Migalhas Quentes

OAB rejeita pedido de impeachment, mas encaminha notícia-crime contra presidente Lula

x

9/5/2006

 

OAB rejeita pedido de impeachment, mas encaminha notícia-crime contra presidente Lula

 

O Conselho Federal da OAB decidiu, por 25 votos a sete, rejeitar a proposta de apoio a um pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na mesma sessão, também por maioria de votos – <_st13a_metricconverter productid="17 a" w:st="on">17 a 15 –, o Conselho aprovou o encaminhamento de uma notícia-crime ao procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, pedindo o aprofundamento das investigações sobre a eventual participação do presidente Lula no esquema do “mensalão”. “Com certeza, mais uma vez esta entidade faz história, diante da grave crise que o País enfrenta”, afirmou o presidente nacional da OAB, Roberto Busato, que conduziu a sessão, ao anunciar o resultado.

 

A proposta de impeachment, de autoria da conselheira federal Elenice Carille (Mato Grosso do Sul), foi rejeitada frente aos argumentos da maioria dos conselheiros de que não é oportuna a abertura de um processo de impeachment no momento - a apenas cinco meses das eleições -, da mesma forma que não estaria ainda plenamente configurado o crime de responsabilidade do presidente da República, previsto no artigo 85 da Constituição Federal.

 

Já a notícia-crime a ser encaminhada ao procurador-geral da República, segundo Busato a OAB vai reivindicar nela, basicamente, o aprofundamento das investigações sobre o presidente da República, por acreditar que há indícios de seu envolvimento nos escândalos da crise do mensalão. A OAB, segundo seu presidente, solicitará que o procurador-geral aprofunde as apurações em torno dos indícios envolvendo o presidente da República e, se for o caso, que ele instaure o devido processo penal.

 

O presidente nacional da OAB acredita que dentro de dez a quinze dias a entidade terá formulada a notícia-crime contra o presidente Lula, a ser encaminhada ao chefe do Ministério Público. Juntamente com a recomendação ao procurador-geral da República, a OAB encaminhará o relatório sobre o pedido do impeachment, elaborado pelo conselheiro federal Sérgio Ferraz (Acre), que defendia o impeachment do presidente. Com vários volumes, o relatório e voto de Ferraz fornecem diversos elementos sobre o possível envolvimento de Lula e será encaminhado como subsídios ao Ministério Público.

______________

 

A seguir, confira de que forma votaram as 27 bancadas da OAB (representativas dos Estados) e os membros honorários vitalícios da entidade com direito a voto:

 

Primeira Votação: Impeachment do presidente da República

 

A favor do impeachment:

Contra o impeachment:

Voto anulado: Rio de Janeiro

 

Segunda votação: encaminhamento de notícia-crime ao procurador-geral da República

 

A favor do encaminhamento (conforme voto do relator):

Contrários ao encaminhamento:

Voto anulado: Rio de Janeiro

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Desoneração da folha: Entenda como a controvérsia chegou ao STF

26/4/2024

Advogado de ex-trabalhador é condenado por má-fé em ação contra a MRV

26/4/2024

Minuto Migalhas tem calçada da fama, ladrão de pato e tempo de vida

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Contribuição assistencial ou de negociação coletiva - Balizamento para compreender o tema

26/4/2024