Migalhas Quentes

Vestibulanda de Direito não consegue efetuar matrícula fora do prazo

A estudante foi convocada para se apresentar na primeira chamada, mas só compareceu na data reservada aos candidatos da segunda chamada.

18/12/2013

Uma vestibulanda aprovada para o curso de Direito na Unirio teve negeado recuso pela 7ª turma especializada do TRF da 2ª região para que a Universidade efetuasse sua matrícula fora do prazo estabelecido no edital do concurso.

A estudante foi convocada para se apresentar na primeira chamada, mas só compareceu na data reservada aos candidatos da segunda chamada, quando sua vaga havia sido disponibilizada para outro estudante aprovado. Em 1ª instância, foi negado seu pedido de liminar para obrigar a Unirio a efetuar sua matrícula.

Em recurso ao TRF da 2ª região, a vestibulanda alegou que não pode comparecer na primeira chamada porque estava impedida de se locomover. Ela sustentou que quando estava em condições foi até a Universidade para requerer sua matrícula, de posse dos documentos que comprovavam sua impossibilidade de efetuá-la no prazo correto, mas teve seu pedido negado. Aduz ainda que há irregularidades no edital como o fato de existir um único dia para a matrícula.

Em sua decisão, o relator do processo, desembargador Federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho destacou que, ao inscrever-se no concurso, o candidato aceita e adere às cláusulas do edital, não podendo, portanto, questionar regras depois.

O magistrado observou também que conforme mencionado na decisão de 1º grau, o atestado exibido pela candidata foi assinado por um dentista, e "em regra, doenças orais não impossibilitam o deslocamento, tampouco a elaboração de uma procuração".

Confira a íntegra da decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025