Migalhas Quentes

Resultado do sorteio de obra "Livro dos Sonetos"

27/7/2006


Sorteio de Obra


Migalhas sorteou três exemplares do "Livro dos Sonetos" (Edições Inteligentes, 216 p.), escrito por Paulo Bomfim, gentilmente oferecido pela Amaral Gurgel Editorial S.R.L., Madrid. Confira os ganhadores abaixo:


Esta é a quinta vez que tenho a oportunidade de falar sobre Paulo Bomfim. Ou tentar. O sentimento resultante é de inutilidade. E redundância. Ele fala por si, por nós, por todos os seres e coisas. Uma vez me pareceu que o havia alcançado ao compará-lo a um guepardo disparado pelas savanas do infinito. Mas esse acerto riu da sua própria beleza?

Então me pareceu que ele seria antes um Pégaso capaz de nos acolher entre suas asas para transportar-nos a regiões onde se acha o mais belo e melhor de nós próprios. Ao passado que acreditamos perdido, ao presente que nos foge, ao futuro que não esperávamos alcançar.


Tudo isso são, porém, hipérboles desnecessárias. Assim, repito o que falei na quarta vez. Um poeta dispensa mestres-salas. Para se alcançar Paulo Bomfim basta mergulhar nos poemas que ele nos oferece. Nenhum poeta está mais próximos de nós, daquilo que temos de melhor e mais belo. Ele é um biógrafo completo e erudito de nossas sensações, de nossas emoções, de nossos sentimentos, de nossos sonhos.

Não são seus versos que nos falam, não é Bomfim que nos fala nos seus versos. Somos nós própriosque nos achamos em seus poemas. Levados pelo embalo feiticeiro de sua poesia, de repente somos arrebatados e convertidos em sósias de outros Paulos-Bomfins, os Paulos-Bomfins a que aspiramos, os Paulos-Bomfins que não somos, mas que nos seus poemas nos encontramos realizados. Esse poder de mimese que ele nos confere vem de que ele tem um coração universal.


Desisto, pela quinta vez. Por que interpor uma interpretação quando o original está a nosso alcance? O Príncipe de nossos poetas aguarda de braços e coração abertos seu encontro conosco. O guepardo com suas asas de Pégaso nos levará a uma voltátil disparada pelo seu próprio infinito.


Benedicto Ferri de Barros
_________________

Ganhadores:

Marta Lucia Schaffer, de Concórdia/SC

Rogerio Mollica, de São Paulo/SP

Elena Lima, de Bom Jesus/RS


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025