Migalhas Quentes

Ataque de hackers obriga Tribunais a reiniciarem sistemas e suspenderem prazos

TJ/SP suspendeu prazos.

13/5/2017

Nesta sexta-feira, 12, a informação de um grande ataque de hackers em empresas e órgãos do mundo todo surpreendeu os Tribunais e levou-os a adotarem medidas de prevenção.

No TJ/SP, por volta do meio-dia, a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de São Paulo detectou máquinas infectadas e, seguindo protocolo de segurança, foi determinado, por cautela, o desligamento de todos os computadores da instituição no Estado, para evitar a propagação. O Judiciário paulista conta hoje com um parque tecnológico de 55 mil computadores e menos de 0,5% foram infectados.

O expediente das unidades foi mantido para a prestação das informações necessárias a advogados e jurisdicionados. Os prazos processuais serão suspensos. Por volta das 18 horas os serviços começaram a ser restabelecidos. O plantão do final de semana transcorrerá normalmente.

No TJ/DF, a Secretaria de Tecnologia e Comunicação - SETEC mobilizou sua equipe de segurança da informação e desligou preventivamente, na tarde desta sexta-feira, o acesso aos sistemas, links de dados e acesso à internet em todas as unidades, a fim de proteger as informações corporativas. Os sistemas já foram reconectados, tendo sido aplicadas em todos os computadores e computadores servidores proteções específicas para a ameaça do cyberataque.

Por sua vez, o TJ/MG tornou indisponíveis os serviços web preventivamente desde às 17h da sexta-feira. De acordo com o Tribunal, “tão logo as atualizações dos servidores sugeridas pelos fabricantes em resposta a esses ataques sejam realizadas”, os serviços serão restabelecidos. Até às 8h30 da manhã desta sábado, 13, o sistema ainda estava fora do ar.

Já o TJ/SC avisou os jurisdicionados que, em face do ataque cibernético que está em andamento em escala mundial, a Diretoria de Tecnologia da Informação determinou, por medida de prevenção, o bloqueio temporário do recebimento de e-mails externos ao Poder Judiciário Catarinense para garantir a integridade da rede e a segurança das informações.

Neste sentido, alerta-se aos usuários a terem o máximo cuidado ao abrir anexos de e-mails desconhecidos ou baixar arquivos da rede externa e notifiquem aos TSI e à DTI sobre quaisquer fragilidades ou ameaças, ocorridas ou suspeitas, na segurança dos computadores, sistemas ou informações.”

O ataque não se restringiu aos Tribunais de Justiça: o MP/SP também teve máquinas infectadas (alguns computadores da Promotoria de São José do Rio Preto). Também aqui o parquet, por prevenção, desligou a rede de computadores.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025