Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "O Dever de Motivação das Decisões Judiciais"

O resultado do trabalho é muito mais do que um estudo teórico, com mero interesse acadêmico. Pelo contrário, ele será de relevante utilidade para todos os profissionais do Direito.

20/8/2015

O livro "O Dever de Motivação das Decisões Judiciais" (JusPodivm – 410p.), de Rodrigo Ramina de Lucca, apresenta subsídios relevantes no âmbito da Teoria Geral e da Filosofia do Direito.

"Conquanto o tema (da motivação) já tenha sido objeto de clássica doutrina que a ele já se dedicou com profundidade, os desafios se renovam e parecem se tornar cada vez mais complexos, especialmente no contexto dos conflitos típicos da sociedade de produção e de consumo de massa. Isso foi bem captado pelo autor que, partindo da inserção do dever de motivar no Estado de Direito e da segurança jurídica, analisou com proficiência as dificuldades surgidas ao ensejo de um sistema processual que se vale, cada vez mais (e nem sempre de forma adequada), de precedentes. Digna de nota e de aplauso é sua preocupação com as mudanças jurisprudenciais abruptas, que colocam em risco um dos pilares da vida democrática, que é a confiança legítima.

O resultado do trabalho é muito mais do que um estudo teórico, com mero interesse acadêmico. Pelo contrário, ele será de relevante utilidade para todos os profissionais do Direito, especialmente àqueles a quem foi outorgada a capacidade de decidir e de impor decisões, isto é, aos agentes do poder – especial, mas não exclusivamente, no âmbito jurisdicional.

A obra se alinha, em excelência, a outras com que nos brindaram outros juristas paranaenses que, por sorte nossa, honraram-nos com sua presença no curso de pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Que essa rica convivência, que o autor só tornou ainda mais intensa, possa ter vida longa, porque dela certamente resultarão outras obras que nos ajudarão a trabalhar pelo aperfeiçoamento do processo civil brasileiro". Flávio Luiz Yarshell, rofessor Titular da Faculdade de Direito da USP

Sobre o autor :

Rodrigo Ramina de Lucca é doutorando em Direito Processual Civil pela USP. Mestre em Direito Processual Civil pela USP. Bacharel em Direito pela UFPR. Cursou a Mediation Academy pela Universität zu Köln – Alemanha (Center for Transnational Law). Professor de Direito Processual Civil em cursos de pós-graduação.




__________

Ganhador :

Hendri Nogueira, de Florianópolis/SC

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil deve cessar uso do nome e logo

24/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

As câmaras reservadas em direito empresarial do TJ/SP: Um caso de sucesso

24/4/2024