Migalhas Quentes

Placar da Justiça itinerante apresenta número de processos em tempo real em Brasília

Ferramenta faz parte do movimento "Não deixe o Judiciário parar". Painel ainda passará por sete Estados.

9/9/2015

Mais de 105 milhões. Esse é o número de processos em andamento do Judiciário brasileiro. Atualizado em tempo real, o dígito é apontado pelo Placar da Justiça – ferramenta lançada recentemente que faz parte do movimento "Não deixe o Judiciário parar".

Liderado pela AMB, o movimento tem como objetivo enfraquecer a cultura do litígio no país e mobilizar a sociedade e os principais litigantes. De acordo com o contador, 42 milhões, deste total, "não deveriam estar lá".


(Confira o painel em tempo real, clique aqui)

Painel itinerante

Brasília é a primeira unidade a receber o painel digital do placar itinerante, que ainda passará por sete Estados. O objetivo é conscientizar e informar os cidadãos sobre o número de processos e quantos deles poderiam ser evitados se fossem cumprida a legislação e respeitados os direitos dos consumidores.

De acordo com a metodologia desenvolvida pela associação, a estimativa é de que um novo processo chega às varas e fóruns do país a cada cinco segundos.

Ao lançar o Placar da Justiça em frente ao TJ/DF na manhã desta quarta-feira, 9, o presidente da AMB, João Ricardo Costa, em entrevista a Migalhas, foi categórico ao afirmar que, a não ser que ocorra uma mudança na forma de intervenção dos agentes que causem danos, a situação do Judiciário nacional tende a piorar ainda mais.

Pesquisas

O movimento é baseado em uma pesquisa realizada pela entidade: "O uso da Justiça e litígio no Brasil". O levantamento realizado em 10 Estados e no DF apontou que em oito unidades da Federação o Poder Público é o setor que mais congestiona o Judiciário, seguido pelos setores financeiro e de telefonia. A pesquisa traz dados de 2010 a 2013.

No DF, a Fazenda Pública do DF foi parte ativa em 71% dos processos em 1ª instância, ou seja, o Poder Público Distrital foi responsável por dar início a mais de 229 mil ações na Justiça do DF entre os anos de 2010 a 2013. Em segundo lugar, aparece o setor financeiro, que no ano de 2013 atingiu participação de 40% no ranking entre os 100 maiores litigantes.

Metodologia

Em pouco mais de um ano, a Justiça recebeu mais de 10 milhões de novas ações, uma média de um novo processo a cada cinco segundos. O último dado oficial dos processos em tramitação no Judiciário, conforme o relatório Justiça em Números 2014, do CNJ, identificou o montante de 95 milhões de ações. Em pouco mais de um ano, os dados comprovam que a cultura do litígio é cada vez maior.

A metodologia desenvolvida pela AMB para o Placar da Justiça teve como base os relatórios Justiça em Números do CNJ (2009 a 2013).

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024