Migalhas Quentes

Ministro da Justiça fortalece comunicação com advogados em reunião com o presidente interino da Comissão Nacional de Prerrogativas

x

10/11/2005

 

Ministro da Justiça fortalece comunicação com advogados em reunião com o presidente interino da Comissão Nacional de Prerrogativas

 

O ministro Márcio Thomaz Bastos recebeu nesta segunda-feira o presidente interino da Comissão Nacional de Prerrogativas da OAB, Alberto Zacharias Toron. Durante a audiência oficial, Toron disse ao ministro que os advogados de todo o País enfrentam muita dificuldade quando o assunto é consultar inquéritos policiais na Polícia Federal, e pediu o fim do malsinado interfone, única forma de comunicação permitida entre o advogado e o preso na custódia da PF em São Paulo. Os advogados querem exercer o direito de conversar pessoalmente com os clientes, em local reservado, livre de eventuais escutas telefônicas. O tema das invasões truculentas de escritórios durante operações policiais também foi discutido.

 

Toron ainda revelou ao ministro Thomas Bastos a preocupação, não só dos advogados, mas de toda a sociedade, com o Projeto de Lei n.º 282/03, do senador Antônio Carlos Magalhães. Se aprovado pelo Congresso, acusados ficam obrigados a revelar a origem dos recursos destinados ao pagamento de honorários de advogados. Do contrário, só poderiam ser representados por defensores públicos. Ocorre que muitos acusados não têm como indicar a fonte, mas nem por isso deixam de ter o direito de contratar o advogado de sua confiança. Para a OAB, o conteúdo do Projeto sem dúvidas fere o Princípio Constitucional da Ampla Defesa.

 

O ministro escutou atento às reivindicações de Toron, garantindo-lhe a possibilidade de um efetivo canal direto de comunicação para prevenir acidentes, além de estudar os demais assuntos.

 

____________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Desoneração da folha: Entenda como a controvérsia chegou ao STF

26/4/2024

Advogado de ex-trabalhador é condenado por má-fé em ação contra a MRV

26/4/2024

Minuto Migalhas tem calçada da fama, ladrão de pato e tempo de vida

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Contribuição assistencial ou de negociação coletiva - Balizamento para compreender o tema

26/4/2024