/7/2012

Dalmo de Abreu Dallari consegue harmonizar, em sua trajetória, vocações que Max Weber considerava, a princípio, antagônicas : a ciência e a política. A obra "A Influência de Dalmo Dallari nas Decisões dos Tribunais" (Saraiva – 638p.), coordenada pelo ministro do STF, Enrique Ricardo Lewandowski, reúne selecionados julgados de diversos tribunais com remissões ao citado autor.

O fio condutor desse trabalho é o Direito Constitucional, disciplina em que Dalmo Dallari sempre se destacou, de modo que a obra encontra-se dividida por diversos temas que gravitam em torno dessa temática, como: direitos humanos, separação de poderes, democracia, controle de constitucionalidade, questões indígenas e funcionários públicos.

"A luta em prol da democracia e dos direitos fundamentais aproximou-o afetiva e intelectualmente dos juizes brasileiros, que o têm como paradigma de jurista, sobretudo por sua dedicação à causa dos menos aquinhoados social e economicamente. Dele se colhe o seguinte pensamento: É óbvio que o Judiciário faz parte da sociedade e não poderá, sozinho, fazer o milagre de eliminar as injustiças institucionais e os vícios de comportamento que impedem o Brasil, assim como outros países, de viver democraticamente e com justiça social. Mas uma boa organização judiciária, tendo juízes verdadeiramente comprometidos com a realização da justiça, desde a primeira instância até os mais altos tribunais, será mais um instrumento valioso para a proteção da legalidade autêntica e a promoção da dignidade humana". O coordenador

Sobre o coordenador :

Enrique Ricardo Lewandowski é ministro do STF. Foi presidente do TSE entre 2009 e 2011. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, foi professor titular e vice-diretor da faculdade.Obteve os títulos de mestre e doutor em 1980 e 1982, respectivamente, pela Faculdade de Direito da USP. É mestre em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufts University, administrada em cooperação com a Harvard University. Em 1994, com a tese Pressupostos Materiais e Formais da Intervenção Federal no Brasil, recebeu o título de livre-docente. Em 2003, com a tese Globalização, Regionalização e Soberania, venceu o concurso para professor titular do Departamento de Direito do Estado da USP.

__________

Ganhador :

Ugo Doetzer, da SEMA, de Curitiba/PR

___________

__________

Adquira já um exemplar :



___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024