Migalhas Quentes

Cervejaria indenizará funcionária por não efetivar aumento salarial prometido

Funcionária recebeu comunicado informando sobre aumento, mas não foi beneficiada.

5/5/2018

Uma cervejaria foi condenada por não efetivar aumento salarial prometido à funcionária. O juiz do Trabalho Murillo Franco Camargo, da 2ª vara de Pouso Alegre/MG, determinou que a empresa indenize em R$ 5 mil a trabalhadora, por danos morais, e pague as diferenças salariais decorrentes, com os reflexos devidos.

A funcionária recebeu um comunicado oficial da cervejaria, informando que ela receberia aumento salarial. Como o acréscimo não foi efetivado, a trabalhadora ajuizou ação contra a empresa.

Ao analisar o caso, o magistrado entendeu que a conduta da reclamada causou sofrimento, abalo, desespero e preocupações à obreira, que poderia ter "feito contas" imaginando que seu salário seria aumentado.

"É importante considerar que o ser humano é um sujeito de expectativas. Todos são submetidos diariamente a diversas e complexas relações que, por muitas vezes, geram expectativas, isto é, projetam-se sonhos, desejos e vontades e espera-se que eles se realizem."

O julgador salientou também que, além de tentar reparar a dor e frustração da trabalhadora, a indenização visa cumprir a finalidade pedagógica de evitar que a cervejaria volte a cometer a mesma conduta.

Após a decisão, foram apresentados embargos de declaração, ainda pendentes de julgamento.

Veja a íntegra da sentença.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025