Migalhas Quentes

Mutirão nacional das OABs pretende melhorar sistema carcerário

A iniciativa, segundo o Conselho, se deve ao “caos do sistema prisional brasileiro, as constantes rebeliões e as recentes notícias sobre a situação deflagrada nos presídios do Maranhão e Rio Grande do Sul”.

14/1/2014

O Conselho Federal da OAB iniciou o mutirão nacional para inspecionar os presídios em todos os Estados. A iniciativa, segundo o Conselho, se deve ao “caos do sistema prisional brasileiro, as constantes rebeliões e as recentes notícias sobre a situação deflagrada nos presídios do Maranhão e Rio Grande do Sul”.

No ano passado, a OAB ingressou na Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), em reforço as ações ajuizadas pelas seccionais da OAB/RS, juntamente com o fórum do Sistema Penitenciário, e da OAB/MA, contra os governos destes dois Estados, tendo em vista a situação dos presídios Central de Porto Alegre e de Pedrinhas, em São Luís.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos, no dia 16/12/13, atendendo pleito da seccional maranhense da OAB, protocolado em outubro de 2013, determinou que o estado brasileiro adotasse medidas cautelares de modo a garantir a integridade dos detentos que cumprem pena no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. No caso do RS, em resposta à representação de fevereiro de 2013, a OEA emitiu resolução, no último dia 3, requerendo que o governo gaúcho tome providências para “garantir a vida e a integridade pessoal dos detentos; assegurar as condições de higiene e tratamentos médicos adequados; implementar de medidas para recuperar o controle de segurança e reduzir a lotação na cadeia”.

Há vários anos a OAB realiza vistórias nos presídios brasileiros, que intensificadas em dezembro do ano passado. A entidade irá propor ações civis públicas em cada estado para denunciar formalmente ao judiciário a situação dos presídios locais. Ao anunicar a meida, o presidente da entidade, Marcus Vinicius Furtado, afirmou que "o Estado é responsável pela proteção da vida das pessoas submetidas a sua custódia".

Em RR, o presidente da seccional, Jorge Fraxe, já confirmou que ingressará com uma ACP contra o governador do Estado, Anchieta Júnior, para que ele tome providências a respeito da situação do sistema prisional local.

Em MS, a OAB nomeou a Comissão Provisória do Sistema Carcerário. O grupo formado por oito profissionais visitará os presídios e verificará as condições em que vivem os presos. Em Campo Grande, 3.811 presos masculinos em regime fechado dividem as celas que são destinadas a 1.176 detentos. No Estado, a seccional aponta que a superlotação é crítica, com 12.400 presos em uma capacidade de lotação de 6.446, o que representa um déficit de 5.954 vagas. Outro dado alarmante, segundo a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), é que enquanto a média nacional de presos é de 258 presos para cada 100 mil habitantes, em MS o número chega a 500.

Presídios e cadeias públicas do Tocantins também serão alvo de vistorias da Comissão de Sistema Penitenciário da OAB/TO. As medidas adotadas pelas seccionais em todo país são um pedido do Conselho Federal da Ordem, que intensificou as vistorias às unidades em dezembro do ano passado.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Advogados pedem impeachment de Roseana Sarney

14/1/2014
Migalhas Quentes

Conselho de Direitos Humanos pede plano emergencial no MA

11/1/2014
Migalhas Quentes

AMB manifesta indignação com crise no sistema prisional do MA

10/1/2014
Migalhas Quentes

Relatório do CNJ sobre prisões do MA prevê maior cobrança às autoridades

2/1/2014

Notícias Mais Lidas

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

STF discute critérios para MP conduzir investigações criminais

25/4/2024

Ministro Zanin suspende desoneração da folha de empresas e municípios

25/4/2024

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Os sete erros mais comuns ao planejar uma mudança de país

26/4/2024