Migalhas Quentes

OAB/RS e OAB/AP divulgam resultados do Exame de Ordem

x

18/11/2005

 

OAB/RS e OAB/AP divulgam resultados do Exame de Ordem

 

O segundo exame do ano realizado pela OAB/RS confirmou um recorde histórico e eliminou 75 de cada cem candidatos ao ofício da advocacia no Estado. A primeira etapa do exame (50 questões objetivas), que exigiu dos candidatos um mínimo de 25 questões corretas, foi a que derrubou a maioria dos bacharéis (69,4%).

 

A habilitação para a advocacia é medida na prova prática, quando os bacharéis escrevem e podem consultar os códigos. Nesta etapa, a aprovação foi de 80,6%. Ao divulgar o desempenho dos gaúchos, a OAB/RS omite o nome das instituições que tiveram maior ou menor aprovação dos ex-alunos. Para a Comissão de Exame de Ordem da entidade, fazer um ranking seria divulgar dados inconsistentes. Os resultados foram enviados para cada faculdade. As federais estão nas melhores posições em número de aprovados, conforme a Seccional, e pelo menos um curso não aprovou nenhum aluno no Estado.

 

Já na OAB/AP, de um total de 108 bacharéis que se inscreveram na primeira fase (prova teórica), somente 42 foram aprovados, o que representa um índice de 61,12% de reprovação.

 

Na primeira fase, após o julgamento dos recursos, foram considerados aptos a seguir para a segunda fase 90 bacharéis. Desses, 42 foram aprovados, o que representa um percentual satisfatório na avaliação do presidente da OAB/AP, Washington Caldas, uma vez que se nivela aos resultados alcançados nos outros Estados brasileiros. Se se levar em consideração somente os 90 candidatos que se submeteram à segunda etapa, o percentual de aprovação foi de 46,66%.

 

Washington Caldas esclarece que o número final de aprovados ainda pode aumentar após o julgamento dos recursos que estão sendo apresentados pelos candidatos reprovados. "Jamais me canso de dizer que o objetivo do Exame de Ordem não é aumentar aleatoriamente o quantitativo de advogados no Estado e tampouco dificultar o acesso ao mercado de trabalho, pois o objetivo maior da instituição é habilitar profissionais preparados para o exercício da profissão", afirmou ele.

 

___________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025