Migalhas Quentes

Greve de servidores

82 112 servidores públicos do Judiciário prometem parar

8/7/2003

  Lula enfrenta sua primeira greve de servidores

Após uma tentativa frustrada de acordo com o governo, os servidores públicos federais decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. Representantes dos servidores tentaram convencer o ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, a retirar a proposta de reforma constitucional do Congresso, que propõe a reforma para rediscutir pontos como a contribuição dos inativos e o aumento da idade mínima para a aposentadoria.

Cerca de 400 mil servidores devem paralisar suas atividades. Segundo a organização do movimento, a greve deve ter uma adesão de 40% a 45% da categoria.

A greve dos servidores públicos federais deverá atingir os três poderes. Além dos professores e servidores das universidades federais, várias outras categorias vão parar para protestar contra mudanças propostas pelo governo no sistema previdenciário.

A possibilidade de uma greve de juízes e promotores não foi descartada por associações da categoria, caso não haja um acordo sobre os pontos polêmicos da reforma, como a taxação dos inativos.

"Apoiamos a greve dos servidores públicos porque a revindicação é justa. Achamos que a mudança na previdência vai enfraquecer o Estado brasileiro, no sentido que os melhores profissionais não vai escolher a carreira pública, na medida em que as carreiras não vão ter segurança em sua atividade", diz Paulo Schmidt, juiz trabalhista no Rio Grande do Sul e vice-presidente da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho).

Medidas preventivas

No caso de o movimento de paralisação dar certo, a Previdência Social, o setor mais sensível da administração federal, ganhou o reforço de 3.800 novos servidores (equivalente a 10% do quadro atual), que fizeram concurso em março e começaram a ser contratados de um mês e meio para cá. Os concursados seriam empossados de qualquer maneira, mas o governo pode acelerar o processo e até buscar 1.900 funcionários a mais, se precisar.

______________

___________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024