Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Responsabilidade Civil por Acidente de Consumo na Internet"

Na obra, o autor traz propostas quanto às hipóteses de reparação no Direito Civil brasileiro.

14/5/2015

Na 2ª edição da obra "Responsabilidade Civil por Acidente de Consumo na Internet" (Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais – 447p.), de Guilherme Magalhães Martins, são abordadas as ferramentas jurídicas oferecidas pela Constituição, pelo Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil.

A obra oferece critérios coerentes para a definição da disciplina jurídica aplicável à responsabilidade civil por acidentes do consumo na internet. O autor define os negócios celebrados na rede aberta como contratos de consumo, procedendo, então, à compatibilização e à harmonização da legislação incidente.

Com este propósito, a obra serve como fonte de consulta para advogados e profissionais das diversas carreiras jurídicas, na medida em que passam em revista as novas hipóteses de incidência normativa na experiência brasileira.

Com isso, é possível notar a instigante proposta do autor quanto às hipóteses de reparação no Direito Civil brasileiro. São discutidos, em cada caso, os pressupostos do dever de indenizar, à luz dos elementos da responsabilidade civil e dos princípios fundamentais na legalidade constitucional.

Por outro lado, no longo trabalho do autor nota-se os danos ressarcíveis daqueles que não deflagram o dever de reparar, fixando critérios para a distinção, a ser levada a cabo pelo intérprete, no caso concreto, como fundamento na ponderação dos interesses em questão.

Sobre o autor :

Guilherme Magalhães Martins é doutor e mestre em Direito Civil pela UERJ. Professor adjunto de Direito Civil na UFRJ. Membro honorário do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros. Professor dos cursos de pós-graduação da Escola da Magistratura do Estado do RJ, da Universidade Cândido Mendes.

__________

Ganhadora :

Lívia Rodrigues, de Rancharia/SP


__________


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025