Migalhas Quentes

MP questiona na Justiça aumento nos planos de saúde "antigos" autorizado pela ANS

X

13/7/2006

 

Reajuste

 

MP questiona na Justiça aumento nos planos de saúde "antigos" autorizado pela ANS

 

A Promotoria de Justiça do Consumidor pediu na Justiça a suspensão do aumento de 11,57% autorizado pela Agência Nacional de Saúde para os planos “antigos” (anteriores à vigência da lei 9.656/98) das seguradoras de saúde Bradesco, Sul América e Itauseg. O MP pleiteia que o reajuste para esses planos seja de 8,89%.

 

Segundo a Promotora de Justiça Deborah Pierri, o aumento concedido pela ANS desrespeita as decisões judiciais dos processos em curso. “Desde 2004, as três operadoras litigam com o MP. As decisões da Justiça nos três processos suspendem as cláusulas contratuais que unilateralmente fixavam os reajustes seguindo a Variação do Custo Médico Hospitalar. A ANS não poderia ter autorizado os aumentos”, afirma.

 

As três petições, protocoladas no dia 10/7, foram dirigidas aos juízes da 22ª Vara Cível da Capital (responsável pelo processo contra o Bradesco), 28ª Vara Cível da Capital (responsável pelo processo contra a Sul América) e ao desembargador Silvério Ribeiro, da 5ª Câmara de Direito Privado do TJ/SP (relator do recurso relativo ao Itauseg).

 

“A Promotoria do Consumidor aguarda uma decisão favorável para impedir que os consumidores beneficiados pela Justiça não sejam prejudicados pela autorização unilateral da ANS”, diz a Promotora de Justiça.

___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025