Migalhas Quentes

STJ: Noronha propõe que orçamento do Tribunal seja aprovado com antecedência

Sugestão veio após presidente Laurita trazer a proposta orçamentária, já enviada ao Executivo, para referendo dos colegas.

16/8/2017

O ministro João Otávio de Noronha propôs nesta quarta-feira, 16, que a Corte Especial do STJ tenha a chance de analisar e aprovar com antecedência a proposta orçamentária do Tribunal.

A sugestão do atual corregedor nacional de Justiça surgiu após a presidente, ministra Laurita Vaz, trazer para a Corte, ad referendum, a proposta orçamentária para 2018, que já foi enviada ao Executivo.

A ministra chegou a enviar a proposta na semana passada para os colegas, mas também o remeteu conforme a previsão legal para atender ao prazo de que dispunha.

O ministro Noronha, então, afirmou que chegou a estudar a proposta, mas uma vez que já foi remetida, “não podemos mudar”. “Tinha algumas sugestões, mas tudo ficou prejudicado. No futuro, que chegue antes e não fizéssemos ad referendum. Fiquei estudando, mas se já mandou, vou aprovar.”

Em resposta, a presidente lembrou que tinha prazo a cumprir e que “há muito tempo nenhum presidente encaminhava aos pares”. O ministro Noronha então insistiu:

Tudo bem, vamos esquecer, V. Exa. merece toda nossa confiança, eu apoio, mas no futuro podemos acertar que a principal peça de gestão do Tribunal seja mais participativa. É a chance que o colegiado tem de trabalhar colaborando com subsídios para gestão do Tribunal do orçamento. É uma observação propositiva.”

A ministra Laurita agradeceu a confiança na gestão. Por sua vez, o ministro Humberto Martins foi em apoio da presidente, dizendo que embora também tenha recebido a proposta na semana passada, “evidentemente sempre estou em contato com a presidente” e “estaria comungando porque participei ativamente da proposta”.

Após, a Corte Especial, em decisão unânime, referendou a proposta orçamentária para 2018.


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024