Migalhas Quentes

CEF é responsável por manter extratos de contas do FGTS de antes de 1992, decide STJ

x

18/11/2005

 

CEF é responsável por manter extratos de contas do FGTS de antes de 1992, decide STJ

 

A Caixa Econômica Federal, gestora das contas do FGTS, é obrigada a manter os extratos das contas datadas de antes de 1992. A decisão foi tomada por unanimidade em processo julgado pela Primeira Seção do STJ e relatado pelo ministro Luiz Fux. A CEF centralizou todas as contas do Fundo a partir do Decreto 99.684, de 1990, quando todos os bancos depositários transferiram para ela os recursos do FGTS, juntamente com os dados de cada depositante.

 

A Caixa foi acionada por Possidônio Alves e outros para apresentar os extratos analíticos de suas contas anteriores a 1992. A entidade alegou não ter essa informação disponível, por não ser detentora dos citados extratos. A Justiça da Paraíba determinou que os extratos deveriam ser entregues em até 30 dias. A defesa da CEF alegou que, até a conclusão da migração das contas do FGTS para ela, o que ocorreu entre 1990 e 1992, os bancos ex-depositários eram responsáveis pela administração dessas contas e, conseqüentemente, dos dados de cada uma.

 

No artigo 24 do Decreto 99.684, ficou estabelecido que o banco depositário seria responsável pela emissão do extrato analítico final das contas sob sua responsabilidade. A CEF não recebeu, juntamente com os valores do FGTS, a documentação referente de cada conta. A defesa alegou que os interessados deveriam, portanto, procurar as instituições depositárias originais.

 

Na sua decisão, entretanto, o ministro Fux entendeu que, no momento em que a Caixa assumiu o encargo de agente operador do FGTS, ela tornou-se, por força da lei, responsável pela apresentação dos extratos, sendo ilegal imputar ao trabalhador qualquer ônus ou embaraço para obter os dados de suas contas. O próprio Decreto 99.684, de 1990, determina que os bancos depositários deveriam informar, em detalhes, as movimentações ocorridas. Além disso, na qualidade de agente operador, caberia à própria CEF exigir os extratos dos ex-depositários.

 

_________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Só é cabível ação se nomeação fora das vagas ocorrer no prazo do concurso

2/5/2024

Pablo Marçal promete US$ 1 mi a quem achar ação movida por ele; advogado encontra e cobra

2/5/2024

Apesar de profissão estressante, só 14% dos advogados fazem terapia

2/5/2024

STF fixa tese e delimita a condução de investigações penais pelo MP

2/5/2024

Advogado que cobra R$ 51 mi de Pablo Marçal deve provar que é pobre para ter justiça gratuita

3/5/2024

Artigos Mais Lidos

Cuidado com os embargos de declaração, pois pode não haver segunda chance!

2/5/2024

Origem do terreno de marinha e a perda da finalidade

2/5/2024

Isenção do IR pra quem superou câncer: Entenda seus direitos

2/5/2024

O que a regra que bane cláusula de não concorrência com trabalhadores nos EUA pode sinalizar para as empresas no Brasil

3/5/2024

Quando o cliente paga mal, você paga mais: O custo oculto da tolerância financeira na advocacia

3/5/2024