Migalhas Quentes

IN que regulamenta tamanho de arquivo em varas de Aracaju/SE entra em vigor

29/9/2005


IN que regulamenta tamanho de arquivo em varas de Aracaju/SE entra em vigor

Entrou em vigor ontem a IN n° 12/2005. Ela foi criada com o objetivo de organizar os arquivos das varas cíveis e criminais de Aracaju/SE. A medida limita em setenta o número de caixas de processos que podem ser arquivadas nesses juízos.

Além da melhor ordenação dos feitos em andamento, a conquista de espaço vai criar condições para acomodar estações de trabalho para mais servidores nessas Varas e, assim, tornar mais ágil a prestação jurisdicional.

As caixas que excederem o número estabelecido deverão ser enviadas ao Arquivo Judiciário, mesmo que os processos estejam arquivados provisoriamente. Nesse caso, tais processos serão mantidos em separado no Arquivo, sem que haja a necessidade de alterar a movimentação no Sistema de Controle Processual.

Quando for necessário desarquivar alguma peça, será preciso apenas solicitar ao Arquivo Judiciário o envio das caixas ou processos em questão.

Para que as Varas possam organizar seus arquivos conforme a Instrução, os expedientes externos das Varas Cíveis e Criminais de Aracaju serão suspensos nos dias 29 e 30 de setembro, exceto para a realização de audiências. Essa determinação foi publicada no Diário da Justiça de hoje, através do Ato N° 838, que suspende também os prazos processuais nos dois dias.


___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Gustavo Justino destaca avanços da consensualidade no Direito Público

4/12/2025

AGU pede que Gilmar reconsidere suspensão de trechos da lei do impeachment

4/12/2025

STJ define indicados para vagas no CNJ e no CNMP

4/12/2025

CCJ da Câmara aprova revogação da lei da alienação parental

4/12/2025

Especialistas avaliam impacto do novo marco regulatório do BaaS

4/12/2025

Artigos Mais Lidos

Reforma tributária - Adaptação ao princípio do destino

4/12/2025

Insegurança jurídica na responsabilização de empresas aéreas por atrasos e cancelamentos de voos em virtude de eventos meteorológicos

4/12/2025

A duração do processo judicial

4/12/2025

STF e a indústria do dano moral aéreo

4/12/2025

A última fronteira da advocacia: A escuta ativa do cliente

4/12/2025