Migalhas Quentes

Trancada ação penal contra advogado acusado de estelionato por fraude em DPVAT

6ª turma do STJ entendeu não existir justa causa para ação penal.

20/4/2018

Por falta de justa causa, a 6ª turma do STJ trancou nesta quinta-feira ação penal em relação a um advogado que respondia pela prática do crime de estelionato majorado (art. 171, § 3º, c/c os arts. 29 e 61, II, "a", todos do CP), por envolvimento em pagamentos fraudulentos envolvendo o Seguro DPVAT.

O HC no STJ foi impetrado pela OAB/MG. A seccional sustenta que a narrativa dos fatos na denúncia não estabelece o dolo ou o alegado concurso do paciente em relação ao crime. Para tanto, afirma que a exordial acusatória "utiliza-se de apenas um parágrafo" para delimitar e justificar a "participação" do advogado, se resumindo ao fato de que teria aviado petição perante o juízo a fim de obter acordo a favorecer vítima de acidente no valor complementar de R$ 2.301,75. Fato este que, segundo a Ordem, "por si só, não permite a conclusão de que o paciente tenha atuado com intuito de fraudar o Seguro DPVAT e/ou obter qualquer vantagem indevida, muito menos que tinha conhecimento de que tal conduta tenha sido praticada por alguém para alcançar qualquer desiderato da espécie".

A seccional acentuou que não havia assinatura do paciente na referida petição e que o requerimento de publicação no nome do paciente, sem a prática de qualquer outro ato nos autos ou demais elementos de prova, não são suficientes para formar a convicção de que tinha conhecimento de estar envolvido em uma prática delitiva.

Em novembro do ano passado, o ministro Rogério Schietti Cruz já havia deferido liminar suspendendo a tramitação da ação penal até que o mérito fosse analisado.

De acordo com ministro, a conduta prevista no art. 171, § 3º, do CP, imputada ao advogado, exige a demonstração do elemento subjetivo para sua caracterização, uma vez que o referido tipo penal não admite forma culposa.

Para ele, a denúncia não narrou indícios mínimos de autoria a configurar o fato típico previsto no mencionado dispositivo legal, pois mostra-se imprescindível a demonstração, do vínculo entre a posição do agente e o crime imputado, de forma a propiciar o conhecimento da acusação e o exercício da ampla defesa.

Na sessão desta quinta-feira, o colegiado acompanhou o relator no sentido de que não havia justa causa para relação penal em relação ao advogado.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024